A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Como foi comprar meu primeiro console

26

Alguns aqui já devem ter lido o artigo “Como The Legend of Zelda salvou meu ensino médio”. Nele, comento que ganhei um Nintendo DS em 2012 e que, em 2013, eu havia conseguido uma bolsa do CNPq para um projeto na UNIFAL (Universidade federal de Alfenas) e que tinha uma renda de 160 reais por mês. Ainda cito que foi em 2013 que comprei o meu primeiro Nintendo 3DS. É disso que vou falar neste artigo.

Era julho de 2013, e eu estava muito a fim de ter um Nintendo 3DS, mas o fato é que, apesar de ter aquela bolsa do CNPq, eu teria que juntar dinheiro por muito tempo para comprar um 3DS (apesar de eu querer um XL), já que a primeiro versão do portátil na época era 1100 reais e o modelo XL era 1500 reais. Até mesmo os usados eram muito caros, sendo que achei o mais barato por 700 reais na Internet, o que acabou me desanimando.

A magia de uma antiga loja de games

Na minha cidade, Poços de Caldas – MG, há uma loja de games que um dia já foi o símbolo dos gamers da cidade. A Star Games, o nome dessa loja, brilhava durante os anos 90 e começo dos anos 2000, magia essa que se perdeu após a chegada do Wii, PS3 e Xbox 360. Era lá que eu e meu irmão alugávamos controles, fitas do Super Nintendo e jogos do Nintendo GameCube durante toda nossa infância, apesar de até hoje frequentar a loja.

Em 2013, eu tinha o contato com o dono da loja via Facebook e postei num grupo de Nintendo da cidade que procurava um 3DS para compra por um preço baixo; estava disposto a comprar até um com defeito. Foi então que ele me chamou no chat e me ofereceu um Nintendo 3DS Cosmo Black com caixa completo e muito bem conservado, praticamente sem riscos na carcaça e sem riscos na tela. Eu já tinha desanimado, eu tinha 300 reais apenas na época, mas ainda assim perguntei o preço. Ele estava disposto a ser desfazer do 3DS (já que ele já tinha pegado um XL) por apenas 350 reais, um preço baixíssimo para época, até mesmo um usado. O 3DS até brilhava, e eu surtei: aceitei mesmo não tendo todo o dinheiro. Combinamos de eu pegar o console no dia seguinte, e foi aí que começaram meus problemas.

Como dar sorte e conseguir dinheiro

Nunca se decida a comprar um console antes de dormir, principalmente se você for pegá-lo no dia seguinte. Eu simplesmente não dormi, eu virava para um lado para o outro, virava travesseiro, contava carneirinhos, ia ver Youtube, e o sono não batia e nem o tempo passava. “Acordando” pela manhã, fui até meu pai pedir 50 reais emprestado e jurei que pagava no mês seguinte e levei um não de volta pro quarto. Pedi ao meu irmão, mas ele estava numa situação pior do que eu. O desespero bateu, já tava achando que não ia mais ter o console e que a chance estava escapando das minhas mãos.

Eu já joguei muito Point Blank na vida (MMOFPS da Ongame), e minha conta tinha vários itens de eventos sem uso e até Cash que consegui sem pagar 1 centavo, fora que era um level muito alto também. Tive a brilhante ideia de anunciar a conta para venda em um grupo de Point Blank no Facebook. Esperei 2 horas até uma resposta e, por sorte, o primeiro que apareceu comprou a conta e, mais sorte ainda, é que ele fez a transferência na hora.

Saí de casa catando cavaco, corri para o ponto de ônibus e foi a espera de ônibus mais demorada da minha vida. Ele sempre passa a cada 25 minutos, mas não nesse dia, quando ele demorou uma hora e meia. Eu já estava angustiado, uma hora atrasado pra chegar na loja e ainda tinha que passar no banco, mas enfim tinha chegado. Eu achava que estava atrasado, mas ainda tive que esperar cerca de 40 minutos até ele chegar.

Eu testei o console, gostei e levei pra casa. É aqui que termina a história, só que não. Eu já estava sem passagens de ônibus e combinei de encontrar meu pai num bairro da cidade chamado Cerrote, que é um bairro bem perigoso da cidade. Eu com meu recém comprado 3DS na mochila num bairro onde acontecem muitos assaltos, o que poderia dar errado?

Foi um dos momentos mais desesperadores da minha vida, parecia que estava na minha cara que eu tava com uma coisa que não queria perder de jeito nenhum, e todo ser que eu passava perto ficava me olhando. Porém, no fim, deu tudo certo; o 3DS está a salvo até hoje, só que meu irmão comprou de mim e atualmente possuo um Nintendo 3DS XL Dream Team Edition.

Mas quando cheguei em casa:

Revisado por Rodolfo R.

Deixe uma resposta

26 Comentários
  1. Mr.M Diz

    Meu primeiro console foi um Master System mas o que eu efetivamente comprei com meu dinheiro foi o inesquecível PlayStation 2. Comprei por telefone no DirectShop (site que acho que nem existe mais) e dividi no cheque emprestado de minha mãe em 18X e fui dando o dinheiro a ela que recebia do meu pagamento. Eu consegui comprar em Novembro de 2001 (um ano após ter sido lançado no EUA) e durante a ligação a moça me disse que não viria com jogo. Eu achei estranho pois todos os meus outros consoles vinham com pelo menos um jogo. E pedi que ela me dissesse os games que tinha para incluir no pacote e quando ela disse Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty eu quase pirei. Ele acabara de ser lançado naquele mês e eu nem sabia e ela inclusive disse que era “Super Lançamento” kkk. Incluí ainda um memory card pois ela me alertou que não poderia salvar a aventura sem um desses. A espera foi longa. Vários dias sem dormir e não tinha código de rastreio como hoje em dia. O rapaz da transportadora levou ao meu trabalho e lá eu dei os 18 cheques pré-datados e recebi aquela caixa MÁGICA! Absolutamente absurdo aquele console. Eu fiquei com ele por 5 anos bloqueado só comprando games originais. Todos a minha volta tinham o desbloqueio mas eu não ligava. Tenho varios jogos até hoje mas o console já não tenho mais pois 6 anos depois vendi ele para um colega e inteirei mais alguma coisa e comprei outro PS2 slim. Esse já veio desbloqueado mas com um chip pirata. Eu fui a uma cidade perto da minha e instalei um Chip Original Matrix nele. Comprei ele no natal de 2007 e ele pega qualquer jogo de primeira até hoje. O curioso é que meu console antigo queimou 1 semana depois de vendido. Sorte a minha!!

  2. MSCarvalho Diz

    Ótima história, hahaha. Comprar o próprio console é muito bom, a primeira vez que comprei um com meu dinheiro foi um Nintendo DS Lite em 2007. Postei em alguma comunidade no ORKUT que procurava um e pagava até 500 reais. Pra minha sorte, um cara da minha cidade tinha um a venda, e já com 6 jogos pra vender. Quando ele foi me entregar é que vi o detalhe: era o modelo rosa. Peguei mesmo assim, e me rendeu muito até 2013, quando comprei meu 3DS XL.

    Espero ver mais artigos desse tipo, muito legal, e parabéns!

  3. Deathtralp Diz

    Meu primeiro console q comprei com o meu dinheiro foi um Nintendo DS em 2005. Comprei com dois jogos: Super Mario 64 DS e Castlevania Dawn of Sorrow. Peguei meu DS principalmente por causa desse último game, já q tinha jogado a versão anterior no GBA: Castlevania Aria of Sorrow!!!! Bons tempos aqueles…….

  4. denis_timao Diz

    Muito legal o artigo, meu primeiro console foi um SNES que ganhei em janeiro de 1997 no dia do meu aniversário, o console veio com Super Mario World e Super Mario Kart, foi um dos melhores dias da minha vida!

  5. Gamer Luxúria Diz

    Meu primeiro foi o Mega Drive lá da década de 90, presente de aniversario. Mas a porta de entrada para o mundo dos games foi o fliperama.

  6. alexandre.lima Diz

    “Eu já estava sem passagens de ônibus e combinei de encontrar meu pai num bairro da cidade chamado Cerrote, que é um bairro bem perigoso da cidade”.

    É, meio que o nome não ajuda né? Kk
    Mas gostei do artigo, realmente tem acontecimentos como este que nos deixam nos cacos na hora, mas depois rendem uma história dessas pra compartilhar. Hoje o único console que comprei foi junto com o meu irmão (o Switch), mas lembro até hoje do dia que cheguei em casa e fizeram surpresa, quando compraram o 3DS (Aqua Blue) lá em meados de 2012. São momentos memoráveis como estes que me fazem gostar ainda mais desse universo dos games.

  7. Dr.K Diz

    Caraio… Eu nem sou tão velho assim.
    Meu primeiro console foi um Atari 2600 daqueles com 200 jogos na memória.
    Até o final dos anos noventa me virava com um Dynavision 4 (Nes Clone), e jogatina de SNES nos amigos. Como eu era o único com uma tv 34′ a galera levava os consoles lá em casa. Na época, tv 29′ era luxo. Imagina 34′!!! Mas vivia passando vontade por culpa da minha mãe que odiava videogame. Imagina! Um Dynavision 4 plugado naquela baita TV!!! Sacrilégio!!! Se não fosse pela parceria…
    Além disso, o meu melhor amigo tinha um N64. Então dava um jeito pra sempre jogar.
    Nos início dos anos 2000 era nas locadoras nos finais de semana que eu me virava. Vivia alugando Play 2 com os amigos pra fazer campeonato de WE/PES. Nessa época eu tinha um PC competente pra jogar, ers viciado em jogos de estratégia.
    Em 2006 comprei um Dreamcast usado (pirateei até o talo) e um Notebook parrudo com Card gráfico. Paguei 3 mil no bicho na época.
    2009 ou 2010 comprei o Wii (melhor console que tive). 2014 o Xb360 (ambos bloqueados na compra) e comprava todo jogo que entrava em promoção por menos de 30 reais. E em 2016 adquiri o XBO.

  8. Will Garcia Diz

    Meu primeiro console que eu comprei com meu próprio dinheiro foi um Nintendo 3DS Aqua Blue, comprei usado de um vendedor aqui de Belo Horizonte se não me engano a loja chamava Topa Tudo Games, esse mesmo 3DS tinha visto em um estande em um evento de animes meses antes mas estava sem grana. Um ano depois trabalhando e recebendo mais pude comprar o primeiro console zerado da minha vida, um 3DS XL isso em 2014, a sensação de ir a loja de jogos (BH Games) pegar um console na caixa e compra-lo foi muito boa, esse 3DS XL foi meu grande amigo por anos até semana passada onde levou um tombo fata e a tela de cima se foi, felizmente hoje ainda trabalho e pude comprar de imediato um novo, agora um New Nintendo 3DS XL que deve chegar amanhã. Sinceramente sou apaixonado com esse vídeo game.

  9. Moonie Diz

    Meu primeiro console foi um Polystation, isso mesmo, um Polystation e por incrivel que pareça não me sinto mal por ter ganhado um, eu era uma criança dos anos 2000… convenhamos que dificilmente eu iria conhecer jogos dos anos 80 e tals, mas graças ao Polystation eu conheci franquias como Contra, Kirby, Super Mario, MegaMan e muitas outras e acabei tendo interesse em tais jogos ( tanto que meu segundo console acabou por ser um Super Nintendo em 2004 ) eu passei ótimos momentos com o Polystation e por mais que seja um FamiClone fajuto é graças a ele que eu me tornei o gamer que sou hoje e obtive carinho pelos jogos retros.

  10. Jose_Paulo Diz

    Bolsa CNPq + R.U. da UFAM me ajudaram a comprar meu primeiro 3DS que, após anos, vendi para comprar um 3DS Xl usado, porém, novinho

  11. Michael Diz

    Curioso. Parece que geral aqui do site é muito jovem. Então vai minha história de coroa.
    Em 91, ganhei um Nes da minha mãe. Isso depois de chorar muito, pq altos amigos meus tinham Atari/Daktar.
    Joguei um bocado do Nes, até consegui uma locadora perto da casa do meu tio que alugava cartucho 72pinos.
    Mas logo em 93, consegui fazer uns bicos na loja do meu avô todos os fins de semana, e comprei um Master System novo. Mesmo sendo Nintendista roxo hoje em dia, até o fim dos anos 90, comprei todos consoles da Nintendo e Sega que podia, mas sempre preferia os da Sega. Bons tempos.

    1. Niooor Diz

      com que idade fez os bicos no seu avô?

      1. Michael Diz

        8!

  12. Niooor Diz

    primeiro console que comprei foi o nintendo DS cobalt, em 2008 acho (inclusive foi quando fiz meu primeiro cadastro aqui, e lembrei de algumas pessoas da época com ajuda do Killua), comprei pelo mercado livre parcelando em 9 vezes salvo engano, foi uns 700 conto e o cara morava no CHEIRO-DO-QUEIJO

    depois comprei um wii, um xbox 360 (que pouco tempo depois descobri que era de uma placa ruim e fui na loja trocar no ps3), dois 3ds, o primeiro, aqua blue, por 400 reais com mais ou menos uns 3 meses depois do lançamento, mas que depois precisei vender e me deram um calote, e em 2014 ou 15, não lembro, o que tenho até hoje, vermelho, que comprei por 250 reais de um colega do trabalho, e por fim o ps4

  13. Dio Diz

    Quando comprei meu Ds Lite prateado (1º que comprei com o meu dinheiro), comprei com a proposta de jogar fora de casa, nos intervalos que apareciam durante o dia, pois no período só parava em casa para dormir. Mas ainda andava de ônibus e cada trajeto era um frio na barriga, principalmente quando voltava tarde da noite. Nunca me aconteceu nada, mas essa sensação ” parecia que estava na minha cara que eu tava com uma coisa que não queria perder de jeito nenhum, e todo ser que eu passava perto ficava me olhando” era diária =P

  14. seu_amiibo Diz

    o primeiro que eu comprei foi um dsi usado. também com ajuda de uma bolsa cnpq juntada centavo por centavo e também economizando na comida. Comi muito miojo pra poder ter o meu DS. Antes dele, faziam 3 anos que eu nao tinha nenhum videogame, mas me apaixonei pelo anuncio de pokemon platinum e juntei tudo pra comprar.

  15. Escroticeiloveyou Diz

    Sofro com a poc colocando o vídeo do gordinho e do Clube das Winx!!! XD
    Comprei meu primeiro console em 2011 quando estava no último ano do ensino médio e já trabalhava em meu primeiro emprego, ainda em novembro. Foi um DS Lite refurbished de Zelda dourado lindo, na época que Zelda pegava 2 lugar no meu coração antes de no mesmo ano perder o posto pra Mother e Pikmin. Paguei 250 com um R4, 4 meses depois doei o R4 e comprei um Acekard. Em 2013 peguei um DSTwo e mantenho ambos para jogar coisas traduzidas por fãs como o NiNoKuni DS <3.
    Depois do primeiro, compro 1 portátil novo por ano, às vezes 2. Atualmente tenho apenas 3 3ds e 2 DS.
    Contudo, o que mais fiquei realizado foi o Cubão, esse sim me fez derramar chororô e não apenas umas lagriminhas. Em ambos consoles eu não conseguia dormir, mas no DS eu estava afoito, no Cube Eu ficava dormindo o dia todo triste pela espera @[email protected]
    Ambos consoles minha família ficou feliz por mim. Minha mãe inclusive ficou emocionada pq sempre quis mas nunca pode me dar. Quando fui jogar Sunshine a bichinha até chorou.
    Hoje ela faz cara feia sempre que ouve o correio chegar, normalmente entre os dias 13 e 18 do mes :l

  16. Penner Diz

    hauhauhau, boa história e é bom conhecer um fellow de Pó di Carda

    1. Bocci Diz

      Opa! É nois

  17. Alê_Nintendo Diz

    Cada console comprado uma história… ainda mais consoles Nintendo, ou quando oficialmente lançados aqui muito caros, ou quando não a dificuldade de se encontrar em mercados populares, fora as vezes que se encontrava uma boa alma pra trazer de fora, mas que tb era um sufoco. Mas no fim, todos valeram a pena.

  18. daniel neix Diz

    O 3DS foi meu primeiro console comprado com meu próprio dinheiro, wii nao valeu kkk mamae ajudou.

    E foi incrivel, fiquei tão fissurado que vim configurando ele dentro do Trenzão kkk depois disso já foram: mais 2x 3DS, 1x wiiu, 1x PS3, 2x PS4, 2x VITA, 1x Switch.

  19. marcelinks Diz

    Hahahhahaha muito bom.

    “Nunca se decida a comprar um console antes de dormir, principalmente se você for pegá-lo no dia seguinte”, pior coisa do mundo, lembro quando comprei meu Xbox One pela internet, era uma agonia que parecia porque parecia que ele não ia chegar nunca.

    O primeiro console que eu comprei foi o Game Cube em 2004, trabalhei um período no fim do ano para o meu pai e ele me pagava uma grana, ajuntei e consegui comprar ele, lembro que no dia que fui comprar tive que esperar a dona da loja ir em outra filial em uma cidade próxima para pegar o console, fique esperando 2 horas, mas pelo menos enquanto esperava ela deixou eu jogar o GC que ela tinha na loja dela de graça hahaha.

  20. Moon Presence Diz

    Ótimo artigo, mas eu fiquei muito triste com o vídeo no final, eu sou obeso e esse tipo de humor me deixa muito constrangido, esse tipo de piada só reforça a gordofobia em nossa sociedade preconceituosa e fria.

    1. Necrohunter (Felipe Lima) Diz

      Moon quem não conhece que te compre HSUAHSUAHUSA

  21. Angeldropper Diz

    Kkkkk. MInha história com meu primeiro videogame é de fazer chorar.

  22. edixus Diz

    hahahahhahahahahahahahaha eu ri com a dança. Não tive aventuras com meu primeiro console que eu comprei, que por sinal, foi um DS Lite da cor vinho(não lembro o nome da cor). Está aqui em casa até hoje e muito bem conservado. Acho que o comprei em 2011. Depois desse teve mais alguns consoles e eu também passo mal no dia anterior antes de comprar, é uma agonia sem fim até chegar em casa e ligar.