A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise: 20XX

0

20XX é um jogo de plataforma 2D com vários elementos de Mega Man, Mega Man X e Mega Man Zero lançado previamente para PCs e que agora chega ao Nintendo Switch. Foi desenvolvido e distribuído pela Batterystaple Games.

20XX é um game inteiramente baseado em Mega Man, a começar pelo seu nome e pela intro do jogo, que lembra muito Mega Man 2, que na opinião de vários fãs é o melhor Mega Man clássico lançado. 20XX ainda utiliza uma engine procedural, ou seja, o jogo não tem fim e os níveis que você joga são formados aleatoriamente pela máquina.

Os gráficos são muito bem animados e lembram muito Mega Man X/Mega Man Zero, dando destaque claro para as animações de NPCs e do próprio protagonista.  A trilha sonora também não é repleta de músicas, não quer dizer que seja ruim, mas uma variedade maior de músicas poderia deixar o jogo menos repetitivo. Repetitividade não é um problema nas primeiras horas de jogo, sendo difícil um nível repetir coisas, mas uma hora vai acabar acontecendo, fazendo assim o jogo ficar repetitivo depois de mais algumas horas jogando. O game ser procedural não é exatamente um problema, porém isso pode fazer com que jogadores muito bem equipados percam a objetividade no jogo.

A jogabilidade pode alternar também de acordo com o personagem controlado, assim, podemos ter uma mesclagem de Mega Man clássico com X ou simplesmente ter uma espada e lembrar muito a jogabilidade com Zero. É tudo muito fluido e preciso, aqui não há desculpas para “Mas eu pulei” ou algo do tipo. Mortes vão acontecer e com muita frequência, 20XX está longe de ser um jogo fácil, e chega a enganar se julgar pelo seu estilo artístico. No fim de cada nível completado, enfrentamos um Boss e ao derrotá-lo podemos escolher uma de 3 recompensas e assim dar um upgrade no seu personagem.

O que realmente decepciona no jogo não é nem a questão de repetitividade após certo tempo de jogo e nem a falta de uma variedade maior nas músicas e sim a não existência de uma história, pois o que temos é uma esquete para servir de fundo na temática do game. Um verdadeiro desperdício de um personagem que tem tudo para ser tão carismático quanto Mega Man ou Zero.

80%
Ótimo

Se você gosta de qualquer jogo de uma das séries mais amadas da CAPCOM, 20XX é um game muito indicado. Uma aventura procedural que tem seus defeitos, mas se sobressai com suas qualidades. Jogabilidade muito fluida e praticamente “sem fim”. Mesmo com certa repetitividade após certo tempo, o que realmente peca nesse jogo é a falta de uma história, mesmo que bem simples como os Mega Man’s clássicos.

  • Final
O jogo foi gentilmente concedido pela Batterystaple Games para esta análise.
(The game was kindly granted by Batterystaple Games for this review.)

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Ser notificado por