A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise Especial: Super Mario Maker 2

3
Esta análise foi escrita em parceria com o colaborador Rodrigo Coelho, do canal Coelho no Japão, com cópia para análise gentilmente disponibilizada pela Nintendo.
Você pode ver a análise em versão de video clicando abaixo.


Super Mario Maker 2 é um jogo que cria um balanço perfeito entre o novo e o nostálgico. Você tem a possibilidade de experimentar e ver em Full HD todos aqueles jogos de Mario antigos que fizeram parte da sua infância. Mas eles estão além do que você lembrava. Estão ao mesmo tempo familiares e novos, empolgantes de novo pois estão lotados de fases repaginadas para adicionar novos elementos, mecânicas e temas que não existiam nos games originais.

Tela de título em Super Mario Maker 2
Tela de título em Super Mario Maker 2

O jogo já se inicia com o simpático estilo visual de Super Mario World para super Nintendo, com alguns personagens interagindo com o logo de Super Mario Maker 2 na tela de loading. Logo em seguida transiciona para a tela de título, que assim como em Mario Maker 1, permite que você controle o Mario em uma fase que serve também como modelo e inspiração para você criar as suas próprias.

É genial, logo na tela de título você já tem um gosto do que é o Make and Play, “fazer e jogar”, que tornam este jogo tão especial.

 

Diferentemente de Mario Maker 1, não tem como você editar as fases que você baixa online de outros jogadores, mas a cada vez que você inicia o jogo, aleatoriamente uma nova fase é gerada na tela de start, e essas sim você pode usar como ponto de partida para suas criações originais se precisar.

Um detalhe legal é que cada fase aleatória q aparece na tela de start tem sua própria versão do tema de Super Mario Maker 2 tocado no estilo de música daquele Mario, incluindo temas subaquáticos, e isso cria um efeito super legal.

Super Mario Maker 2 - Tela de apertar start
Super Mario Maker 2 – Tela de apertar start

O jogo se encontra todo em inglês, e diferente de New Super Mario Bros U no Nintendo Switch que está traduzido para o português, nossa língua está ausente em Super Mario Maker 2. Você pode jogar, no entanto, em espanhol se não souber ler inglês. O jogo se encontra nas línguas  Espanhol, Russo, Coreano, Japonês, Italiano, Alemão, Francês, Inglês Holandês e Chinês.

 

Se você não entende inglês, eu recomendo trocar para Espanhol por um motivo simples: Os tutoriais são muito úteis neste jogo.

 

Os tutoriais são geniais

A própria tela de tutorial já é um entretenimento em si!

Sim são muitas falas e diálogos, o que pode ser entediante para alguns, mas estes são engraçados, espirituosos e realmente te ensinam conceitos de game design.

Claro, primeiramente o tutorial vai te ensinar os controles, falar sobre o Course Maker (modo de criativo), os objetos que você pode utilizar e tudo mais.

Super Mario Maker 2 - Tutoriais
Super Mario Maker 2 – Tutoriais

Mas após isso passar, o jogo te dá praticamente um completo curso básico de level design.

Existem 3 modalidades incluindo médio e avançado para aos poucos você ir aprendendo desde como usar os itens de forma criativa, até conceitos realmente de game design.

Tudo isso completo com videos, exemplos e exercícios em primeira mão que você pode fazer por conta própria.

 

No Mario Maker 1, o jogador tinha acesso a um manual extenso com artes para inspirar os jogadores. Já em Mario Maker 2, eles deixam isso de lado e de fato te ensinam como se inspirar, testar suas fases e tudo mais.

Tudo isso é importante pois para todos nós que vamos jogar as fases, certamente vamos jogar fases melhores do que a média que tínhamos em Super Mario Maker 1 graças à este novo sistema mais eficiente de tutoriais.

 

Um detalhe interessante é que se você estiver jogando com o Nintendo Switch conectado na dock, o tutorial na maior parte não te deixa selecionar a tela arrastando o cursor, mas sim usando os botões do controle para que o jogador já possa ir se acostumando com os atalhos, que futuramente acabam se provando muito úteis.

Normalmente tutoriais são uma parte chata de qualquer game, mas o bom humor utilizado aqui mantém o aprendizado sempre interessante, com os personagens “zoando” uns aos outros com piadas do tipo:

 “parabéns, você estragou tudo” quando o jogador apaga os objetos da tela com o foguete de reset.

Congratulations, you ruined everything
Congratulations, you ruined everything

Aliás, em Super Mario Maker 2 os personagens estão muito mais exibidos e com personalidades interessantes. O jogo deixou de ser apenas uma lista de fases infinitas, para se tornar um game com bem mais apelo emocional que deixa a experiência muito mais polida e divertida.

E uma das principais coisas que provam isso, é que agora temos de fato uma historinha!

 

O modo história é uma inovação na série

O Story Mode é bem engraçado.

Na história eles têm de reconstruir o castelo pois o cachorro de desfazer (o Undo Dog) fez besteira e deletou tudo.

Mas a zoeira não para por aí. Por diversos momentos vemos o Toad, por exemplo, tirando com a cara do Mario, abusando de sua boa vontade quando diz: 

– Nossa Mario, me deixa muito mais aliviado saber que você vá pagar pelo projeto todo sozinho!

E cenas como a da borracha, coitada, que se sacrifica para abrir novos caminhos para você, deletando objetos na tela que bloqueiam sua exploração do pequeno mapa do modo história.

Super Mario Maker 2 Story Mode - Borracha
Super Mario Maker 2 Story Mode – Borracha

No Story Mode, o objetivo é cumprir missões – vulgo passar de fases – para ganhar moedas e pagar pela reconstrução do castelo.

Cada missão te garante uma quantia de dinheiro somada à quantidade de moedas que você conseguiu coletar na fase. E este fato nesse contexto é super importante!

Normalmente coletar moedas em jogos do Mario não significa nada além de ganhar uma vida, mas nas fases do modo história de Super Mario Maker 2, te dá vontade de jogar melhor para conseguir pegar tudo e ganhar mais.

Acima de tudo, você aproveita melhor o jogo ajustando o desafio de cada fase para a dificuldade que você bem entender, já que pegar todas as moedas sempre é mais difícil.

 

Outra coisa legal, é que esse modo história é bem diferente das campanhas nos jogos de Mario normais. Você vai ver tipos de desafios que nunca veria em um Mario comum, e até mesmo fases mais difíceis! Tudo muito criativo.

Você pode falhar também! E é aí que as vidas entram em jogo.

Em mario Maker 1, as vidas não faziam tanto sentido, mas com a adição do modo história em Mario Maker 2, passam a fazer.

Morreu mais do que a quantidade permitida?  Perca suas moedas e volte do início!

Morrendo muito? Edite e tente novamente
Morrendo muito? Edite e tente novamente

Para ajustar a dificuldade aos jogadores menos experientes, quando você falha muitas vezes em uma fase, o jogo abre uma opção bem interessante: Você pode editar as fases das missões para adicionar blocos e power-ups que podem te ajudar a confluir a fase, como por exemplo colocar uma estrela em um lugar onde você esteja morrendo muito, ou um bloco para servir de escada em uma área onde você não esteja conseguindo acessar.

Se for para dar um veredito para o modo história deste jogo, eu diria que ele é muito divertido, tem fases muito boas e criativas, mas não valeria o game sozinho pelo preço cheio de 60 dólares, se fosse um jogo solo.

 

Senti falta das fases “criadas pelos personagens da Nintendo” como havia em Mario Maker 1. Naquele jogo, desde o início você poderia jogar as fases temáticas do Bowser, por exemplo, que eram super difíceis e recompensantes. Mas aqui, temos que ir em sequência no modo história começando pelas fases fáceis até chegar nas difíceis.

No entanto, nenhuma fase chega naquele nível de dificuldade, pois os criadores do game tiveram que nivelar a dificuldade um pouco por baixo, para que todos os jogadores consigam terminar o game.

 

Mesmo assim, o modo história em Super Mario Maker 2 é uma enorme evolução comparada ao que tínhamos antes. Agora você sente uma sensação de progressão e empolgação para usar suas moedas e concluir a reconstrução do castelo, abrir novos itens e comprar roupas para seu Mii (vamos entrar nesse assunto daqui a pouco).

Super Mario Maker 2 - Modo História
Super Mario Maker 2 – Modo História

O mais importante de tudo, é que o modo história resolve um grande problema que eu sempre tive com o 1º Mario Maker (e até Super Smash Bros de Wii U e 3DS, por sinal): A falta de um norte. A falta de saber o que fazer primeiro quando se inicia o jogo pela primeira vez e é recebido com tantas opções do que jogar.

O Story Mode te dá um norte claro e um objetivo principal para você focar sua atenção até se sentir confortável o suficiente para explorar os outros modos divertidos de jogo.

Em Mario Maker 1, parece que seu objetivo principal era apenas achar o que jogar e se divertir. Mas em Super Mario Maker 2 o jogo te dá fases jogar em ordem, uma sensação de você está trabalhando com um objetivo maior, te permite interagir mais com os personagens e quando você quiser ainda mais, aí sim existem infinitas possibilidades nos outros modos de jogo.

 

Vale notar também que algumas poucas fases do modo história são impossíveis de reproduzir por conta própria no modo Maker, pois incluem alguns requisitos como carregar uma pedra até o final da fase, ou proteger um Toad que te acompanha até o fim.

Isso pode parecer algo ruim. Mas olhando pelo lado bom, até que torna o modo história um pouco mais especial.

Existe a possibilidade da Nintendo adicionar estes recursos ao game futuramente, mas no momento, é impossível.

MSuper Mario Maker 2 - Course World
MSuper Mario Maker 2 – Course World

Course World – Diversão ilimitada

Chegamos agora ao Course World. Assim como no Mario Maker 1, o Course World é o modo onde você pode jogar, curtir e fazer download das fases criadas por outras pessoas.

Aqui você tem a opção de buscar fases, ver o ranking de criadores / jogadores,  jogar online e do Desafio Sem Fim, onde você pode ir passando de fase em fase sem parar, até perder todas as suas vidas.

O Course World é provavelmente onde você vai passar a maior parte do seu tempo no jogo, pois tem diversão infinita. 

 

Antes de começar a jogar, achei um pouco incomum você ser obrigado a selecionar o seu Mii. Agora como é obrigatório o uso do Nintendo Switch Online para baixar as fases, o jogo te força a criar um perfil de criador.

No entanto, achei estranho q ele nao seleciona automaticamente o Mii do seu perfil, tive que ir resgatar meus amiibos para importar meu Mii.

(Meu nome é CoelhoのJPN, se verem por aí, já sabem!)

Super Mario Maker 2 - Coelho no Japão
Super Mario Maker 2 – Coelho no Japão

Vocês podem também trocar as roupas e customizar o perfil do seu Mii. 

À medida que você joga o modo história, você pode liberar pares de calças, camisetas, chapéus para utilizar, e aqui você pode inclusive selecionar a personalidade do seu maker profile.

 

Mais uma diferença de Mario Maker 1 é que agora você pode facilmente, do menu inicial, colocar o código da fase de um amigo. Quando fazemos isso, aparece a opção de jogar ou de fazer download da fase, mas não há a opção de jogar em multiplayer! Estranho né? Eu também achei, mas vamos falar disso depois. 

Faltou também a opção nem de editar a fase… ou seja, isso é uma coisa que perdemos do Mario Maker 1. Antes você poderia baixar e editar qualquer fase, aprendendo com as técnicas de outras pessoas. Agora não pode mais.. As únicas fases editáveis são mesmo as da tela de início.

Isto foi feito provavelmente para impedir um problema que havia no Mario Maker 1, onde as pessoas copiavam muitas fases e publicavam como suas próprias, fazendo com que a Nintendo tivesse que lidar com mapas repetidos em seus servidores, além de deixar os criadores chateados.

 

Bem… você não precisa fazer o download para jogar a fase, você pode apenas clicar em jogar e seguir a vida. Mas quando você baixa, você a adiciona na sua lista de fases baixadas, onde existe espaço para inicialmente cerca de 60.

Super Mario Maker 2 - limite de upload
Super Mario Maker 2 – Limite de upload

Isso não era um grande problema anteriormente, já que você realmente só salvava as fases em que gostaria de jogar.

Mas agora é um problema por causa de uma das coisas mais legais que adicionaram em Super Mario Maker 2: O Multiplayer. E esta é uma boa oportunidade para falar dele.

 

Eu vou explicar.

 

O Multiplayer

O Jeito normal de Jogar Mario Maker em single player fora do modo história, é

> Entrar no Course World,

>Achar uma fase

>Jogar.

 

Terminou a fase? Vai pra próxima. Algumas fases vão ser boas, outras nem tanto, mas você vai jogando assim em sequência. Super conveniente e fácil de perder noção do tempo se divertindo.

Então, seguindo esta mesma lógica, para jogar de dois é só você ter um controle e escolher o segundo jogador na hora de dar play. Certo?

 

ERRADO!

Super Mario Maker 2 - Multiplayer
Super Mario Maker 2 – Multiplayer

O jogo dificulta o multiplayer, tem todo um processo extra para poder jogar onde você não pode simplesmente dar play, tem que ficar baixando as fases uma por uma, selecionando o espaço onde vai salvar e repetir o processo. O processo é o seguinte:

 

> Entrar no Course World,

>Achar uma fase,

>Baixar para o course Bot,
>Escolher onde vai salvar a fase,
>Voltar ao Course World e escolher outra fase,
>Baixar para o course Bot, repetir o processo até ter baixado uma quantidade boa de fases para jogar de 2

>Sair do Course World e ir para o course Bot,

>Selecionar a fase, selecionar a opção de 2 jogadores
>Sincronizar os controles

>Jogar

>Quer jogar mais uma? Volta, seleciona, sincroniza os controles de novo, joga.

😫

 

Toda santa vez que você seleciona uma fase nova, você e tem que confirmar a sincronização dos controles e aí sim pode jogar a fase.

São vários passos extras para fazer uma coisa tão simples que simplesmente não dá para entender o motivo.

Mas problema maior não são os processos extras para jogar, pois isso se acostuma rápido. O problema é que depois de baixar várias fases, você simplesmente não sabe se as fases sequer são possíveis de terminar normalmente com 2 jogadores, ou se são divertidas para 2 jogadores. 

Sendo justo, o modo multiplayer ainda é muito divertido e é uma adição super legal no game. Mas é inegável que a nintendo fez do Multiplayer em Super Mario Maker 2, uma experiência um pouco mais conturbada.

 

Tem outra questão importante sobre o multiplayer que vamos falar daqui a pouco. Por enquanto, vamos voltar ao Course World.

Super Mario Maker 2 - Encontrando fases para jogar
Super Mario Maker 2 – Encontrando fases para jogar

É fácil de achar fases boas para jogar de 1

Diferentemente de Mario Maker 1, este jogo faz um excelente trabalho na curadoria das fases.

Se você Jogar nas fases populares de 1 jogador, é basicamente garantido de curtir uma fase divertida toda vez!

Em courses, você tem a opção de jogar fases que estão em alta agora, as populares da semana (que você pode alterar para as mais populares de todos os tempos), as novas que acabaram de sair, e finalmente, fazer uma busca avançada.

 

O interessante da busca avançada é que diferente do Mario Maker 1, agora você tem mais temas e estilos de jogo para filtrar, incluindo claro, Super Mario 3D world, e os temas de Deserto, Casa Fantasma, Floresta, neve entre outros.

Além disso, existem mais tags para que você possa buscar em mais detalhes o tipo de fase que você quer jogar.

Mas sinceramente… é bem provável que você nunca use nada além de qual Mario você quer jogar, e as tags de Puzzle e Multiplayer.

 

Respire fundo agora…

A tag de multiplayer

A mérito do jogo, a grande maioria das fases que a gente acha, realmente são bem divertidas porque o game já as ordena automaticamente por popularidade.

Mas isso não vale tanto assim para o multiplayer. Você vai ter que garimpar e procurar recomendações online pois o jogo não faz um bom trabalho de te recomendar fases para multiplayer.

 

O Problema aqui, é que muita gente está colocando tags de multiplayer incorretamente, e os jogadores não estão se importando o suficiente para corrigir essas tags.

Então enquanto eu jogava com a minha esposa, de 15 fases que baixamos, praticamente metade era ruim de jogar de 2 ou simplesmente impossível, um de nós tinha que morrer para virar bolha e permitir que o outro passasse de certas sessões sozinho para só então a gente se reunir novamente ao final.

Isso acontece porque só dá para editar as tags erradas lá pelo Course World. Mas para jogar multiplayer você tem que ir para o Course Bot, onde não dá para editar. Então o processo de corrigir o erro dos outros se torna inconveniente e ninguém se dá o trabalho de indicar para a comunidade realmente quais são as fases boas para se jogar de 2.

Super Mario Maker 2 - Multiplayer Tag
Super Mario Maker 2 – Multiplayer Tag

Mais uma vez: Ainda é divertido jogar de 2 pois enfim.. Mario é Mario né. Mas é um processo desnecessariamente frustrante que espero que seja melhorado no futuro.

A nossa sorte é que Mario Maker 1 evoluiu muito com o tempo e certamente é bem provável que o mesmo aconteça com Mario Maker 2.

 

Os rankings estão mais importantes do que nunca!

Voltando ao course world, nos leaderboards que lá se encontram, você consegue ver os melhores designers de fases do mundo, filtrando por diversas categorias, assim como os melhores jogadores e os melhores jogadores multiplayer.

E é aí que está uma excelente dica. Eu recomendo muito vocês seguirem esses ótimos criadores e em especial, esses jogadores de multiplayer para que aumente as suas chances de encontrar ótimas fases para todos os estilos!

O modo de Leaderboards está mais importante do que nunca por causa disso.

 

Pelo outro lado, Infelizmente não tem como encontrar um designer por nome ainda, mas você pode buscar por região e ver os mapas que cada um dos jogadores fizeram.

 

Endless Challenge

Na parte de Endless Challenge, assim como em Mario Maker 1, você pode escolher entre diversos níveis de dificuldade. Aqui vão alguns dos principais pontos sobre este modo:

  • Aqui o jogo pega uma boa seleção das fases feitas pelos jogadores em cada categoria e coloca em sequência infinita para você curtir até perder todas as vidas.
  • Estou feliz em dizer que este modo está 200% mais divertido que no primeiro Mario Maker pois a seleção aleatória de fases melhorou muito! Mesmo no modo expert! Diversão garantida.
  • Assim como no Mario Maker 1 você pode deixar comentários para dar dicas aos outros jogadores, ou então uma opinião para o criador da fase. Isso serve para qualquer modo de jogo, exceto o modo história.
  • O comentário pode ser um texto, um desenho, ou até mesmo um carimbo. Diferente dos carimbos do Mario Maker 1, estes aqui são coloridos e mais ilustrados, com mensagens prontas.
  • O comentário vai então aparecer no lugar da tela onde você se encontra no momento que pausou para escrever.
  • Uma coisa interessante é que para evitar spoilers, agora você pode marcar seu comentário para ser exibido somente se a pessoa já tiver concluído a fase!
Super Mario Maker 2 - Endless Challenge
Super Mario Maker 2 – Endless Challenge

O bom e o ruim do modo online.

Finalmente em Network Play. Este modo absolutamente não existia no Mario Maker 1.

Nesta opção você consegue jogar online com pessoas aleatórias, tanto em modo competitivo, quanto em modo cooperativo. 

No momento deste review, não é possível jogar online com seus amigos, mas a Nintendo confirmou que em futuras atualizações você poderá jogar online com amigos também, então não se preocupem.

Se você tiver mais amigos com Nintendo Switch e suas próprias cópias de Super Mario Maker 2, você também pode jogar localmente com eles, sem precisar dividir tela.

 

Sobre o modo online… Bem.. a primeira experiência que tive com o modo cooperativo não foi das melhores.

No modo cooperativo, não importa quem chega no final primeiro, todos estão trabalhando em conjunto para terminar a fase, que é escolhida aleatoriamente, a gente pode apenas votar na dificuldade..

E bem..é bem divertido quando funciona.. E o interessante é que quando você morre, você pode escolher entre voltar do início, ou voltar para a localização de um dos seus aliados.

 

Mas mesmo com a internet do Japão, vocês podem ver que o lag foi sofrível. Claramente o jogo está sincronizando os 4 jogadores em tempo real, e se 1 deles estiver com a conexão ruim ou estiver muito distante, o r..esu…lta..do é es..se..

Partidas bem travadas.

No entanto, o modo online funcionou bem em tentativas posteriores e certamente é algo que os jogadores vão aproveitar bastante pois é bem divertido… Quando funciona.

Super Mario Maker 2 - Modos Online
Super Mario Maker 2 – Modos Online

O modo online competitivo

No modo competitivo, você participa de uma corrida onde ganha quem consegue terminar o mapa primeiro. Neste modo o lag já foi bem melhor. Os jogadores vão juntos, um batendo no outro correndo para vencer, e quando o primeiro alcança o final, o jogo acaba e é exibido um ranking com os Miis de cada um.

 

Eu particularmente achei bem mais divertido o modo competitivo, pois é realmente uma corrida e você pode pular na cabeça dos seus oponentes tanto para conseguir vantagem, quanto para atrapalhá-los, e é muito satisfatório quando você consegue por exemplo mandar um casco verde de tartaruga em um deles, pois cada vez que alguém é derrotado, a pessoa tem que reiniciar o mapa e suas chances de vencer aumentam.

É praticamente um Mario Kart… só que em Mario e sem a preocupação de brigar com os amigos de verdade!

(Acho que quando a Nintendo colocou a opção de jogar apenas com pessoas aleatórias, ela sabia bem o que estava fazendo…)

 

O efeito do Lag no modo competitivo e cooperativo

Sinceramente o Lag não foi algo que chegou a incomodar no modo cooperativo, exceto nas vezes em que ele foi grande demais. Como todos estão trabalhando juntos e você pode rapidamente voltar para a localização de um outro personagem, o problema de morrer é pequeno.

No entanto, no modo competitivo o lag, mesmo que pequeno, se torna um problema, pois em um jogo de plataforma e precisão, é bem ruim quando você tenta sincronizar um pulo, e essa por que deu um milissegundo de Lag.

 

Esperamos que os jogadores cooperem com suas conexões online.

 

Super Mario Maker 2 - Lag no modo online
Super Mario Maker 2 – Lag no modo online

Course Maker – o modo criativo

Agora que falamos sobre as principais coisas que 90% das pessoas vão fazer, que são os modos para JOGAR, vamos falar sobre o que os outros 10% vão estar fazendo para alimentar a diversão da maioria e o que dá nome ao jogo: O Course Maker.

 

Ah meu amigo, é aqui que o bixo pega.

Começando pelo que vai afetar o maior número de pessoas: É bom fazer mapa com os controles, ou é melhor usar a Touch Screen?

E a resposta me surpreendeu.

 

Melhor usar a touch screen ou o controle?

Ao contrário do que eu esperava, fazer as fases com a touch screen foi bom de início e usar o controle foi estranho, mas depois de algumas horas isso logo se inverteu.

A Nintendo conseguiu fazer a interface ficar tão fluida e os atalhos fazerem tanto sentido nos controles, que depois da dificuldade inicial eu particularmente preferi fazer meus mapas usando o controle do que a touch Screen.

Super Mario Maker 2 - Modo Criativo
Super Mario Maker 2 – Modo Criativo

O problema da Touch Screen é que seus dedos normalmente são maiores do que o tamanho de cada objeto na tela, e sua mão cobre muito do que você poderia estar vendo.

Não me entenda mal. É bom sim fazer mapas com a touch screen, ela tem uma série de atalhos muito úteis e impossíveis no Wii U graças à touch screen capacitiva e multi-toque do Nintendo Switch, como dar zoom com os dedos, e usar gestos para navegar rapidamente de um lado para o outro da sua fase… Coisa que levava um certo tempo no Wii U e era bem chatinho. 

 

Recomendação da melhor stylus para Mario Maker

No entanto.. Na minha opinião, certamente a experiência superior é se você tiver a possibilidade de comprar uma caneta Stylus para telas capacitivas.

A sua canetinha do 3DS ou Wii U não vai funcionar. Você vai precisar comprar uma stylus que funcione com seu smartphone por exemplo.

Pelo mesmo motivo de usar o dedo, eu não recomendo usar canetinhas pequenas de smartphone no seu Switch, pois sua mão vai cobrir boa parte da tela, e nem as canetas que tem a ponta muito grossa.

Minha maior recomendação são essas canetas mais longas, com a ponta fina e um círculo transparente em volta, pois permite que você veja com mais precisão onde você está tocando.. Aí sim, aí é a melhor opção.

Melhores canetinhas Stylus para Super Mario Maker 2
Melhores canetinhas Stylus para Super Mario Maker 2

E se você não tiver uma canetinha stylus, eu recomendo que aprenda a usar os controles. Talvez alguns discordem de mim nesse sentido, mas esta é a minha opinião.

A boa notícia é que realmente qualquer modo que você decida usar, a Nintendo realmente criou uma interface intuitiva e fácil de utilizar, ultrapassando em muito toda a experiência de fazer novas fases do Wii U.

 

A interface do modo criativo

A interface nova é mais uma das melhorias que inerentemente vão melhorar a qualidade das fases como um todo.

Antigamente, para escolher um item específico, muitas vezes você tinha que clicar e balançar o objeto até que ele se transformasse em outro no Wii U.

Isso era divertido pois dava um senso de surpresa e exploração.

Tudo bem, foi perdido um pouco dessa surpresa da exploração no modo criativo em Mario Maker 2, mas o jogo ficou mais conveniente agora que é super fácil de navegar entre cada categoria de item e ver todas as opções disponíveis. E quando você coloca um objeto na tela e clica nele, você também pode ver todas as opções para modificá-lo.. Sem que tenha que descobrir sozinho, as opções estão todas ali para você e isso é muito conveniente.

 

Mas pra não dizer que acabaram as surpresinhas nessa interface, e ainda temos muitas surpresas como por exemplo a de quando você escolhe o sol e o transforma na lua, ela se torna disponível no seu menu para fácil acesso ao modo noturno de cada tema. 

 

E neste modo noturno.. tudo fica diferente. Os power-ups e as fases passam a se comportar de maneira estranha! A melhor maneira de descobrir o que muda é experimentar por si próprio, mas se você não tiver tempo para isso, eu vou dar alguns exemplos.

Super Mario Maker 2 - Modo Criativo Noturno
Super Mario Maker 2 – Modo Criativo Noturno
  • Se você estiver em um subterrâneo, a gravidade fica de cabeça para baixo!
  • Se você estiver abaixo da água, a fase fica toda escura apenas com uma luz em volta do Mario!
  • Se você estiver no deserto: Fortes ventos agitam as tempestades de areia que te espancam.

 

Entre muitas outras coisas que eu vou deixar para vocês descobrirem jogando.

Super Mario Maker 2 - Novos itens para construir!
Super Mario Maker 2 – Novos itens para construir!

Quantos ítens novos tem em Mario Maker 2?

O Modo criativo também inclui mais de 40 recursos completamente novos para você utilizar como as rampas, o para-quedas que faz os inimigos caírem devagar, o modo totalmente novo de Super Mario 3D World, carrinhos, o Yoshi vermelho que solta fogo, enfim..

Eu não vou listar aqui um a um mas pensa que se somente 1 recurso novo já abre um leque tão gigantesco de possibilidades, vocês podem imaginar a insanidade de novas fases criativas possíveis agora em Mario Maker 2, o que imediatamente o torna diferente de Mario Maker 1.

 

Este é um ponto super positivo do jogo. Eu esperava iniciar minha jogatina e ter flashbacks da primeira experiência no Wii U que até pouco tempo eu ainda jogava.

Mas isso definitivamente não acontece. Dá para sentir que é um jogo todo novo, com fases novas, logo de cara.

Então se você era viciado no 1º Mario Maker, pode se preparar para se viciar de novo, pois você não vai enjoar de experimentar.

 

A variedade também torna cada fase feita ou jogada, bem diferente da anterior, evitando a possível fadiga de jogar várias fases parecidas.

 

Os jogos de Mario podem ser recriados em Mario Maker 2?

Você deve ter a curiosidade de saber se agora os antigos jogos do Mario possam todos ser refeitos em Super Mario Maker 2, certo?

Mas não. Apesar do número de fases de antigos Marios que podem ser reproduzidas ter aumentado bastante, copiar jogos completos ainda não é possível pois na série principal existem muitas mecânicas e level design específicos e impossíveis de serem reproduzidos aqui.

Então não se preocupem, a série principal de Mario 2D não morreu.

Super Mario Maker 2 - Muitos Marios para jogar
Super Mario Maker 2 – Muitos Marios para jogar

Outro ponto positivo do modo criativo do game, é que diferentemente do Mario Maker 1, onde você iniciava com apenas alguns poucos blocos e tinha que ir desbloqueando, aqui quase tudo está disponível desde a primeira vez que você liga o game, sem ter que desbloquear. Permitindo que os criadores veteranos possam criar fases super criativas para nós jogarmos desde o dia 1.

 

O fato do Switch ser híbrido muda tudo!

Uma última coisa extremamente importante a se notar sobre fazer fases de Super Mario no Nintendo Switch, é que simplesmente pelo fato de ser híbrido, você nativamente já tem a possibilidade de fazer fases muito melhores do que em Mario Maker 1, pelo simples fato de ser muito mais fácil testar as suas fases.

Normalmente, você sabe muito bem o objetivo e onde está cada elemento de sua fase, então o que você acha que está bom ou fácil, normalmente não vai estar muito intuitivo ou vai estar bem difícil, pois foi você quem fez.

Mas com a facilidade de simplesmente carregar o seu switch e colocar na mão dos seus pais, irmãos, amigos, namorado ou namorada e observar eles testarem, você pode aprender onde estão tendo dificuldade, e coletar a opinião deles para melhorar sua fase!

 

E isso definitivamente, essa possibilidade de fazer uploads de fases melhores é algo que vai melhorar a comunidade de jogadores Super Mario Maker 2 como um todo.

Mais um ponto positivo para o Switch.

Super Mario Maker 2 - Fazer e jogar em qualquer lugar
Super Mario Maker 2 – Fazer e jogar em qualquer lugar

O problema do upload das fases…

Já que comentamos sobre fazer uploads de fases, preciso comentar o ponto negativo onde nem tudo são flores.

Antigamente, os criadores mais experientes podiam fazer upload de 100 fases no total, e isso era excelente pois uma pequena fatia dos fãs mais experts em produzir fases boas, alimentava um batalhão de outros jogadores sedentos por fases legais para jogar.

No entanto, em Super Mario Maker 2, este limite foi diminuído para apenas 64 fases.

Não sabemos o porquê, e nem se isso será aumentado no futuro, é possível que sim, mas no momento não importa se você é o Miyamoto, você só poderá subir 64 fases no total.

 

Course Bot guarda tudo o que é seu

Agora vamos para a última opção do jogo e nosso veredito.

O Course bot é onde você guarda as suas fases.

Parece que este modo foi o único que literalmente tomou só Downgrade em relação ao primeiro game.

Antigamente a gente podia editar as fases baixadas, coisas que agora não podemos mais.

Subir mais de 100 fases, e agora são apenas 64. A Nintendo Já confirmou que isso deve aumentar no futuro.

Mas ao mesmo tempo, se antes este era um modo pouco utilizado pelos jogadores, já que você sempre utiliza o course world para jogar, e não vai ficar re-jogando as mesmas fases infinitas vezes, agora você tem mais motivos para voltar ao Course Bot, uma vez que é obrigado a utilizá-lo para jogar multiplayer.

 

É bom notar que este modo é offline, então qualquer recorde que você tentar bater, não vai contar para o recorde mundial daquela fase.

Outra coisa que acho que falta no course bot, é uma forma de organizar as fases que você baixou.

 

Você tem ali uma lista enorme de fases baixadas, e você pode até escolher em qual quadrado vai colocar a fase baixada. Mas eventualmente vai ter uma tela cheia de fases aleatórias, todas misturadas e não tem uma forma de organizá-las por tag ou por tema por exemplo.

Super Mario Maker 2 - Course Bot
Super Mario Maker 2 – Course Bot

Minha técnica é colocar minhas fases favoritas de cima para baixo, as fases multiplayer de baixo para cima e as fases que eu baixei de vocês que me enviaram pelo twitter, no centro…

Vocês conseguem entender o problema que isso eventualmente causa né?

Vamos torcer para que a Nintendo evolua este modo no futuro.

 

Precisa pagar o Nintendo Switch Online?

Bem, caso você ainda esteja se perguntando, sim, você precisa do Nintendo Switch online para baixar outras fases, fazer upload da sua própria e para jogar online.

E este é um jogo que se você comprar, eu acho que mais do que definitivamente vale a pena ter o Nintendo Switch online.

Sim, isso torna o valor oficial total do jogo cerca de 80 dólares em vez de 60 que é o preço comum, mas ao mesmo tempo, este jogo vale muito mais do que isso.

 

Eu mal posso esperar para saber como os fãs vão transformar Super Mario Maker ao longo do tempo. Que tipo de mecânicas malucas as pessoas vão descobrir e inventar para que a gente possa jogar as fases mais criativas que nem a própria Nintendo poderia ter feito.

E esta é a magia de Super Mario Maker.

Super Mario Maker 2 - Nintendo Switch Online
Super Mario Maker 2 – Nintendo Switch Online

O que esperamos de melhorias para o futuro são DLCs gratuitas com novas partes divertidas para construir fases e manter o jogo sempre novo e interessante, renovando também a criatividade da comunidade.

Assim como DLCs pagas também com novos temas, como o New Super Mario 3D world. Quem sabe um tema de Super Mario Galaxy e Mario Sunshine. Já pensou que irado?

 

Veredito

 

A Nintendo certamente vai precisar trabalhar em novos estilos artísticos e mecânicas para tornar atrativos seus futuros jogos de Mario 2D, pois Super Mario Maker 2 pega tudo o que teve de melhor em Super Mario Maker 1 e turbina com novas opções, uma melhor interface, mais customização, temas, modo noturno, inimigos interessantes e embrulha o pacote todo com um novo modo história divertido e um modo online que mesmo com suas falhas, é competente.

Super Mario Maker 2 oferece a experiência definitiva para fãs de Mario 2D e certamente rende muito mais diversão do vale que o preço cobrado.

 

A minha nota para Super Mario Maker 2 é 8,5 de 10, um jogo excelente que mais do que definitivamente, vai mais do que definitivamente deixar uma marca em você!

 

Nota Final: 8,5/10

3
Deixe um comentário

1 Tópicos
2 Respostas aos tópicos
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Tópico quente
2 Autores de comentários
mauroalvesTsukishima Autores de comentários recentes
  Se inscrever  
Ser notificado por
mauroalves
Amiibo
mauroalves

Assim como DLCs pagas também com novos temas, como o New Super Mario 3D world. Quem sabe um tema de Super Mario Galaxy e Mario Sunshine. Já pensou que irado?
Os 3D não rolarão aqui, só vai ter as versões All Stars dos SMB 1 e 3 e tema do futuro Mario 2D que será lançado.

Tsukishima
Amiibo
Tsukishima

Eu venho pensando nessa possibilidade de versões all stars do Mario 1 e 3, desde de o Mario Maker 1, mas duvido que isso ocorra

mauroalves
Amiibo
mauroalves

Versões All Stars é o mais óbvio, duvidoso é o do futuro Mario 2D.