A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise – Gnosia

Um Gnos é suspeito!

Gnosia, apesar de parecer ir na onda de Among Us, é baseado em no estilo do jogo de tabuleiro Lobisomem por uma noite. Onde cada vez que se joga temos um cenário diferente então você não pode se apegar demais a ninguém! Em um momento ele pode ser seu aliado e no outro ele vai ser seu maior inimigo. Além de estar preso em uma nave com pessoas infectadas por Gnosia, também esta preso em um loop temporal! E cada vez que ele volta tudo muda e você tem que descobrir tudo de novo e é nesse momento que o jogo para.

A ideia de uma visual novel onde se pode inquerir outros personagens é uma ótima ideia, porem Gnosia faz isso muito mal pois tudo que se tem de resposta é quem confia mais na sua palavra do que na de quem aponta ou apontou você, o pouco desenvolvimento dos personagens que existe, acontece fora dos inquéritos e fica lá! Nada do que você aprende sobre eles é levado para a cúpula feita para achar o Gnosia, com raras exceções e conforme o jogo avança conhecemos mais personagens e mais funções. Tornando tudo ainda mais difícil e confuso! Depois de algum tempo fica bem difícil vencer como tripulante com tantas outras condições de vitória.

Um jogo de dedução contra pessoas não é fácil, mas é uma experiência divertida e um experimento social interessante mas quando tudo que se pode responder é se confia na pessoa ou duvida de alguém fica bem complicado. A limitação dos textos de Gnosia combinado com os loops me proporcionaram uma experiência maçante, repetitiva e sem apego. Não dá pra se apegar a ninguém pois pode ter que eliminar, a história avança bem devagar e não esta presente em todos os loops. Até o momento joguei em torno de 50 loops temporais e devo ter vencido no máximo 10% das vezes, é bem frustrante e pouco recompensador já que o vem a seguir é um novo loop onde precisa reorganizar seus pensamentos e tentar tudo de novo e de novo. As únicas ferramentas para otimizar e melhorar suas deduções são seus atributos que podem ser melhorados gastando experiência acumulada entre as rodadas, porém o quanto se recebe varia pela sua duração em cada rodada, que pode ser bem pouca se você for eliminado cedo de alguma maneira.

Estava bem interessado na proposta do jogo mas sua execução não foi das melhores, esperava jogar ele por horas a fio mas acho melhor jogar alguns loops por dia para ter uma experiência menos frustrante.

40%
Repetitivo

Gnosia tem uma boa proposta mas sua imersão é bem rasa por conta das respostas limitadas que os personagens retornam, ficando difícil dizer quem mente e quem fala a verdade.
Talvez se tivesse voice acting poderia ser mais interessante.

  • Design
Comentários