A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise: Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo_20180517084136
11

Horizon Chase Turbo é um jogo de corrida no estilo arcade lançado originalmente para PS4 e PC, e que chegou ao Nintendo Switch no final de 2018. Claro que devido ao seu estilo não espere nenhum compromisso com uma física realista envolvendo os veículos e as pistas. A tônica aqui é fazer curvas fechadas em altíssima velocidade e ficar de olho na pista para não perder os itens que estão espalhados por ela. Outra característica que literalmente salta aos olhos e ouvidos é sua inspiração em clássicos como Top Gear e Out Run. Para entender melhor a relação de Horizon Chase Turbo com a cultuada série Top Gear recomendo a leitura da coluna Old Time Games devotada à Top Gear escrita pelo Guilherme Bocci aqui para o Switch Brasil.

Nostalgia é a palavra que melhor define minha experiência com o game desenvolvido pela AQUIRIS Game Studio, estúdio brasileiro baseado em Porto Alegre. Fazia tempos que eu não sentia em um game de corrida a tensão de não completar uma prova por conta da falta de combustível, em Horizon Chase Turbo devemos coletar a cada volta fichas de combustível sob pena de não concluir a corrida. Há ainda outras fichas espalhadas pelas pistas – muitas vezes em locais que nos fazem mudar o percurso de forma perigosa – que quando coletadas aumentam a pontuação ao final de cada disputa.

Os modos de jogo disponíveis são: Volta ao Mundo, Torneio, Playground e Resistência. Volta ao Mundo é o modo principal, no qual disputamos corridas ao redor do planeta competindo em diferentes copas. Há copas nos Estados Unidos, Chile, Brasil, África do Sul, Islândia, Grécia, Emirados Árabes, Índia, China, Austrália e Japão. No Brasil as pistas passam pelas cidades de Brasília, Niterói, Salvador e Chapada Diamantina. Cada copa contém uma pista de melhoria, ao superá-la é desbloqueado um upgrade para todos os veículos, pode ser um nitro melhor, combustível mais eficiente, ganho de potência ou melhoria nos controles, por exemplo. Os cenários são bem variados, coloridos e trazem pontos turísticos característicos de cada uma das localidades presentes no jogo. O visual é muito bonito, e a escolha por uma apresentação mais cartunesca casou muito bem com a proposta do jogo.

Conforme as vitórias vão sendo alcançadas vamos acumulando pontos que vão liberando novas localidades no mapa e novos veículos. Na medida em que vamos avançando a velocidade se torna insana, bastando um pequeno deslize para perdermos várias posições. Liberar todas as copas nos diferentes lugares espalhados pelo globo já vai tomar uma boa quantidade de tempo, mas se o objetivo for atingir a pontuação perfeita em cada prova então é bom se preparar para muitas e muitas horas de gameplay.

Como mencionei mais acima, há outros modos de jogo. O modo torneio oferece um campeonato mais tradicional, no qual competimos em algumas pistas e vamos somando pontos dependendo da posição de chegada em cada uma delas, vence aquele que tiver a maior pontuação ao final. Já o modo Playground oferece uma competição que traz 5 novas corridas a cada temporada, ou seja, as pistas ficam disponíveis por um tempo limitado, e dessa forma sempre trazem algo de especial para o jogo: corridas contra o tempo sem oponentes, mudanças no clima e hora do dia sobre as pistas tradicionais, corridas espelhadas, nitros infinitos, restrições de garagem, e por aí vai. Algo interessante desse modo é que ele tem um placar global online. O quarto e último modo de jogo é o Resistência, ele fica acessível após completarmos o modo Volta ao Mundo. Nesse modo são disputados longos torneios com até 109 corridas!

Há mais de 30 carros disponíveis, os modelos apesar de genéricos são facilmente associados com suas versões de produção. Na versão do jogo para Nintendo Switch está disponível o chamado Carro da Firma, trata-se de uma Fiat Uno com direito a escada no teto e tudo!

A trilha sonora de Horizon Chase Turbo é excelente. Ela foi composta por Barry Leitch, compositor veterano da indústria de games e responsável pela trilha sonora de Top Gear e Lotus Turbo Challenge . Caso queria conferir o álbum com a trilha oficial do game, ele está disponível  no Spotify clicando aqui.

Até quatro jogadores podem disputar as provas no jogo com a tela dividida. Infelizmente não há um modo que permita disputas com outros jogadores online, e sob o meu ponto de vista esse é o único deslize do game. O jogo está disponível por $19.99 dólares na e-Shop americana e seu download requer 927,99 MB de espaço.

O jogo foi gentilmente concedido pela AQUIRIS para esta análise.
(The game was kindly granted by AQUIRIS for this review.) 
90%
Awesome

Horizon Chase Turbo é pura nostalgia para os fãs de clássicos jogos de corrida como Top Gear e Out Run, e uma excelente oportunidade para os novos jogadores conhecerem melhor esse estilo de jogo. A trilha sonora e os visuais cativam logo de início e a jogabilidade é ótima. Seja sozinho ou em disputas com até quatro amigos é diversão garantida. Uma pena não oferecer disputas online.

  • Design

Deixe um comentário

11 Comentários em "Análise: Horizon Chase Turbo"

Ser notificado por
Will Garcia
Amiibo

Agora o próximo passo é ter um modo online, sei que é caro e difícil, ainda mais para o porte da produtora, mas acho quer prenderia mais jogadores.

SmallFry
Amiibo

Muita gente se decepciona com esse jogo. Tentaram fazer um jogo que pra progredir tem que prestar atenção todo o tempo em catar moedinha na pista e isso foi uma pisada violenta no quesito diversão. Não chega nem aos pés do clássico Top Gear. É nacional, mas me arrependo de ter comprado.

Mr.M
Amiibo

Eu joguei muito esse game no switch. Tenho recorde mundial em duas pistas do game. Eu completei o modo volta ao mundo com 100%. Eu jogava MUITO top gear em uma locadora perto da minha casa. Esse game é fantástico! E a música é Maravilhosa! Principalmente a homenagem da musica Vegas do primeiro TOP gear. Eu comprei no lançamento e compraria novamente ae saísse pra switch em midia física. A única coisa que me incomoda é um bug que trava o game e reinicia. E isso aconteceu muitas vezes. Irrita bastante. Tem um tempo que não jogo porque estou na hype de Diablo 3.

Domucacto_Kuno
Amiibo

esse eu vou pegar mídia física.
ganhei uma key pra steam, mas gostei tanto do jogo que eu quero dar meu dinheiro por ele.

Felipe Roots
Amiibo

Esse carro da firma deve ser apelão kkkkkkkkkkkkkkkk

denis_timao
Amiibo

Esse eu joguei até não querer mais no PS4, um dos melhores do genero nessa geração!

Mestre_Construtor
Amiibo

Pra mim, jogo nacional é compra certa

Will Garcia
Amiibo

Sim, ainda mais esse, merece todo o meu apoio.

Thiago Mattos
Redator

Nunca joguei top gear, mas devo começar por Horizon Chase.Parabéns ao pessoal da AQUIRIS!

Will Garcia
Amiibo

Nunca ? :O (2)

Felipe Roots
Amiibo

Nunca ? :O