A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Pokemon Brilliant Diamond na Nuuvem

Pokemon Shining Pearl na Nuuvem

Análise – Just Dance 2022

A Ubisoft aprendeu com as críticas, mantendo a mesma essência de jogos anteriores.

Desenvolvido pela subsidiária de Paris e publicado pela divisão global da Ubisoft em todo o mundo, Just Dance retorna em 2021 com a edição mais nova do jogo de dança aclamado pelo seu público, mas será que dessa vez a empresa conseguirá agradar os fãs de um bom jogo de ritmo? Confira minha análise do jogo a seguir,

Just Dance 2022 é um título multiplataforma de dança lançado para o Nintendo Switch em 04 de novembro de 2021, com a responsabilidade de trazer — como sempre — uma boa leva de músicas que mesclam não só os gêneros como Pop, Rock, Rap, R&B, Blues e até mesmo Flashbacks, mas também de fazer com que jogadores conheçam culturas de diferentes países com músicas brasileiras, coreanas, de países dos Emirados Árabes e algumas partes da Europa.

Gameplay

Sem muitos segredos por aqui, o jogo traz consigo um menu de acesso fácil (e todo localizado em nosso idioma) com entendimento tranquilo no qual o jogador pode imediatamente partir para a dança, escolher ir para o modo kids (infantil) ou navegar por toda a interface do jogo ao selecionar “Just Dance”. Não há mudanças na página inicial em relação às edições anteriores, mas não deixa de ser funcional pela sua proposta de sugerir músicas, playlists, acesso ao World Dance Floor (competição com outros jogadores online), ao seu perfil (Dancer Card) e às novidades que são divulgadas pela própria equipe de desenvolvimento ao longo do tempo.

Na parte da lista de músicas, é possível acessar imediatamente sugestões do próprio jogo, bem como já visualizar por completo todo o catálogo das novidades que acompanham essa versão. Just Dance 2022 é uma ótima adição à franquia só pelo seu vasto catálogo musical que inclui sons bem populares como das cantoras Olivia Rodrigo, Katy Perry, Pablo Vittar, Anitta, Beyoncé, SIA, Taylor Swift (grata surpresa da edição), além de contar com excelentes outras escolhas K-POP como os grupos K/DA, BALCKPINK, SuperM.

O destaque no entanto, não está na escolha musical em si para esta edição, mas sim para aquilo que chamamos de “Mapas” — estágios onde são realizadas as performances dos coreógrafos para que os jogadores possam copiar os passos — uma vez que o capricho com cada uma das músicas selecionadas fica muito claro. Como exemplo, posso citar aqui a maestria aplicada em músicas como Chandelier (SIA) ou Girl Like Me (Black Eyed Peas X Shakira), onde não só os passos passam do exótico ao mais caprichado — o mapa em si é cativante e estimula o jogador a ter um brilho no olhar à cada transição de cena.

Citando como outro ponto alto nesta edição, com certeza as coreografias foram muito bem elaboradas e são tão importantes quanto os próprios cenários em pelo menos 70% do jogo. Dentre os destaques aqui eu cito as versões extremas — principalmente — das músicas coreanas presentes, pedido antigo dos jogadores atendido para que houvesse uma inspiração maior nos passos dos clipes originais das canções, atendido pela Ubisoft e cumprido muito bem sem elevar demais a dificuldade do jogo.

Como crítica nesta edição, eu senti falta de alguns modos que poderiam ser implementados — como por exemplo as batalhas entre os jogadores, o retorno do modo de dança com dois Joy-Con — e também um uso mais sofisticado do HD Rumble como resposta também aos passos e não só nas batidas das músicas. Um outro recurso legal e simples que agradaria bastante, seria um tema escuro para os menus.

Performance

Just Dance 2022 não necessita de recursos extremos no que se refere à performance, então aqui fica apenas o elogio novamente para cada um dos cenários utilizados e claro, à própria trilha sonora muito bem selecionada nesta edição. Não experenciei qualquer tipo de contratempo com o jogo offline, online ou com seus controles.

Os jogadores contam ainda com a opção de incrementar o título com a assinatura do serviço Just Dance Unlimited, que expande o catálogo com mais de 500 músicas e tem um mês de teste para todos aqueles que adquiriram a edição anterior (Just Dance 2021). O catálogo é extenso e conta com praticamente todas as músicas dos jogos anteriores, uma adição legal para quando você enjoar do repertório atual composto por cerca de 40 faixas.

Just Dance 2022 também possui seu próprio sistema de coletáveis que é desbloqueado com o “Mojo”, uma moeda interna que pode ser arrecadada pelos jogadores à medida que dançam as músicas e depois resgatam seus prêmios em uma máquina de gatcha. Há também faixas com coreografias alternativas que dependem de determinadas missões para serem desbloqueadas na lista de músicas, então o jogo conta com seu fator replay natural e aquele que é intencional para que os complecionistas possam desfrutar dos 100%.


A cópia do jogo foi gentilmente concedida pela produtora Ubisoft.

Just Dance 2022
Veredito
Just Dance 2022 traz consigo a renovação aguardada pelos jogadores nas coreografias e cenários para que a experiência do título ficasse muito mais agradável e o justificasse como uma verdadeira sequência da franquia Just Dance. A festa está garantida aos compradores do jogo.
Prós
Ótima variedade de músicas
Cenários excelentes
Coreografias muito bem selecionadas
Contras
Ausência de modos clássicos
9
Muito bom!
Comentários