A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise MegaMan Legacy Collection 1

2
Primeiramente gostaria de deixar um aviso que análise avalia a coleção e como ela se comporta no Nintendo Switch. Os jogos são verdadeiros clássicos do NES e vão ser tratados como tal e apenas vão ser citados.

Megaman Legacy Collection 1 tem como objetivo trazer 6 clássicos do NES para serem jogados no Switch e agora vamos descobrir se a Capcom fez um bom trabalho nessa coletânea.

Primeiramente temos que falar do conteúdo. Além dos seis jogos a coletânea conta com artes conceituais, capas, manuais, banco de dados e todas as musicas para serem ouvidas.

No quesito de quantidade de mimos aos fãs a coletânea é bem robusta e não vai ser pouco o tempo que os fãs mais dedicados vão passar vendo essa enorme quantidade de conteúdo.

Primeiramente vamos falar do banco de dados que é impressionante e vai deixar qualquer fã brasileiro de MegaMan feliz pois 100% do conteúdo está em português. Assim quem se interessa pelo universo do “Bombardeiro Azul” vai ficar maravilhado. São armas, itens, inimigos e NPCs detalhados de todos os jogos e isso foi algo sensacional.

O museu também foi bastante robusto e varias imagens estão disponíveis e o zoom é satisfatório e por isso você consegue ler o conteúdo o que deixa essa seção ainda mais interessante.

A Apresentação dos menus é impecável, rápidos e entrar qualquer jogo ou alternar entre eles é praticamente instantâneo. Ao escolher um dos 6 jogos vai aparecer um menu que deixa você mudar os controles para o jeito que lhe agradar mais e varias opções para melhorar a experiência.

A coletânea permite que você escolha entre modo de tela original, “esticado em 4×3” ou “esticado em 16×9”. Obviamente o melhor jeito de jogar é no modo original e se você quiser um tamanho um pouco maior em “esticado 4×3”. Para não deixar as bordas pretas há a opção de usar uma margem pre-definida.

Além disso foi adicionado a opção de filtros no modo TV que simula uma TV de tubo e funciona muito bem. Também tem o modo monitor que acredito ter ficado excelente e devia ser um exemplo de filtro para jogos antigos.

Já foi muito falado sobre as opções, mas uma ultima coisa importantíssima deve ser citada. É permitido que você escolha entre o modo de velocidade de CPU normal ou turbo e isso é sensacional. Normalmente as coletâneas antigos não tem a opção de modo turbo.

O modo turbo nada mais é que a opção de usar um processador com maior frequência do que era originalmente fazendo com que as quedas de frames que aconteciam no console original não aconteçam ou sejam amenizadas.

Pra falar a verdade depois de ir até o final os 6 jogos apenas no primeiro o modo turbo não funcionou tão bem e deixa a desejar. Por isso acredito que essa foi a principal adição a coletânea uma vez que isso fez ela se tornar muito melhor e mais difícil uma vez que as quedas ajudavam bastante.

Outra função adicionada durante foi a opção de Save State, ou seja, você pode salvar e continuar de qualquer parte e isso pode ajudar a não precisar anotar os bons e velhos passwords.

E também temos uma função que geralmente só é usada em emuladores que a possibilidade de voltar no tempo e desfazer uma morte acidental. Pressionando e segurando o botão “L” o príncipe de “Prince of Persia”(ou MegaMan nesse caso) pode voltar e tornar tudo bem mais fácil para as pessoas que assim desejarem. Esse recurso não elimina o desafio uma vez que voltar geralmente vai reverter aquela queda acidental em um buraco, mas não vai deixar um mestre mais fácil(que por sinal são mais difíceis que no original por causa do modo turbo).

Acredito que como coletânea o defeito fica no primeiro jogo que não foi bem implementado em seu modo turbo e continua com quedas de frames que não são vistas nos outros.

O defeito imperdoável é que MegaMan ganhou uma coletânea para MegaDrive chamada Mega Man: The Wily Wars e ela continha os 3 primeiros jogos da serie com gráficos e musicas renovadas. É uma afronta aos fãs da serie que se faça uma coletânea com os 6 primeiros e não se inclua essa versão.

Ainda mais por que essa versão para MegaDrive só chegou ao ocidente pelo serviço online Sega Channel e pouquíssimas pessoas jogaram.

Outra ausência sentida é versão de MegaMan Mega Man – Powered Up que saiu para PSP. Se era pra ser uma coletânea completa dos 6 primeiros jogos da serie esse deveria estar na coletânea.

Eu já falei que é algo imperdoável…..

Sobre os jogos

Agora vamos falar um pouco dos jogos em si. Pra quem não conhece Megaman é um verdeiro clássico e o lançamento do seu primeiro titulo mesmo que tímido foi um grande sucesso.

Megaman 2 é considerado um dos mais influentes no gênero plataforma e literalmente dezenas de títulos foram inspirados nele e até hoje é um jogo excelente que diverte bastante e é um exemplo de uma grande era.

Os jogos MegaMan 3, 4, 5 e 6 são verdadeiras obras de arte e merecem ser apreciados, todavia são muito difíceis(até mais que no original no modo turbo), mas com as funções da coletânea de salvar em qualquer lugar e voltar a hora que você quiser essa dificuldade não vai frustar quem utilizar desses recursos.

Sobre os modos extras
Primeiro desafio completado

Há um modo de desafios que é super interessante e acrescenta bastante a experiência de quem já jogou. O modo desafio é bastante extenso e deixa o jogador em varias situações e cenários para que você passe rapidamente de vários trechos de fases ou enfrente um ou mais mestres seguidamente no menor tempo.

No inicio vários desafios estão fechados e eles são abertos gradualmente. Os desafios aumentam bastante a longevidade e foram muito bem implementados.

Análise MegaMan Legacy Collection 1 1 de 6
MegaMan 1

1. MegaMan 1

A primeira aventura do nosso querido robô azul. Com claras inspirações em “Astro Boy” fazia bonito e é um bom desafio.

MegaMan 2

2. MegaMan 2

Esse foi a consagração do MegaMan e foi de grande influencia na industria. Sua qualidade é extrema desde a tela de abertura e você vai adorar cada momento.

MegaMan 3

3. MegaMan 3

Nessa nova aventura conhecemos o enigmático ProtoMan que se tornou um dos personagens preferidos da serie.

MegaMan 4

4. MegaMan 4

Pela primeira vez MegaMan podia concentrar seu tiro e isso foi algo que revolucionou na serie e é usado até hoje.

MegaMan 5

5. MegaMan 5

É um excelente jogo que não recebeu a devida atenção uma vez que os consoles de 16 bits já tinham chegado.

MegaMan 6

6. MegaMan 6

Um grande jogo que dividiu atenções com MegaMan X do SNES

85%
Bom

MegaMan Legacy Collection 1 é uma boa coletânea e tem uma vasta quantidade de conteúdo. Eu recomendo para qualquer fã de jogos de plataforma. É um jogo com bastante conteúdo que vai divertir por bastante tempo.

  • Total
O jogo foi gentilmente concedido pela CAPCOM para esta análise.
(The game was kindly granted by CAPCOM for this review.)

Deixe um comentário

2 Comentários em "Análise MegaMan Legacy Collection 1"

Ser notificado por
8Bits16Hearts
Amiibo

Comprei a coleção em mídia física. A Capcom ao invés de enviar dois cartuchos na case, mandou só do primeiro… E o segundo vem um código para baixar. Fala sério!!!! Será que esses joguinhos de 8 bits ocupam o espaço todo do cartucho?? Ou não podem colocar num de maior capacidade…. Eu hein! (Sim, eu sabia que era dessa forma antes da compra, e mesmo assim comprei)!!!

Emerson
Amiibo

Eu baixei o legacy 2, pois quero muito jogar o megaman 8, do 1 ao 6 eu tenho no wii U, junto com Rockman X até X3, por isso vou esperar um pouco para adquirir o legacy 1.