A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise Shin Megami Tensei V

Faz bastante tempo que aguardávamos por uma continuação de Shin Megami Tensei para console de mesa (eu sei que o switch é um híbrido), por causa disso e por causa do sucesso de Persona, as expectativas estavam bem altas para esse anúncio, finalmente em uma direct tomamos conhecimento do novo capitulo da serie que influenciou toda uma geração de RPGs.

Acho que preciso começar pelos momentos iniciais dessa obra. Estava sentado no sofá em tela cheia (modo TV) ansioso para o inicio e de repente tudo começa numa escola, alunos com a roupa da moda de flores da estação e um clima bucólico, por alguns segundos meu coração ficou gelado e minha mente involuntariamente gritava, não…. não… por que você começou na escola, naqueles minutos iniciais a minha ansiedade logo acabou porque estávamos diante de um verdadeiro SMT. Não levem a mal, mas eu não queria nada nem perto de persona em termos de enredo para esse jogo, eu adoro a serie persona, em especial o 4, todavia queria uma experiência que me deixasse chocado como os outros títulos da serie fizerem.

Eu não podia ficar mais feliz quando em poucos minutos estávamos no meio de um assassinato, pessoas desconfiadas e um clima de pesadelo do qual não se pode acordar, isso me deixava sempre tenso e ao mesmo tempo motivado para descobrir mais sobre esse mundo tão particular.

Essa análise vai ser um pouco diferente visto que não quero estragar nenhuma surpresa e por isso vou apenas pincelar as coisas que me encantaram e as que me desagradaram.

Estou feliz em dizer que temos uma excelente trilha sonora, atmosférica e que combina muito com o ambiente, acho que não é tão icônica quanto a de SMT4A, mas ela faz um bom trabalho. O que eu acho muito interessante são as musicas de batalha que seguem o ritmo dela, fazendo com que você se sinta tenso e pressionado.

A historia é muito boa, mas o que deixa mesmo tudo interessante é a ambientação, tudo funciona de um jeito estranho, você pode ajudar algo/alguém e mesmo assim ser traído, você pode não ajudar e no futuro isso se voltar contra você. Dessa maneira as coisas que acontecem no mundo do jogo e que não fazem parte da historia principal se tornam muito interessantes, sempre tem uma sensação de escolha e por varias vezes fica a duvida se foi feita a escolha certa.

A dificuldade de SMTV é razoavelmente difícil e eu tive por varias vezes a tela de Game Over mostrada na minha cara e perdi algum tempo de jogo, por isso salvar o tempo todo é essencial. Preciso falar que existe um modo de dificuldade mais difícil que eu não encarei ainda, mas deve ser um inferno.

Algumas pessoas podem ficar intimidadas com essa dificuldade e por isso você pode jogar na dificuldade fácil, eu testei essa dificuldade depois de terminar na normal para falar para vocês e é incrivelmente fácil, seria como um modo historia onde todas as batalhas estão lá, mas você vai passar por elas sem muita dificuldade. Então se você é do tipo que nunca conseguiu jogar SMT devido a dificuldade, existe essa opção para seu deleite. Se você vive em um universo alternativo e é um super jogador tem a mega dificuldade que vai fazer você arrancar os cabelos.

Tudo em SMTV tem seu ritmo e seu jeito, comprar itens é um verdadeiro mistério, ir aos lugares exige por varias vezes uma fuga rápida, já que em vários lugares tem inimigos que são muito mais fortes que você, não a muito o que fazer além de morrer com um golpe, em alguns lugares que você visita e encontra bons itens e você descobre que na verdade é uma grande armadilha cheia de inimigos para minar seu tempo de jogo gasto. Isso é sensacional e me deixou empolgado até o fim.

Algo que precisa ser dito é que SMTV é ambicioso demais e isso tem um custo, os ambientes são grandes e a arte é primorosa, todavia nosso pequeno Switch sofre em diversas partes pra mostrar toda essa beleza na tela e não é incomum ter que ver serrilhado e algumas pequenas lentidões. Isso não me incomodou visto que é um RPG de turnos e não um jogo de ação. Algo que é particular e não é uma afirmação apenas uma observação, é que, me parece que eles usaram parte do código de Tokio Mirage Sessions, visto que alguns menus se parecem e algumas outras coisas. Essa semelhança fica só ai, já que SMTV é totalmente diferente do titulo citado.

É muito bom que tenhamos essa aventura e com certeza muitas pessoas vão se divertir (se sentindo oprimidas pelo seu console) e entendo que a equipe fez um belo trabalho com o poder do console e fica como um grande argumento para você que ainda não tem, correr para comprar um Switch.

Veredito
SMTV trouxe tudo que eu esperava de um capitulo novo da serie de um dos primeiros jogos de RPG feitos, sempre se renovando e inovando temos uma aventura que vai fazer você ficar por mais de 40 horas torcendo para não acabar. É realmente uma grande obra obrigatória paras os fãs de SMT e recomendadíssima para qualquer fã de RPG.
Prós
História principal e paralelas
Ambição em fazer um jogo com bastante conteúdo
Batalhas incríveis
Clima de tensão constantemente
Contras
Serrilhado...
9
Tenha medo de começar essa aventura
você pode gostar também
Comentários