A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise – Story of Seasons: Friends of Mineral Town

Originalmente lançado para o Game Boy Advance em 2003 ainda sob o nome de Harvest Moon: Friends of Mineral Town, o remake desenvolvido pela Marvelous retorna com toda sua nostalgia e com o toque de sucesso consagrado de seus predecessores mais bem recebidos para trazer uma experiência familiar à nova geração de fazendeiros dos videogames.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town traz todos aqueles elementos para jogadores já familiarizados e remanescentes da franquia Harvest Moon esperam ver em um jogo que é declarado como um remake. As músicas são extremamente familiares e mesmo com 28 dias (internamente) escutando elas de forma contínua por conta da rotina, dificilmente o jogador deverá ficar incomodado graças ao cuidado empregado pela Marvelous ao regravá-las em uma composição mais modernizado.

Graficamente falando, o estilo cartoon com visão isométrica segue a mesma tendência aplicada ao título original, porém com mais polimento nos objetos do cenário, abuso do “3D” nos modelos e vários detalhes que não eram tão percebidos devido a restrição técnica da época. Nada muito gritante porém: O jogo se aproveita do que o motor atualizado da Marvelous tem a oferecer remetendo-se muito à um sucessor hipotético que esperaríamos do também aclamado Harvest Moon: Back to Nature. Árvores, edifícios, lagos, montanhas e paisagens ficaram muito bem representadas e são um charme à parte no remake de Friends of Mineral Town.

Os personagens foram remodelados e agora contamos com duas novas opções de relacionamento, além da implementação do casamento entre personagens do mesmo sexo — uma interessante inclusão visando a era moderna. Mas claro que além das várias novas interações que podemos realizar com os moradores e visitantes na vasta Mineral Town, espere por diversas atividades familiares como a mineração, a pesca, a participação nos mais variados festivais e concursos, além dos eventos sazonais já consagrados da franquia.

A história é bem simples e basicamente você precisa tornar a fazenda que pertence à sua família um sucesso econômico se utilizando dos mais variados meios possíveis para gerar lucro e ampliar suas capacidades de produção. Se no começo será difícil coletar os itens ao longo da cidade, florestas e vale do mapa para gerar receita — jogando itens na caixa em frente à sua casa até às 17 horas — rapidamente você pode conseguir um bom rendimento que será o suficiente para ter suas primeiras hortaliças e animaizinhos que garantirão uma boa gordura financeira para trazer ainda mais progresso à sua fazendinha, como: estábulo maior, mais opções de plantas, ferramentas aprimoradas, etc. Uma dica para os iniciantes aqui, é utilizar a mina como sua fonte primordial de receita durante a primeira estação do ano (sempre tomando cuidado para não acabar se cansando demais e desmaiando), além de plantar pelo menos uns dois octetos de horta — mas isso fica à critério do fazendeiro.

Como eu já expliquei anteriormente, cuidar da fazenda é apenas uma das possibilidades presentes em Friends of Mineral Town, e você pode usar seu tempo “livre” para explorar melhor a cidade e conhecer melhor seus moradores, manias, gostos e começar a investir em um relacionamento. (é claro!) Também há festivais com competições incluídas para que você adquira premiações e moral perante toda a cidade, mas confesso que não participo de todos eles, afinal, cuidar de tanta coisa assim demanda tempo quando você começa a se tornar um fazendeiro bem-sucedido dentro do jogo… As cutscenes estão presentes aqui para apresentar vários pontos diferentes da história através de seus personagens, além dos “Espíritos da Natureza” — uma mão de obra incrível para suas pesadas tarefas diárias quando você atinge um determinado ponto do jogo.

Quanto aos defeitos, eu diria que as pouquíssimas opções de customização do personagem em si incomodam quando comparamos um título desse gênero aos vários outros disponíveis no mercado atualmente. Aliás se nos aprofundarmos mais nessas comparações, Story of Seasons: Firneds of Mineral Town não é um jogo tão convidativo assim para jogadores fora do eixo de simulação/franquia em si — isso se agrava para nós brasileiros quando colocamos na balança a ausência do nosso idioma na interface do jogo. Mas se isso não te preocupa e você é um jogador mais atento ao desempenho, a notícia é boa: tudo flui muito bem ao que fora proposto pela sua desenvolvedora.

Jogo fornecido para análise pela editora XSEED Games.

Ficha Técnica

  Lançamento: 14 de Julho, 2020

  Gênero: Simulação, RPG

  Desenvolvedora: Marvelous

  Editora: XSEED Games

  Português Brasileiro: ❌Interface  Dublagem

Veredito

80%
Bacana

Story of Seasons: Friends of Mineral Town traz diversos aspectos que jogadores do gênero, e principalmente fãs de longa data da franquia irão apreciar como um remake, mas poderia ter aprimorado a experiência com mais personalizações e mais profundidade através de conteúdos inéditos.

  • Criteria
Comentários