A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise: Super Monkey Ball: Banana Blitz HD

1

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD (SMBBB) é um remaster do jogo de novembro de 2006 lançado para Wii. O game da Sega é direcionado ao público infantil e consiste em conduzir um macaquinho dentro de uma bola ao longo de um percurso com obstáculos e muitos locais de queda. Dentro de sua proposta, o jogo é bom.

Contando com 8 personagens jogáveis de começo, o modo história tem 8 mundos, cada um com 8 estágios, ou seja, 64 fases jogáveis em progressiva dificuldade. Começa-se cada mundo com três vidas e a cada 20 bananas coletadas pela fase se consegue uma vida extra. O jogo premia aqueles que vencem todas as fases de um mundo sem usar continues com uma gold medal.

Os macacos possuem diferentes características que afetam a jogabilidade; peso, velocidade, altura do pulo etc. Passar algumas horas jogando com um personagem gera um estranhamento grande ao se jogar com outro.

Sonic é um personagem habilitável em Super Monkey Ball. Em seu percurso, as bananas são substituídas pelas argolas.

 

Sem controle de movimento e ajuste de câmera

SMBBB havia sido lançado como exclusivo de Wii, dessa vez, o remaster também atende PS4 e Xbox One. A opção dos desenvolvedores foi por tirar os controles de movimento, que de fato combinam com a gameplay deste game, e usarem os controles tradicionais. Mesmo eu não sendo um fã dos motion controls, penso que não haver mais essa opção é um passo atrás.

Um grave problema detectado durante minhas 15h gameplay é a ausência de um controle de câmera. Muitas vezes mexi por reflexo no analógico direito do controle querendo melhorar minha visão, pois o jogo simplesmente pede esse recurso.

O ajuste de câmera é necessário para calcular profundidade, distancia de um pulo, ângulo de queda etc. A câmera não é estática, mas se move sempre buscando ficar atrás do personagem, quando muitas vezes uma visão lateral seria mais indicada. Ainda que seja possível apertar pause e acessar ‘view stage’, o game deixa a desejar nesse quesito.

Tela clássica de gameplay (Tempo restante para terminar a fase, número de vidas e bananas, velocidade atual etc).

 

Outros modos

Na versão de Wii eram 50 mini-games no modo Party, dessa vez escolheram apenas os 10 que fizeram mais sucesso e ampliaram, incluindo diferentes dificuldades e percursos. Para aqueles que tiveram a experiência no Wii, deixo aqui a lista dos 10 escolhidos para o remaster: Monkey Snowboard, Hurdle Race, Hovercraft Race, Monkey Target, Space Monkey Attack, Whack-a-mole, Hammer Throw, Dangerous Route, Seesawball e Slingshot.

No modo decathon, são jogados os dez mini-games em sequência e sem multiplayer local. O objetivo aqui é comparar as pontuações online. Os minijogos são bons, meus favoritos foram o snowboard e o slingshot.

No modo Time Attack, também se tem um comparativo online, mas aqui é em relação ao tempo para terminar as fases do modo clássico. Nada que agregue na experiência do game.

O mini-game de Snowboarding em Banana Blitz HD

 

Jogo analisado com código cedido pela distribuidora.

75%
Satisfatório

Banana Blitz HD tem uma proposta de jogo que atende um público de 5 a 11 anos de idade e é bom para se jogar em família. Mesmo com um gameplay simples, o jogo falha por conta da falta de um controle de câmera no modo clássico e pela ausência de um multiplayer local no modo decatlhon.

  • Design

1
Deixe um comentário

1 Tópicos
0 Respostas aos tópicos
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Tópico quente
1 Autores de comentários
ThiagoRP Autores de comentários recentes
  Se inscrever  
Ser notificado por
ThiagoRP
Amiibo
ThiagoRP

Não ter controle da câmera num jogo desses é triste. Gostava de jogar os antigos (comecei num do GBA).