A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise Ys VIII: Lacrimosa of DANA

A aventura é certa em Ys VIII: Lacrimosa of DANA que conta a nova jornada do aventureiro Adol Christin. Para quem não conhece Ys é uma serie do gênero ARPG que foi extremamente influente para o gênero. Os jogos da serie passam pelas proezas do herói Adol e não são sequencias diretas, ou seja, cada aventura é única e você pode acompanhar a historia sem nenhum conhecimento prévio.

O inicio da aventura é marcado pela possibilidade de conhecer os tripulantes do navio.

Tudo se inicia a bordo do cruzeiro Lombardia onde você pode conhecer boa parte dos personagens. Ele é atacado por um animal marinho gigante e todos vão parar em uma ilha amaldiçoada chamada Seiren, local onde já houve vários naufrágios e que ninguém jamais conseguiu retornar.

Herói ou marinheiro? Você decide !

Ao chegar na ilha Adol se encontra sozinho e logo vai começar a achar tripulantes que estavam na mesma embarcação para organizar um acampamento e tentar achar uma solução para os acontecimentos.

A variedade de cenários é generosa com pântanos, florestas, praias e cavernas. Os cenários são interligados e muitas vezes uma Dungeon pode abrir atalhos para lugares anteriores.

Cheio de lugares misteriosos e que são ótimos de explorar

Há uma variedade de itens que devem ser coletados para melhorar suas armas, construir novos itens, preparar poções, realizar Quests e usar. Esses itens vem em abundância e o jogador caso precise de algum pode consultar o mapa do jogo para saber onde encontra-lo.

Ao progredir outros membros do Lombardia vão chegar ao acampamento e transforma-lo em uma pequena vila ajudando os residentes uma vez que isso cresce e melhora o local. Assim as Side-Quests são naturais e você vai se pegar fazendo varias delas para isso e ainda descobrir mais da historia do personagem.

Esse morcego deixou de comer frutas a muito tempo e quer engolir os personagens

O jogabilidade é digna de aplausos, o tempo todo tudo parece muito responsivo e bem feito. Você pode e precisa alterar entre os personagens durante a aventura, uma vez que cada monstro tem uma fraqueza diferente e explora-las é essencial.

Os personagens tem técnicas velozes e dinâmicas, sua habilidade nos controles é essencial além de estratégia.

As musicas do jogo são incríveis, a serie Ys é famosa pela sua trilha sonora e aqui não é diferente, sendo uma verdadeira obra de arte. Fiquei escutando fora do jogo de tão boa que ela é.

A variedade de monstros no jogo é grande e cada mestre é sempre uma surpresa

Consta informar que o jogo foi lançado meses atras em outras plataformas, mas contava com um problema na tradução, a versão do Switch conta com uma tradução reformulada que resolver esse empecilho.

Uma dica importante é que no inicio do jogo é perguntado ao jogador se ele quer receber dicas nas telas de carregamento, selecione a opção de não usar dicas. Os carregamentos são muito rápidos e as dicas aparecem por instantes tornando sua leitura inviável. Escolher por não receber dicas deixa o carregamento mais rápido ainda. Isso foi um ponto super positivo para o jogo uma vez que quando você muda de área tem um pequeno carregamento.

Dana é uma grande aventureira e muito forte

O titulo Lacrimosa of DANA deixa a pergunta de quem é ela. Durante alguma parte do jogo Adol vai sonhar com Dana e isso vai contar um pouco da historia da personagem que tem sua própria aventura controlável que esclarece o que está acontecendo nessa ilha tão misteriosa.

Cada inimigo tem um ponto fraco, saiba qual personagem usar

O que precisa ser dito é que o jogo surpreendeu de todas as formas. Ele é muito divertido e me proporcionou muitas horas de imersão, suas musicas incríveis ficaram na minha cabeça durante toda a aventura. Acredito que o único defeito que encontrei é que depois do carregamento para iniciar uma cena não interativa os frames caem um pouco durante uns 2 a 3 segundos, mas durante o jogo isso não acontece.

Em alguns lugares você pode achar pontos de pesca que dão itens e servem para completar uma Side-Quest.

Conteúdo é o que não falta nesse jogo e você vai se pegar passando das 40 horas explorando. Acredito que a Falcom acertou em cheio criando um ARPG que deixa a sensação de uma grande obra.

Mesmo depois de ganhar é bom esquivar o ultimo ataque desesperado

Eu recomendo o jogo para todos os tipos de jogadores, é um daqueles raros jogos que deixam a sensação de aventura. No inicio do jogo é perguntado se você é um marinheiro ou aventureiro… Eu acho que vocês ja sabem a resposta que eu escolhi.

O jogo foi gentilmente concedido pela NIS para esta análise.
(The game was kindly granted by NIS for this review.)
* O lançamento do jogo está previsto para 26/06/2018
** A NIS enviou um comunicado direto informando que o jogo vai receber uma atualização no dia do lançamento para corrigir algumas falhas.
Comentários