A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Análise Ys VIII: Lacrimosa of DANA

15

A aventura é certa em Ys VIII: Lacrimosa of DANA que conta a nova jornada do aventureiro Adol Christin. Para quem não conhece Ys é uma serie do gênero ARPG que foi extremamente influente para o gênero. Os jogos da serie passam pelas proezas do herói Adol e não são sequencias diretas, ou seja, cada aventura é única e você pode acompanhar a historia sem nenhum conhecimento prévio.

O inicio da aventura é marcado pela possibilidade de conhecer os tripulantes do navio.

Tudo se inicia a bordo do cruzeiro Lombardia onde você pode conhecer boa parte dos personagens. Ele é atacado por um animal marinho gigante e todos vão parar em uma ilha amaldiçoada chamada Seiren, local onde já houve vários naufrágios e que ninguém jamais conseguiu retornar.

Herói ou marinheiro? Você decide !

Ao chegar na ilha Adol se encontra sozinho e logo vai começar a achar tripulantes que estavam na mesma embarcação para organizar um acampamento e tentar achar uma solução para os acontecimentos.

A variedade de cenários é generosa com pântanos, florestas, praias e cavernas. Os cenários são interligados e muitas vezes uma Dungeon pode abrir atalhos para lugares anteriores.

Cheio de lugares misteriosos e que são ótimos de explorar

Há uma variedade de itens que devem ser coletados para melhorar suas armas, construir novos itens, preparar poções, realizar Quests e usar. Esses itens vem em abundância e o jogador caso precise de algum pode consultar o mapa do jogo para saber onde encontra-lo.

Ao progredir outros membros do Lombardia vão chegar ao acampamento e transforma-lo em uma pequena vila ajudando os residentes uma vez que isso cresce e melhora o local. Assim as Side-Quests são naturais e você vai se pegar fazendo varias delas para isso e ainda descobrir mais da historia do personagem.

Esse morcego deixou de comer frutas a muito tempo e quer engolir os personagens

O jogabilidade é digna de aplausos, o tempo todo tudo parece muito responsivo e bem feito. Você pode e precisa alterar entre os personagens durante a aventura, uma vez que cada monstro tem uma fraqueza diferente e explora-las é essencial.

Os personagens tem técnicas velozes e dinâmicas, sua habilidade nos controles é essencial além de estratégia.

As musicas do jogo são incríveis, a serie Ys é famosa pela sua trilha sonora e aqui não é diferente, sendo uma verdadeira obra de arte. Fiquei escutando fora do jogo de tão boa que ela é.

A variedade de monstros no jogo é grande e cada mestre é sempre uma surpresa

Consta informar que o jogo foi lançado meses atras em outras plataformas, mas contava com um problema na tradução, a versão do Switch conta com uma tradução reformulada que resolver esse empecilho.

Uma dica importante é que no inicio do jogo é perguntado ao jogador se ele quer receber dicas nas telas de carregamento, selecione a opção de não usar dicas. Os carregamentos são muito rápidos e as dicas aparecem por instantes tornando sua leitura inviável. Escolher por não receber dicas deixa o carregamento mais rápido ainda. Isso foi um ponto super positivo para o jogo uma vez que quando você muda de área tem um pequeno carregamento.

Dana é uma grande aventureira e muito forte

O titulo Lacrimosa of DANA deixa a pergunta de quem é ela. Durante alguma parte do jogo Adol vai sonhar com Dana e isso vai contar um pouco da historia da personagem que tem sua própria aventura controlável que esclarece o que está acontecendo nessa ilha tão misteriosa.

Cada inimigo tem um ponto fraco, saiba qual personagem usar

O que precisa ser dito é que o jogo surpreendeu de todas as formas. Ele é muito divertido e me proporcionou muitas horas de imersão, suas musicas incríveis ficaram na minha cabeça durante toda a aventura. Acredito que o único defeito que encontrei é que depois do carregamento para iniciar uma cena não interativa os frames caem um pouco durante uns 2 a 3 segundos, mas durante o jogo isso não acontece.

Em alguns lugares você pode achar pontos de pesca que dão itens e servem para completar uma Side-Quest.

Conteúdo é o que não falta nesse jogo e você vai se pegar passando das 40 horas explorando. Acredito que a Falcom acertou em cheio criando um ARPG que deixa a sensação de uma grande obra.

Mesmo depois de ganhar é bom esquivar o ultimo ataque desesperado

Eu recomendo o jogo para todos os tipos de jogadores, é um daqueles raros jogos que deixam a sensação de aventura. No inicio do jogo é perguntado se você é um marinheiro ou aventureiro… Eu acho que vocês ja sabem a resposta que eu escolhi.

95%
Imperdível

Ys VIII: Lacrimosa of DANA é um jogo incrível e inesquecível. Sua excelente trilha sonora e sensação de aventura alegraram muito os momentos que passei com ele. É um jogo obrigatório para os donos de um Nintendo Switch.

  • Total
O jogo foi gentilmente concedido pela NIS para esta análise.
(The game was kindly granted by NIS for this review.)
* O lançamento do jogo está previsto para 26/06/2018
** A NIS enviou um comunicado direto informando que o jogo vai receber uma atualização no dia do lançamento para corrigir algumas falhas.

Deixe um comentário

15 Comentários em "Análise Ys VIII: Lacrimosa of DANA"

Ser notificado por
ChevalierSilver
Amiibo

Por algum motivo eu ainda acho dificil de acreditar que esse jogo seja tudo isso mesmo. Nao seria a primeira vez que subestimo um jogo muito bom,porem tudo nesse jogo parece ter ideias tao basicas pra mim,nada muito mindblowing ou chamativo. Esse jogo consegue subir ao nivel do xeno 2 em termos de historia personagens e customização? .

RafaelElias
Amiibo

Não joguei Xeno2 ainda.
Mas posso garantir que Ys VIII é um jogo completamente incrível, com ótimo gameplay, ótima trilha sonora, ótima direção de arte, ótima história, ótimos personagens, ótima ambientação, e tudo mais que se tem direito.

GuiTrentini
Amiibo

O Johnny do canal Happy Console Gamer adora essa franquia, mas eu nunca joguei nenhum jogo dela. É bom começar por esse mesmo? (Li que as histórias dos jogos são independentes, mas zelda por exemplo o pessoal costuma recomendar alguns pra quem quer entrar na série)

cvertigem
Amiibo

Toda essa série de jogos é boa, eu só não curti os primeiros, comprei na Steam remasterizados mas não me agradei do sistema de combate deles…

SephLuis
Redator

Só relembrando que a tradução nova também está disponível em outras plataformas.
A maior vantagem da versão de Switch é a portabilidade que veio a custa da taxa de frames e resolução.

RafaelElias
Amiibo

ESSE JOGO É MUITO F*DAAAAAAAA
Comprem por favor

cvertigem
Amiibo

Vou comprar sim, mas no Switch (sei que você joga no PC, tenho você na Steam)

Mas tem muita coisa na frente na lista

RafaelElias
Amiibo

O importante é jogar, não importa quando ou a plataforma rofl

Emissario
Amiibo

Cacilda. Nem sabia que já tinha sido lançado.

Mariokun
Amiibo

Na realidade o jogo será lançado na semana que vem (26/06/2018).

Emissario
Amiibo

valeu MarioKun.