A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Artigo – First e Second-Party, AAA, AA e Indie: Os termos utilizados para ‘definir’ o investimento e importância dos jogos

Olá Leitores!

Este é um artigo no qual visamos esclarecer algumas dúvidas referente aos principais termos utilizados na indústria de desenvolvimento e publicação de jogos para os mais variados consoles. Muito se comenta na internet de maneira equivocada, que um gênero — ou os gráficos — são fatores determinantes no que se refere a classificar um título como AAA, AA ou Indie, mas como eu já disse aqui: está errado.

Para começarmos a entender esse “dicionário de classificação gamer”, vamos partir dos seguintes termos:

Jogos First-Party

  • São títulos desenvolvidos pela empresa detentora da plataforma (Nintendo, Sony ou Microsoft) — ou por alguma terceirizada em parceria com aval de uso das Propriedades Intelectuais e exclusivos daquele sistema.
    • ExemplosMario, Pokémon, Metroid, The Legend of Zelda

Nota: Aqui, ignoramos a disponibilização dos jogos no Windows como “quebra de exclusividade”, uma vez que jogos como Forza ou Days Gone, por exemplo, não podem ser utilizados nas plataformas ‘adversárias’.

As Perguntas:

P: Mas como fica Pokémon?

R: Pokémon (a franquia principal) é desenvolvido pela The Pokémon Company — corporação composta pela Nintendo (majoritária), Creatures Inc. e a Game Freak. Claro que spin-offs e jogos mobile — hoje em dia os remakes de Pokémon Diamond & Pearl com a ILCA Inc. —  se encaixam como Second-Party e não First, mas os títulos principais como Pokémon SwordShieldPokémon Legends: Arceus são co-desenvolvidos por equipes da Nintendo (EPD de apoio, subsidiárias), pela Creatures e também pela Game Freak (majoritária). Sendo assim: First-Party & AAA.

Jogos Second-Party

  • É um termo utilizado para jogos desenvolvidos inteiramente por empresas terceiras com uso das Propriedades Intelectuais da detentora da plataforma (Nintendo, Sony ou Microsoft) — ainda se mantendo exclusivos daquele sistema.
    • Exemplos: Fire Emblem Warriors, Hyrule Warriors, New Pokémon Snap, Bayonetta 3, Astral Chain

Jogos Third-Party

  • É um termo utilizado para jogos desenvolvidos inteiramente por empresas terceiras, geralmente multi-plataformas independente da sua escala de investimento ou importância.
    • Exemplos: FIFA, DOOM, Just Dance, Need for Speed, Legend of Mana, Final Fantasy

Agora que entendemos o conceito das equipes que trabalham nos jogos, podemos partir para os termos que “explicam” mais ou menos o quanto de investimento foi concedido para uma determinada IP — e o quanto a indústria espera de retorno de cada projeto.

Jogos AAA

  • São títulos de grande investimento desenvolvidos por qualquer companhia que espera alto número de vendas e algum tipo de impacto maior na sua receita financeira e também no mercado de videogames.
    • ExemplosMario, Pokémon, Metroid, The Legend of Zelda

As Perguntas:

P: Um jogo 2D pode ser considerado AAA?

R: Sim, seu gênero não é o que define o tamanho de investimento e receita esperada pela companhia. Jogos de franquias da Nintendo como KirbyMetroid são considerados como AAA pelo investimento, importância da série e retorno esperado quando lançado.

P: Um jogo com gráficos simples pode ser considerado AAA?

R: Como na questão anterior, a resposta aqui é a mesma. The Legend of Zelda: Link’s Awakening é um exemplo básico de jogo AAA com estilo gráfico totalmente diferente dos jogos mais recentes da franquia Zelda que possui um investimento menor, mas com expectativa de receita dentro do leque de “jogos importantes” da companhia.

Jogos AA

  • São títulos de grande investimento desenvolvidos por companhias independentes e publicados por empresas de grande porte, sempre se mantendo como exclusivos dessa editora.
    • ExemplosLife is Strange, Fe, Cuphead, A Plague Tale: Innocence

Nota: A Nintendo trabalha com alguns estúdios independentes, mas seus jogos não podem ser considerados como “AA” porque nenhum desses estúdios possuem direito sobre as IPs que são publicadas pela companhia.

Jogos Independentes

  • São títulos com investimentos menores, desenvolvidos e publicados por companhias de pequeno porte.
    • ExemplosStardew Valley, Axiom Verge, Celeste, Cadence of Hyrule, Baldo

Agora você sabe mais ou menos como funciona a definição dos jogos na indústria, vale dar alguns toques na hora que você assistir um trailer de anúncio de algum jogo e for julgá-lo:

  • Um gênero não define se um jogo é AAA, AA ou independente, é o tamanho do investimento e a empresa detentora da IP que dita isso;
  • Ser um jogo independente não o define como um título de qualidade menor ou duvidosa, por vezes presenciamos títulos premiados e históricos nessa indústria — ou você já esqueceu que Minecraft nasceu como um jogo Indie? Hades e Stardew Valley são outros bons exemplos de jogos de qualidade presentes nesse mercado.
  • Gráficos não são parâmetro de julgamento para investimento ou importância de um título na indústria. As companhias definem um estilo de acordo com o projeto e anos de estudo, não visando limitar o uso de recurso financeiro ou esperando alcance menor do público.
  • Seu gosto pessoal NÃO DEFINE a importância ou o tamanho do investimento de um jogo exposto no mercado. É o famoso “se eu não gosto, não conta”, a parte mais equivocada e leviana utilizada como desculpa para menosprezar um produto que não lhe agrada — generalizar uma opinião pessoal sempre será um erro.

E aí amiguinho(a), espero que você tenha entendido e melhore seu julgamento quando algum jogo for anunciado daqui pra frente… ficou fácil heim?!

Comentários