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#Artigos e Colunas dos Usuários 3 – Mega Man Retrospectiva da Série Clássica

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#Artigos e Colunas dos Usuários – É uma serie que homenageia os usuários do Switch-Brasil com o objetivo de trazer o conteúdo que vocês fazem com tanta dedicação. É importante citar que o Switch-Brasil não está opinando e todo o conteúdo do texto é de exclusiva responsabilidade do escritor.

Por: Shadow Moon

Olá para quem vai ler essa boa quantidade de textos.
Estamos chegando perto do lançamento do Mega Man Legacy Collection para o Switch, no mesmo ano que vai sair a coleção da série X e o novo Mega Man 11, resolvi “maratonar” a franquia enquanto espero os lançamentos, em especial o 11 e compartilhar com vocês o que acho da minha franquia favorita.
Pretendia analisar jogo por jogo, no caso os 10 jogos do Mega Man Clássico, mas achei melhor fazer tudo em uma só matéria com pequenas analises sobre cada jogo e um pouco do que eu sei sobre essa franquia que há tanto tempo faz parte da minha vida.

Criado por Akira Kitamura(bom frisar essa parte para que erros não se repitam no futuro) e com a ajuda no desenho(não confundir com design) do Keiji Inafune, originalmente recebeu diversos nomes como Mighty Kid, até que a Capcom Optou por Rockman e que foi transformado em Mega Man quando lançado fora do Japão, por um Presidente da Divisão De Produtos Para Consumo(Joe Morici, culpem este cara) achar o nome “horrível”, o nascimento da franquia foi um dos primeiros esforços da Capcom nos consoles arcades, anteriormente seu foco era nas maquinas de arcade, sendo assim, a empresa disponibilizou uma pequena equipe para que o projeto de Akira Kitamaru fosse feito.

Em uma entrevista, Kitamura revelou que ele sentia que os jogos da época eram injustos e afastavam os jogadores em determinando momento quando a dificuldade se tornava um problema, ele jogou diversos jogos para aprender como isso funcionava e garantir que seu jogo tivesse uma curva de aprendizado, aprendendo que se os inimigos do jogo tivessem um comportamento melhor construído e colocados em locais bem pensados nas fases, iria obter um jogo de ação mais refinado com o que se tinha na época.

Kitamura queria que atingir duas metas com o seu jogo, que conseguissem finalizar do inicio ao fim em 1 hora e que criar algo que fizesse os jogadores voltarem para jogar diversas vezes.
Para atingir a primeira meta, ele calculou o tamanho das fases tendo como base a velocidade dos passos de Mega Man e o quanto ia demorar para finalizar cada fase, feito isso ele dividiu o jogo em duas partes, os primeiros 6 Robot Masters e Wily Stages. com todo esse zelo o jogo foi lançado.

Agora irei falar sobre cada um dos jogos, não irei fazer uma análise aprofundada, mais um resumo dos seus pontos fortes e fracos e o que cada jogo trouxe para a franquia.

 

MEGA MAN

O jogo tem inicio no ano 200X, Dr. Light um renomado cientista criador de Robôs que ajudam os Humanos em diversas áreas, até que algumas de suas criações ficam fora de controle e começam a atacas os Humanos, entre eles 6 de seus Robôs designados para o trabalho industrial, depois de perceber que o culpa por trás deste descontrole de suas criações foi o seu antigo rival, Dr. Wily, vendo essa situação o Robô ajudante pessoal de Dr. Light se propõe a ser transformado em uma maquina de luta para poder parar os seus “irmãos” e os planos de Dr. Wily

Os visuais do jogo são bons em comparação a alguns de seus contemporâneos, tentando oferecer cores distintas em suas mais de 6 fases o máximo que poderiam na época.

Já o gameplay não envelheceu em nada, temos aqui o tradicional Mega Man, com pulo e seus tiros, podendo pegar novos tiros de cada Robot Master que derrotar, é simples comparado a todos os outros jogos da franquia, mas não é por ser simples que vai ser ruim.
o level design não é nada impressionante e não se tem fases tão criativas como iremos ver em outros títulos, mas é tudo muito bem feito e pensado, apesar da fama da franquia o jogo é muito mais justo com o jogador do que muitos jogos daquela época.

Nesse primeiro temos somente 6 Robot masters, todos bem variados e com design cativante, cada um com seu padrão de golpes, e até que uma boa variedade de inimigos para um jogo curto. além disso o jogo tem um sistema de pontos coletando esferas espalhadas pelas fases mas que não dão em nada, eu imagino que em algum momento o jogo foi pensado para o arcade, mas é só isso que consigo pensar, quando jogarem não se preocupem em coletar essas esferas e claro, as músicas, um dos pontos fortes em todos os jogos da franquia e neste primeiro não poderia deixar de ser, temos musicas muitos boas e uma em especial que não é tão falada, a primeira do wily stage:

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6 Comentários em "#Artigos e Colunas dos Usuários 3 – Mega Man Retrospectiva da Série Clássica"

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Bodii
Amiibo

Eu era viciado em Rockman 1, 2 e 3.
Não sei as versões originais, mas a versão que eu tinha, 60 pinos não original, no Rockman 3, se você mantivesse pressionado o botão para direita no segundo controle o Rockman saltava mais alto e não morria ao cair nos buracos. Só morria perdendo life ou colidindo com espinhos.

Eu era tão viciado que ligava Rockman 3 só pra escutar por horas a musica inicial.

Shadow Moon
Amiibo

a musica inicial do 3 é muito boa!
eu não sabia desses truques, depois vou tentar quando jogar o complete works.

Zain Zahir
Amiibo

Gostei do nove e do dez justamente porque a jogabilidade ficou super simples.

Isso me fez lembrar do conceito dos jogos de luta da franquia Street Fighter. Hoje há tantos comandos especiais que tem como objetivos diversas coisas, mas destaco dois: 1- Foi uma maneira criada para fazer reviravoltas nos combates de forma mais precisa e mais rápidas, já que os golpes normais tiram menos de 3% de dano na maioria das vezes; 2- é uma forma atraente de renovar e turbinar movimentos velhos, dando ao jogo um ar de novidade e evolução.

No entanto, sem querer, acaba tirando parte da estratégia dos combates a longo prazo. A partida fica dinâmica e charmosa, mas o polimento do jogador enquanto jogador mesmo fica decadente. Muitos jogadores se afastaram da franquia por conta disso (claro que também trouxe novos jogadores, mas o fato é que a franquia teve uma queda ao longo dos anos, mesmo com popularidade da série Alpha). Não é atoa que Street Fighter IV resgatou um pouco disso tudo apelando para o visual retrô/moderno, resgatando o interesse de muitos que haviam largado os jogos da série no 2. E talvez isso explique as mudanças de comandos ocorridas em Street Fighter V, outra tentativa de trazer novos jogadores e também resgatar antigos (apelando para o mesmo visual do segundo título).

Acho que com Mega Man algo similar ocorreu, principalmente com a série X que trouxe novos fãs, mas afastou muitos fãs antigos. Depois de um fraco Mega Man 7 (sim, eu acho fraco), jogar a série X não era o que muitos queriam, mesmo trazendo novos fãs e agradando alguns fãs antigos. A verdade é que a série X em diante foi quando Mega Man foi perdendo sua popularidade. Na real, ainda há muitos jogadores que não ligam para nada disso e querem apenas curtir o gameplay simples e ponto.

Mega Man 11 está com uma proposta similar ao Street Fighter IV/V. O visual não é tão moderno, ainda lembra jogos antigos, mas com um polimento mais refinado (ou seja, tentativa de atrair antigos fãs), mantendo jogabilidade mais “evolutiva”, tentativa de manter os novos fãs. É uma mesclagem.

OBS: Deveriam fazer uma revisão no texto quando for postar em notícias essas colunas/artigos. Não foram erros bobos, foram erros graves e básicos da escrita. Talvez seu autor não tenha tido tempo para uma revisão ou mesmo passar o texto num corretor básico, acho que corrigiria muitas coisas simples, como iniciar frases com letras maiúsculas, só para citar um exemplo.

OBS 2: A última vez que pedi para corrigir algo em um texto aqui no site, o autor do texto pareceu se irritar dizendo coisas que nada tinham a ver, como: “não ser nenhum trabalho acadêmico” ou “não necessitando seguir regras da ABNT”. No entanto, essas regras básicas textuais não são da ABNT, é da gramática mesmo. E acho que, assim como falei antes, é legal os textos terem esse “acabamento” bem feito, já que vai ficar “eternizado” no site e não é uma notícia passageira, mas algo que sempre pode ser revisitado.

Em fim, não precisa fazer ou mudar nada. É só uma dica de alguém que acha que esse pequeno detalhe gramatical pode ajudar a tornar a experiência no site mais rica. No mais, foi um bom texto (o conteúdo) e ajuda a alimentar a ansiedade pelo novo título.

Shadow Moon
Amiibo

se acha o 7 um jogo fraco ou a ideia de “mais simples melhor”, então não jogou todos da franquia, ele e o 8 são os que mais se arriscaram na franquia e que mais conteúdo tiveram, não vou ficar querendo fazer pouco caso dos outros jogos, mas depois de jogar tanto eles, o 7 e o 8 sem sombra de dúvidas são uma bela brisa de novidade e diversão toda vez que revisito a franquia.

sobre a gramática, eu escrevi e não encontrei nenhuma quantidade de erros que falou, comecei com letra maiúscula os parágrafos e alguma palavras para destacar do restante do texto, como se deve ser usado.
escrevi tudo de uma vez por horas, enquanto relembrava de cada jogo pra não sair falando bobagem e passar falsa informação, até chequei uma extensa(e desconhecida) entrevista do criador da franquia com o mangaka oficial da mesma, para confirmar as informações iniciais do artigo.
e sim, utilizei o corretor automático, apesar de detestar o que foi incluso no windows 10. principalmente por ser muito falho com certas palavras.
tentei escreve de maneira simples, sem palavras desnecessariamente complicadas que tornariam o texto ainda mais cansativo do que seria, e repeti o uso de algumas palavras, o que é normal mas confesso que nisso eu poderia ter me empenhado mais.

cvertigem
Amiibo

Shadow Moon se puxou nesse artigo hein

Sei que é do Mega Man X, mas um vilão do Mega Man que eu acho zika é o Vile

Ansioso pelas coletâneas e pelo Mega Man 11

Shadow Moon
Amiibo

foram umas 5 horas escrevendo XD
o vile é muito bom mesmo, inclusive dá pra jogar com ele na campanha do remake do mega man x pro psp, torna o jogo 10x mais difícil por sinal, espero muito que esse remake esteja disponível no collection do x.