A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Brasil | Como está o reparo dos Joy Cons agora?

Enviei os meus para a assistência, e narro a experiência aqui para vocês.

ATUALIZADO EM 02/10, às 15h

Então você tem um (ou mais) Joy Con que não está mais funcionando por causa do Drift. Você não está a fim de gastar dinheiro em outros controles, ou está cansado de fazer isso, e tá com uma coleção de cores diferentes, e todas elas não seguindo suas direções? Seus problemas terminaram! Temos uma assistência técnica que funciona agora no Brasil, e vou contar a vocês como foi a experiência.

Como informamos aqui, a Deal4b foi revelada no começo de setembro como a nova autorizada para serviços de reparo da Nintendo no Brasil. Depois de meses de pandemia brigando com o Drift do meu único par de Joy Cons, resolvi entrar em contato com eles para saber como era o procedimento.

Liguei para eles, a pessoa que me atendeu foi solícita, e explicou rapidamente como era o procedimento. Acompanhem comigo:

Primeiro, você envia um e-mail para [email protected], com o assunto “Reparo Joy Con Nintendo Switch“. No texto do e-mail, você envia as seguintes informações: Seu nome completo, CPF, endereço completo com CEP e um telefone de contato.

Além disso, informe o serial dos Joy Cons que você vai enviar, assim como o Serial do seu console. Você encontra os números seriais dos Joy Cons entrando nas Configurações do seu Switch, depois selecionando Sistema e Informações de Serial. Vai aparecer a lista dos seriais do console, da bateria e dos Joy Cons conectados. Se você tiver mais de um Joy Con, é só retirar o que está conectado e conectar os outros, a mudança é instantânea.

Informação de Serial

Outra coisa que eles pedem é para que, se possível, envie com o e-mail um vídeo do problema, confirmando que é Drift. Eu fiz isso filmando a parte de calibragem do controle. Ainda nas Configurações, você pode ir em Controles e Sensores, a opção para Calibrar o seu controle. Na tela a seguir, você consegue demonstrar, filmando, que o direcional não segue suas direções. Faça isso com todos os Joy Cons que estiverem apresentando problema de drift, e mande junto no e-mail. Não é algo 100% necessário, mas ajuda na hora de eles acelerarem o procedimento. Você também pode filmar jogando alguma coisa, se preferir.

Calibrar Controle

Se você tiver algum problema que não seja Drift, será necessário apresentar a Nota Fiscal, então tire uma foto dela e anexe ao e-mail. Caso seja apenas Drift, como já informamos por aqui também, não é necessário.

três melhorias claras em relação ao processo anterior: A primeira delas é que não há limite de Joy Cons por envio. Se você tiver 10 Joy Cons com Drift, pode mandar todos. Caso eles não tenham alguma das cores, eles mandam um e-mail informando, e apresentando as opções. A segunda melhoria é que você não paga o envio. Eles mandam um e-mail com a logística reversa, você só precisa levar o número até uma agência dos Correios, e nem precisa colocar numa caixa (embora seja uma boa envolver seus controles em papel ou plástico-bolha, para que não se danifiquem no transporte), porque a autorização de postagem que eles enviam também dá o direito a uma caixa dos Correios. A terceira melhoria é que o procedimento está bem mais fluido e tranquilo, bastando um e-mail para isso. Não precisa nem ligar.

O atendimento é super rápido. Eu mandei e-mail para eles no dia 17 de setembro, e no mesmo dia, já recebi o código de postagem reversa. Postei no dia seguinte, e recebi meus Joy Cons de volta no dia 29. De acordo com eles, após o recebimento dos Joy Cons, eles têm até 4 dias úteis para fazer a postagem. E cumpriram.

Os Joy Cons chegam novos, são já a “versão brasileira”, com um selinho de serial e outro da Anatel. Eles também enviaram a nota fiscal dos novos Joy Cons, além de duas páginas impressas com instruções pós-reparo e informações adicionais que ajudam os donos de Nintendo Switch a cuidarem melhor de seus consoles e a aproveitarem-nos ao máximo.

Um detalhe importante: esse reparo serve apenas para os controles fabricados pela Nintendo. Enviei junto meu D-Pad da Hori, eles foram gentis em levar a pergunta para a Nintendo, e eles não estão autorizados, ao menos neste momento, a sequer realizar o reparo dos controles da Hori. Pedi para orçarem o conserto, por imaginar que não poderiam trocar, e eles responderam que não era possível fazer isso, então caso você tenha problema de Drift num controle da Hori, ainda será necessário entrar em contato com a própria Hori para sanar, e não há representação oficial no Brasil.

De qualquer forma, estou plenamente satisfeito com a qualidade do suporte oferecido pela Deal4b, e acredito que a mudança veio para melhorar a vida dos donos de Nintendo Switch no Brasil.

ATUALIZAÇÃO: Em contato com a Deal4b, referente às informações do Switch Lite e do Pro Controller, as informações são as seguintes: Caso você queira resolver o problema do Switch Lite, eles fazem apenas a troca do console, estando disponíveis as cores cinza, amarelo e rosa, e sendo necessário o pagamento de 1.059 reais. Caso você tem problema no Pro Controller, eles também só fazem a troca, mediante o pagamento de 279 reais.

Comentários