A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Cooking Mama: Cookstar – Office Create emite comunicado sobre lançamento não autorizado do jogo

Título foi disponibilizado e retirado rapidamente da Nintendo eShop.

A criadora e detentora dos direitos de propriedade intelectual da franquia Cooking Mama, Office Create, publicou recentemente um comunicado referente à Cooking Mama: Cookstar, um nvoo jogo da franquia desenvolvido pela 1st Playable Productions e publicado pela Planet Entertainment e disponibilizado em mídia física para o Nintendo Switch.

No comunicado a companhia informa que licenciou a franquia para que a Planet Entertainment pudesse desenvolver o título inédito, mas ele não atingiu os padrões de qualidade esperados pela Office Create. Com rejeição de diversos pontos, a Planet Entertainment era obrigada a corrigi-los por contrato para que pudesse lançar o jogo com aprovação da Office Create.

Também foi apontado pela Office Create que as companhias não possuíam autorização para desenvolver uma versão de Cooking Mama: Cookstar para o PlayStation 4. Essa versão segue listada para chegar às lojas em algum momento de maio, mas a Planet Entertainment não possui a franquia licenciada para tal.

Ações legais estão sendo avaliadas pela Office Create contra a Planet Entertainment, mas os detalhes não foram compartilhados no momento.

Confira o comunicado na íntegra abaixo:

Re: Lançamento não autorizado de Cooking Mama: Cookstar pela Planet Entertainment LLC

Gostaríamos de agradecer aos fãs e clientes por seu apoio ao longo dos anos à franquia Cooking Mama. Como muitos de vocês sabem, a Planet Entertainment LLC (sede: Connecticut, EUA; “Planet”) lançou recentemente Cooking Mama: Cookstar à venda nos EUA, Europa e Austrália. Esta foi uma versão não autorizada em violação ao contrato da Planet com o Office Create.

Em agosto de 2018, o Office Create licenciou a Planet para desenvolver o jogo Cooking Mama: Cookstar para o Nintendo Switch. Infelizmente, a qualidade das versões do jogo falhou em atender aos padrões que nossos clientes esperam e merecem. O Office Create rejeitou uma ampla gama de deficiências que afetam a sensação geral, a qualidade e o conteúdo do jogo. No entanto, apesar de ser contratualmente obrigado a corrigir as deficiências identificadas e reenviar o jogo corrigido para aprovação do Office Create, o Planet lançou o Cooking Mama: Cookstar sem abordar todas as rejeições e sem a aprovação do Office Create.

Também fomos informados que a Planet e / ou seu distribuidor europeu estão promovendo o próximo lançamento europeu de uma versão para PS4 de Cooking Mama: Cookstar. A Office Create não licenciou a Planet (ou qualquer outra entidade) para criar jogos de Cooking Mama para PS4. A Office Create em si não esteve envolvido no desenvolvimento de nenhum jogo para PS4 de Cooking Mama.

Em 30 de março de 2020, a Office Create notificou a Planet de seu cancelamento imediato da licença devido à violação material intencional do contrato de licença pela Planet. Apesar de tal aviso, a Planet continua a anunciar e vender a versão não autorizada de Cooking Mama: Cookstar em seu site, em violação intencional dos direitos do Office Create. Até o momento, o Planet não confirmou o status da versão não autorizada do PS4.

A Office Create está avaliando todas as ações legais contra a Planet para proteger nossos clientes, direitos de propriedade intelectual e a série Cooking Mama. Enquanto isso, agradecemos a nossos clientes e fãs leais de Cooking Mama por seu apoio contínuo e lamentamos sinceramente qualquer confusão e decepção causada pela conduta da Planet.

Comentários