A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Debate: Multiplayer Online vs. Local

20

Um dos temas mais discutidos hoje na internet é referente ao multiplayer. Alguns jogadores preferem o multiplayer online e outros preferem o velho side-screen entre amigos. Uns cobram servidores melhores de alguns jogos, do lado da Nintendo são inúmeras reclamações no jogo The Legend of Zelda:TriForce Heroes e outros reclamam da falta de um multiplayer local, caso da série Battlefield (PS4/XONE/PC), por exemplo.

O estilo de jogo influencia diretamente o seu multiplayer, pois suas mecânicas podem sim funcionar melhor no online do que no local e vice-versa:

-Jogos de FPS, por exemplo, tem um multiplayer online muito mais requisitado do que o local. O maior exemplo disso é a série Call of Duty, que possui ambos os modos e a maioria esmagadora prefere jogar online. Sistema de patentes funcionam bem e aumenta ainda mais a competitividade do jogo com rankings mundiais e entre amigos, tudo online.

-Jogos de luta, por exemplo, tem um multiplayer local mais requisitado pelos jogadores e apesar da maioria ter seu modo online muito divertido, jogar algum jogo de luta localmente é sempre mais legal.

-Outros jogos conseguem mesclar isso perfeitamente, jogos de futebol como FIFA, por exemplo possuem os dois modos e ambos são muito divertidos de jogar e você perde horas e horas jogando qualquer um deles. Quer outro exemplo? A série Mario Kart, que faz isso com tanta perfeição, que há a opção de jogar localmente online. Quem não conhece Mario Kart 8 pode achar um pouco confuso, mas funciona muito bem e arrisco dizer ser o modo mais divertido da série. Fora que o próprio console da Nintendo estimula os jogadores experimentarem todos os modos de Mario Kart.

-Há ainda jogos que simplesmente não encaixam num perfil multiplayer. The Elders Scrolls V: Skyrim é o melhor exemplo que posso dar, já que é um experiência totalmente single player e o jogo é ainda melhor sendo assim. The Elders Scrolls Online não funciona muito bem, e ainda que há pessoas que joguem, está longe de ser um jogo memorável como Skyrim.

Ou seja, é muito relativo se um jogo deve ter um multiplayer online ou local (as vezes ambos ou nenhum), pois o que define a qualidade disso é o estilo e características do jogo. Há ainda quem não goste de jogar multiplayer, seja ele local ou online.

Mas o ponto principal aqui é sua opinião. Comente qual sua opinião em relação aos multiplayers. Prefere online ou localmente? Quem sabe os dois juntos?

Deixe uma resposta

20 Comentários
  1. Jumpman Diz

    Prefiro o local, por saudosismo, mas ultimamente tenho jogado somente online.

  2. Mcl_Blue Diz

    Em consoles, eu dou mais valor a multiplayer local, e no PC ao online.

  3. wiiner Diz

    Como dou preferencia para jogar com os amigos eu prefiro o multi local, últimos jogos que me recordo de ter jogado online foram Pokemon Omega Rubby e Monster Hunter Generations(o primeiro para testar um time novo e o segundo para caçar um monstro que que estava dando trabalho com um amigo no multi local.

    Fico com vontade de quebrar o disco quando pego um jogo de uma EA da vida e não tem multi local.

  4. Think Diz

    Local always!!!!
    Minha infancia e adolescencia foi jogando multiplayer local! Eu e meu irmão sempre pegavamos os jogos cooperativos e jogava até cansar. Ou então reuniar a galera pra jogar um competitivo como Super Smash, Mario Kart, Mario Party, Goldeneye 007.
    Nada substitui a diversão que é estar com os amigos jogando um bom game!
    Quanto ao online, não consegui me aprofundar na experiencia. Joguei poucas vezes com alguns amigos e a experiencia não chega perto da anterior. Porém é um ótimo recurso, mas que sofre muitas vezes por comunidades tóxicas (criançada boca suja) que não sabe se divertir direito!
    Resumindo, ambas as opções são ótimas, portanto não faz sentido jogos que poderiam muito bem ter multiplayer local e online mas opta por somente online…

  5. Arus Mazak Diz

    O multi-player local sempre vai ser mais divertido. Ter os amigos ao lado, rir com eles, rir na cara dele
    Mas isso não devia impedir o online (e vice versa)
    Quem nunca quis um Mario Party online por exemplo?

    1. Lamartine Diz

      Mario Party online – as pessoas abandonariam as partidas antes de terminar. Ai a graça do jogo ia embora.

      1. Arus Mazak Diz

        rage quiters tem em qualquer jogo e isso não deveria impedir de eu poder jogar ao menos com meus amigos. Como eu disse, o local sempre vai ser mais divertido, mas não deveriam descartar o online. Nem sempre as pessoas tem tempo de se juntar pra jogar, as vezes sequer moramos na mesma cidade dos amigos, seja por mudanças ou por ter conhecido alguém de fora pela internet mesmo

        1. Lamartine Diz

          Não sou contra o online, mas a verdade(pra mim) é que somente o cooperativo ou competitivo em grupo funciona bem. A unica exceção que posso citar são os jogos de luta que por terem partidas rápidas é melhor terminar que dar sair da partida……. ainda assim se tiver ranking ai voltamos pro estado caos.

    2. Arus Mazak Diz

    3. Bocci Diz

      Ainda acho mario kart online tão divertido quanto local hahaha

  6. Necro Diz

    Acho que ambos possuem seus aspectos positivos e negativos. Como @cvertigem disse abaixo, acho que varia muito também de jogo pra jogo,

  7. Alê_Nintendo Diz

    Tudo depende do jogo… todos os modos são bem vindos. Só não devem deixar de lado o local por causa do online. Ou deixar de fazer uma boa experiência single por conta do multi.
    Sobre os multi, com certeza jogar local é sempre mais divertido, nada como ter alguém ao lado e ver a reação e todo resto, tirar aquele sarro… nunca vai ser superado. Claro que nos dias de hj é sempre complicado reunir as pessoas nessas condições. Mas ter um online e poder jogar com as pessoas a distância é muito divertido tb, prático nos dias de hj. E saber que vc tá jogando um modo onde não são bots e sim pessoas pelo mundo a fora tb é demais. Resumindo todos os modos são bons e bem vindos. De preferência que a opção de qual jogar seja de escolha do jogador.

  8. cvertigem Diz

    Pra mim o bom mesmo é ter todos os modos de jogo, como o Mario Kart, Splatoon, Pokkén e Resident Evil Revelations

    Pois tenho amigos que moram em outro estado e me comunico frequentemente pela internet e as vezes marcamos de jogar.
    E tem os amigos que vem aqui em casa, é bom reuni-los para uma jogatina, e é bom que a Nintendo ofereça uma bela quantidade de títulos com essa possibilidade, no PC eu tenho menos opções (ainda assim tem bastante, principalmente jogos indie).

  9. Xenoblade Diz

    Single >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> multi local >>>>> multi on-line

    1. cvertigem Diz

      Depende do jogo hein, fiquei muito feliz quando um colega de aula comprou um 3DS também e pudemos jogar Mario Kart 7 juntos, é bem mais divertido. Depois de desbloquear todos os ítens eu ainda me divirto de vez em quando no online, as partidas são mais imprevisíveis, bom que ainda tem gente que joga.

      1. Xenoblade Diz

        Me refiro a jogos focados em single player. Se formos elaborar uma lista dos 10 melhores jogos de todos os tempos, chuto que 80% dela será exclusivamente de jogos single.

        Há muitos excelentes jogos multiplayer, mas a esmagadora maioria das maiores obras-primas é composta por jogos single.

  10. NMaster Diz

    Se eu tivesse muitos amigos com os mesmos consoles que eu e principalmente com tempo de ficar marcando pra jogar..eu iria preferir mil vezes mais o jogo local..pois no local a gente sabe contra quem estamos jogando, vemos e ouvimos a reação das pessoas ao redor..quanto ao multiplayer online, as vezes pode se tornar algo vazio..solitário..vc sabe que está jogando contra outras pessoas, mas não sabe se é uma criança, um adulto..não sabe se a pessoa está irritada por estar perdendo..ou se ta rindo da sua cara..enfim, não é a mesma coisa. Tem gente q gosta de jogar com audio..mas eu não suporto a ideia de ficar ouvindo pessoas q nem conheço (a não ser que seja audio com algum conhecido). Agora o lado bom de jogar online é que vc pode jogar contra amigos ou familiares mesmo estando longe deles (como é o meu caso).
    Jogo muito Arms online com o meu sobrinho de 7 anos…eu na Inglaterra com ele no Brasil… e é lindo ver a alegria e empolgação dele jogando comigo.

  11. Shadow Moon Diz

    Depende muito de cada jogador.
    Infelizmente perdi muitos contatos na entrada da vida adulta e o online é basicamente minha única opção.
    O local viria a ser o melhor mas não é nada prático dependendo do estilo de vida da pessoa.

  12. lelogaldino Diz

    Eu sempre gostei da tentativa histórica da Nintendo de facilitar o multiplayer local. São vários os exemplos: SNES Multitap, os 4 controles nativos do 64, o download play, agora a possibilidade de compartilhar os joy-cons. E, na boa, pra mim, online é quebra-galho. Acho uma experiência fria. E tem também a questão de lags, e ping e tal que não deixa a experiência tão fiel.

    1. cvertigem Diz

      O WiiU ainda é um fenômeno na minha opinião, pois ele pode te proporcionar um belo X1 em um game de tiro:
      Cada um na sua tela, sem sabe onde o outro está. Pena que são poucos jogos com essa possibilidade (os dois Call of Duty e o 007 Legends, não lembro se tem algum outro).