A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Destrinchamos | Pokémon Legends: Arceus – Tudo o que se sabe sobre o projeto mais ambicioso da Game Freak

O maior e mais importante anúncio do último Pokémon Presents com certeza foi Pokémon Legends: Arceus, projeto extremamente ambicioso da Game Freak que visa levar à franquia para uma nova era em que mescla elementos de RPG à um jogo de ação e batalhas por turnos somadas à exploração em mundo aberto.

Oficialmente, alguns detalhes foram revelados com a apresentação do jogo como o lançamento para 2022, o Arceus como protagonista, uma Sinnoh em era feudal, etc. Acontece que nem todos os detalhes são revelados nos sites oficiais, trailer e até mesmo comunicados à imprensa.

Decidimos então, trazer este artigo com alguns detalhes interessantes que possam ter passado despercebidos no trailer + imagens inéditas vazadas de um material promocional interno da The Pokémon Company Shangai. Confira:

🛠 Nota do Editor: Sim, é um jogo em desenvolvimento, com mais de um ano disponível para aprimoramentos — porém sabemos dos defeitos de performance e gráficos, mas eles não serão temas dessa discussão.

Sistema de Escala e Rastreio Implementados nos Modelos

Um aprimoramento notável em relação aos jogos mais recentes da franquia Pokémon que pôde facilmente ser notado durante a demonstração das batalhas em Legends fica para o sistema de rastreio e também da escala. Observe na animação abaixo, que a escala de ambos Garchomp, Gallade e o próprio protagonista são respeitadas com “fidelidade”, e que além disso, o rastreio se dá da seguinte maneira:

  1. O protagonista ordena o movimento do Gallade olhando para ele
  2. Quando Gallade parte em direção ao Garchomp, o treinador observa cada “passo” dado pelo seu Pokémon
  3. Garchomp aguarda o ataque mas movimenta sua cabeça na direção de movimento do Gallade

Outro detalhe: Pokémon selvagens não parecem ter Níveis… assim como o medidor de experiência não se faz presente na tela para seu Pokémon (possa ser que ela seja exibida pós-batalha, porém).

Confira:

Também nessa mesma imagem e em outras que mostram curtos momentos de batalha, é perceptível que os Pokémon agora se movem fisicamente para atacar seus oponentes (não há mais a transição de cena forçada nos ataques como nos jogos mais recentes) — lembrando muito a abordagem de jogos como Pokémon StadiumPokémon Colosseum.

Competitivo, Idiomas e Multiplayer

Tão logo o anúncio de Pokémon Legends: Arceus foi efetuado, a The Pokemon Company inaugurou sites dedicados ao jogo com mais algumas informações que possam ter passado despercebido — principalmente aqui no ocidente.

O jogo já foi declarado como uma experiência single-player de RPG, aventura e ação (além da própria exploração em mundo aberto no estilo The Legend of Zelda: Breath of the Wild — isso por si só já anularia a existência do competitivo de Pokémon como conhecemos, mas além disso, a descrição de alguns dos Pokémon nem conta com as “Habilidades”, além do próprio site oficial descrever que há suporte para um único jogador — reforçando a ideia de que o objetivo aqui não tem relação nenhuma com batalhar/trocar os monstrinhos com ouras pessoas ao redor do mundo.

No site oficial japonês ainda, foi confirmado suporte aos seguintes idiomas: Japonês / Inglês / Espanhol / Francês / Alemão / Italiano / Coreano / Chinês (tradicional) / Chinês (simplificado).

Outros Aspectos Interessantes do Trailer / Site Oficial

  • Os Pokémon podem ser capturados sem a necessidade de batalhar contra eles;
  • Não há transições entre exploração, captura dos monstrinhos e batalhas, tudo é fluído;
  • A Poké Bola feudal é feita de madeira e conta com uma espécie de “fogos” para sinalizar a captura;
  • Os Pokémon estão com stats alterados — Um Lucario Lv. 11 possui 102 de HP — isso seria impossível mesmo com sua felicidade e outros stats no máximo nos jogos atuais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os Vazamentos da Pokemon Shangai

Algumas horas antes da apresentação Pokémon Presents ir ao ar no último dia 26, documentos promocionais internos da The Pokemon Company Shangai acabaram vazando com imagens e pequenos detalhes bem interessantes sobre algumas das características que encontraremos em Pokémon Legends: Arceus.

Confira as imagens a seguir e o que podemos visualizar deles a partir de suas traduções:

A primeira leva de imagens mostra o seguinte:

Ações do Treinador

  • Rolagem para escape/abordagem
  • Agachar para abordagem silenciosa/se esconder
  • Lançamento de Poké Bola para captura

Ações dos Pokémon

  • Montaria para deslocamento rápido
  • Montaria para escalada de montanhas
  • Montaria para transporte aéreo

As montarias no entanto, podem não representar Pokémon e sim serem apenas protótipos — a montaria para deslocamento terrestre, por exemplo, se parece bastante com o alce que utilizamos em the Legend of Zelda: Breath of the Wild. Mas também não se descarta que Pokémon atuais tenham outras formas nessa época.

A segunda leva de imagens mostra o seguinte:

Sistema de Batalha ATB

Mais interessante que a primeira imagem, a segunda destaca o sistema de batalhas ATB (Batalhas de Ação por Tempo) em que uma batalha fluída ocorre graças ao Sistema de Medidor ATB (muito comum em outros RPGs de ação como Final Fantasy mais recentes, por exemplo). Na prática, os Pokémon só atacam quando a contagem regressiva desse medidor acaba e permite que ele aja independente do que estivermos fazendo no nosso lado.

Na prática: Quando abordamos um Pokémon selvagem, devemos imediatamente lançar nosso Pokémon e decidir com rapidez o que fazer, e temos dois cenários interessantes aqui:

  1. Se não lançarmos nosso Pokémon, o treinador é atacado até que seu medidor de energia zere e você seja impedido de progredir na batalha;
  2. Nosso Pokémon é lançado mas não ataca, então o adversário o atacará primeiro — dando uma leve vantagem caso seu monstrinho não consiga dar dano suficiente para desmaiá-lo antes.

Abaixo, você confere outros destaques:

Pokémon 'Chefões'

Vocês devem se lembrar dos Pokémon Totem que encontramos pela primeira vez em Pokémon Sun & Moon, certo?! Criaturinhas maiores que o comum e mais poderosas em que batalhávamos para conseguir avançar e provar aos Kahunas que estávamos prontos para batalhar contra eles.

Pois bem, na imagem abaixo, podemos ver aquilo que aponta para uma espécie de “Pokémon Chefão”, de acordo com a tradução dos katakana encontrados logo na parte superior direita da imagem:

Colocando a imagem comparada com batalhas comuns (mostradas no trailer) fica ainda mais evidente que aquela coloração para um monstrinho não é nada normal (apesar de se parecer muito com o ataque Investida) e podemos sim, ter indícios de que seremos desafiados por Pokémon poderosos ao longo da aventura em substituição aos ginásios (que não existiam na Sinnoh feudal de acordo com o site oficial).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Logo que Lembra a Equipe Galactic

Uma das discussões que se deu após a Ilustração dos protagonistas ter sido divulgada pela The Pokemon Company se remete à logotipo encontrada em seus uniformes com algo que se assemelha ao kanji ” “, que forma a palavra Galáxia ” 銀河 ” e também lembra muito o G utilizado no uniforme da equipe Galactic (antagonistas em Diamond Pearl).

Isso no entanto, é apenas uma teoria em que não se sabe ao certo se haverá alguma relação com o que acontece no futuro da região de Sinnoh.

Outros Aspectos Interessantes do Vazamento da Pokémon Shangai

  • Há uma imagem em que duas opções são mostradas (mesmo durante a batalha), sendo:
    • [A – Ilegível]: Não foi possível decifrar a primeira, um ícone à esquerda;
    • [B – Agilidade]: É uma opção atrelada à movimentação, em que possibilitaria a montaria em um Pokémon, agir de maneira mais rápida nas batalhas e até mesmo esquivar-se de golpes.

  • Outra imagem parte do vazamento mostra um ícone amarelo de indicação para ações que podemos realizar com os Pokémon que servem de montaria, em que destaca caso estejamos escalando, correndo ou voando pela região.

  • Por fim, o lado inferior direito traz uma HUD em que mostra as seguintes informações:
    • O Pokémon que nos acompanha (provavelmente fora da Poké Bola)
    • Nossos itens
    • O tipo de Poké Bola que está selecionado para que o Treinador utilize (isso confirma que não estaremos restritos à Poké Bolas padrão, dando margem para a Great, Ultra ou aquelas produzidas a partir de frutas).

Por hora, essas são todas as informações que foram apuradas do que foi mostrado / vazado.

Pokémon Legends: Arceus é um título exclusivo do Nintendo Switch, com lançamento mundial agendado para o início de 2022.

Via @eclipse_tt @PokeStarmie
Comentários