A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Excite Truck Wii (Análise Retro)

Ao jogar Excite Truck, a primeira conclusão a qual se chega é que professores de física com certeza iriam ficar fulos com o time de desenvolvimento, afinal, fazer com que um veículo 4×4 de duas toneladas voe dezenas de metros do chão e caia sem ser totalmente destruído e ainda ganhar um bônus de velocidade por isso não é nem de perto realista. Pois bem, é basicamente nisso que se baseia este veloz (em todos os sentidos) jogos de corrida. Curioso para saber como o “outro” título de lançamento da Nintendo no continente americano se saiu? Continue lendo abaixo.

Desenvolvido pela Monster Games, Excite Truck te coloca no comando de um dos “caminhões” citados no parágrafo anterior contra outros cinco veículos semelhantes em corridas frenéticas em velocidades extremas e totalmente surreais. Herdando parte de seu nome do clássico da Nintendo para o NES (e mais tarde para o Nintendo 64) Excitebike, o jogo coloca o jogador dentro de uma experiência única de saltos impossíveis na qual correr por dentre as árvores e destruir os carros dos oponentes das formas mais absurdas te dão pontos.

Com certeza o objetivo principal do time de desenvolvimento do jogo era criar um simulador de corridas que injetasse adrenalina em qualquer um que o estivesse jogando, e experimentando-no notamos que ao menos isso foi atingido com eficiência. Diferente de jogos como Need for Speed, onde ativar o “nitro” é totalmente opcional, os turbos de Excite Truck são essenciais para os que quiserem ser bem sucedidos nas corridas. Apesar de serem “infinitos” (entre aspas mesmo), são limitados por uma barra que mede a temperatura do motor. Se você utilizar as injeções de velocidade com muita frequência, pode super-aquecer o motor e fundí-lo, perdendo segundos preciosos de eficiência total no carro.

No quesito jogabilidade, assim como quase todos os jogos bem trabalhados para o Wii que foram mostrados até agora, Excite Truck se mostra bastante interessante. Segurando o Wii Remote na posição “clássica” (como se fosse um controle de NES, na diagonal), você acelera com o 2 e breca com o 1, utilizando os turbos com o direcional. Até aí nenhuma novidade; nada que qualquer outro console não possa fazer. Mas aí entram as funções únicas de captação de movimento do Wii, que são os fatores principais da experiência incrível oferecida pelo jogo. Você deve movimentar o Wii Remote para a esquerda e para a direita para movimentar o seu veículo, e, enquanto estiver no ar, posicioná-lo virando o Wii Remote para frente e para trás. Sim, controle em 360 graus, sem indiretas. E não pense que é só teoria; na prática funciona extremamente bem e os comandos são exibidos na tela com extrema precisão e velocidade, como se você estivesse apertando um botão num console comum.

Apesar dos gráficos de Excite Truck serem superados por alguns jogos da geração atual, o jogo possui lindos efeitos de água, fumaça, velocidade e semelhantes, e flui muito bem rodando a 30 frames por segundo, mesmo com as velocidades insanas que os veículos podem atingir. Na parte sonora, o jogo é bastante flexível: apesar de trazer uma set inicial de várias (ruins) músicas, você pode colocar músicas no formato MP3 no seu cartão SD e ouví-las enquanto corre. Já os efeitos sonoros são muito bons, e, assim como os gráficos, contribuem com a sensação que a Monster Games queria passar com o jogo, de velocidade e adrenalina, já que os ruídos de batidas e quedas e os roncos dos motores são muito bem feitos.

Outro fator interessante nas corridas de Excite Truck é o uso dos pontos de exclamação, ícones pelos quais você passa durante o circuito, ativando mudanças instantâneas no cenário que podem criar grandes depressões seguidas por rampas que proporcionam saltos insanos, ou então iniciar um processo de erupção em um vulcão, abrindo novos atalhos. Além de criativa, essa idéia também é muito bem trabalhada; os efeitos especiais de alteração no relevo ou qualquer outro são muito bonitos de serem assistidos, principalmente com a sensação de velocidade sobre a qual eu já falei tanto.

Além do modo de corridas comum, Excite Truck apresenta também várias outras opções que podem te prender no jogo por mais de algumas poucas horas (o tempo necessário para passar por todas as pistas do modo Excite com a pontuação mínima). Existem três desafios que podem ser ativados em todas as pistas do jogo, como um no qual você deve passar por todos os anéis durante os seus saltos; e também há o modo Super Excite, com uma dificuldade maior do que a das corridas comuns, desbloqueado apenas quando você completa todas as pistas no modo Excite com o ranking máximo. Apesar desses outros modos valerem a pena, o jogo decepciona bastante no modo multiplayer, que parece não ter sido de forma alguma o foco do time de produção. Você pode correr contra um amigo seu, mas  contra ele, sem nenhum “computador” para te atrapalhar, o que faz com que essas corridas sejam mornas e diferentes de como seriam se houvesse uma opção de jogar contra o próprio jogo simultaneamente.

Se você prefere jogos como Burnout acima de Gran Turismo, Excite Truck é o jogo de corrida ideal para você no Wii. Apesar de que este jogo claramente será superado por outros que chegarão no Wii no decorrer de sua vida útil, já que existem alguns espaços vagos no jogo, como a falta de opções no modo multiplayer, é muito divertido e energético, como um bom título de lançamento deve ser.

Escrita por Pedro Henrique Lutti Lippe

Revisado por Lamartine Barbosa

 

.
Comentários