A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Forum

You need to log in to create posts and topics.

Conheçam Warframe, jogo gratuito com ninjas espaciais que logo irá aterrisar no Switch!

Warframe é um dos meus jogos preferidos, bonito, divertido e o melhor: Gratuito e totalmente em português!
E seu anúncio para Switch me deixou muito feliz, já que sempre quis poder jogá-lo deitado na cama, ou simplesmente jogá-lo sem precisar ligar o computador, apenas tirando o Switch da dock e já correr pra completar o Alertas de Extrato Nitain (depois que começarem a jogar, vocês saberão o que isso significa).

Para ajudar a criar hype para a vinda do jogo no híbrido da Nintendo, decidi escrever este pequeno artigo, cujo objetivo é despertar interesse de quem não conhece o jogo.
Ele será dividido em três partes, com a primeira explicando o que é o jogo e dando algumas dicas para os futuros Tenno do Wii Switch Brasil, enquanto os outros dois serão sobre as origens do jogo e sua desenvolvedora, Digital Extremes.

O que é Warframe?

Um jogo online de tiro em terceira pessoa cooperativo para 4 jogadores, onde você é um ninja zumbi ciborgue enfrentando facções malignas pelo Sistema Solar.

É um jogo de tiro bem ágil, seu personagem pode fazer tudo quanto é tipo de acrobacia como wall jump, deslizar pelo chão, andar pelas paredes, e tudo mais.
No Jogo, você é um Tenno, membro de um antigo clã de ninjas que usam exoesqueletos bio orgânicos chamados Warframes para realizar tudo quanto é tipo de missão, desde espionagens (onde você precisa usar suas habilidades ninja para roubar documentos sem ser visto), ou mesmo extermínio (onde você deve sair matando geral). Após certa guerra, os Warframes foram deixados em cápsulas criogênicas, em estado de animação suspensa, e muitos anos depois (séculos ou talvez milênios) eles estão começando a ser despertados.

Cada Warframe possui 4 habilidades únicas, que vão desde ataques poderosos a buffs de de atributos e consomem uma barra de energia. Alguns podem ficar invisíveis para facilitar as missões de espionagem, outros podem criar campos de força para proteger outros jogadores, cabe a você experimentar vários Warframes e descobrir qual combina mais com o seu estilo de jogo.

O jogo começa com um tutorial + história, você é despertado pela Lotus (que é a misteriosa guia de todos os Tenno) antes que você seja capturado pelo General Vor, membro de alto escalão da facção Grineer, os principais inimigos do jogo, e tem que se virar sem arma enfrentando inimigos após escolher um dos três Warframes iniciais (Excalibur, um warframe equilibrado; Mag, que tem pouca vida mas é boa com crowd control; e Volt, que tem pouca armadura mas golpes elétricos poderosos).

No decorrer do tutorial, você terá que escolher entre várias armas até formar um arsenal, que é constituído de uma arma primária (rifle ou arco e flecha), uma arma secundária (pistola ou kunai) e uma arma corpo a corpo (uma espada ou bastão).

O tutorial continua com algumas outras missões, onde você irá desbloquear funções básicas para sua nave-mãe (como uma Forja para construir armas, acessórios e Warframes com os recursos que você encontra nas missões, customização do arsenal e a comunicação, que lhe permite jogar com outros jogadores pelo mundo afora). Após isso, você está liberado pra jogar como quiser, completando várias missões e desbloqueando outros planetas com missões mais desafiadoras.

Customização

Você pode customizar de tudo no jogo, desde os Warframes, armas, decorar sua nave-mãe entre outras coisas.
A customização vai desde cosmética, como skins, cores e adornos como ombreiras e mantos; e funcionais como os "Mods", que são cartas com diversas melhorias que você equipa nos Warframes e armas.

Volt padrão à esquerda, MEU Volt à direita

Os Mods costumam ser a parte que afasta novos jogadores, por parecer complicado demais, então vou dar uma explicada pra você não ficar perdido.

Essa é a tela de Mods, você acessa pela aba "Aprimorar" no Arsenal.
Você pode aplicar Mods nos Warframes e armas.
Os 8 espaços no meio são onde você equipa os Mods comuns, os dois de cima são o de Aura e Exilus.

"CAPACIDADE" é a quantidade de pontos que você tem para gastar. O número no canto superior direito de cada carta é a quantia de pontos que o Mod precisa para ser equipado.

Os símbolos ao lado dele são chamados de "Polaridade", se você equipar um mod com a mesma polaridade que o espaço, ele só vai usar a metade dos pontos, se for uma polaridade diferente, custará o dobro.

Para aumentar a quantidade de pontos pra gastar, você terá que ganhar níveis (como em um RPG, você ganha pontos de experiência completando missões e fazendo uso dos equipamentos), sendo um ponto por nível (o máximo é nível 30), há outras formas de aumentar a quantidade de pontos também.
Sim, você praticamente terá que montar quebra cabeças para formar um conjunto de modificações bom e aproveitando os espaços polarizados.

Finalizando

Warframe é um jogo que está sempre expandindo, quando começou quase não tinha história e era forrado de "Pay to Win", hoje em dia você pode conseguir tudo na raça sem precisar gastar um centavo (Eu mesmo só comecei a gastar grana com o jogo depois de mais de 300 horas jogadas, porque eu achei que ele me divertiu o bastante pra eles merecerem meu dindim).
Agora o jogo tem muitas quests (ou Jornadas, como está na versão em português) para expandir a história do mundo, pets para você criar e levar em missões como um companheiro, uma Warframe musical a qual você pode compor suas músicas, e no final do ano passado adicionaram um mapa estilo Open World com ciclo dia e noite, onde você pode completar diversos tipos de missões que aparecem de tempos em tempos, pescar várias espécies de peixes, explorar cavernas, minerar pedras preciosas com laser e enfrentar um chefão gigante de noite, fazendo o jogo virar quase um sandbox.

Espero que Warframe atraia muitos jogadores no Switch, e quero muito jogar com o pessoal do site!

Confesso que quando vi o anúncio não fiquei interessado no game. Mas agora que li seu artigo, acho que vou baixá-lo pelo menos para testar.

Muito interessado!
Doido pelo lançamento!

Joguei umas dezenas de horas (20 ou 30, não lembro) no PC a uns 3 anos atrás

O que me agradava mais era a jogabilidade rápida e fluida misturando TPS e Hack n slash

até bate uma tristeza, queria mais jogos que tivessem um gameplay similar

Citação de Mestre_Construtor em 6 de setembro de 2018, 09:43

Confesso que quando vi o anúncio não fiquei interessado no game. Mas agora que li seu artigo, acho que vou baixá-lo pelo menos para testar.

somos 2, mas não tenho switch, então vou experimentar no ps mesmo
triste a sony não ter crossplay :'(