A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Forum

Forum Navigation
You need to log in to create posts and topics.

FAIL Fantasy: VAMOS FAZER UMA VIAGEM PELA SÉRIE? Ou até onde eu consigo jogar essa franquia superestimada. DoS lixo, amém FF3!

Socorro! Finalizei o 1 e não consegui terminar o 2. Muito ruim bicho. Coragem. Não entendi porque são jogos tão lembrados... Dragon Quest 1 e 2 são infinitamente mais divertidos, esses sim eu consigo jogar e rejogar todas as versões.

A ausência de historia do 1 não é negativo, o sistema do jogo não é ruim, o mundo construido não é ruim mas fica faltando algo sabe? O mapa é horroroso no sentido de ter varias bifurcações que te levam a becos sem saídas como se sua exploração não desse resultado algum (DQ por exemplo é todo aberto, a sensação de exploração tecnicamente é maior e não-frustante, ao menos comigo penso assim fazendo essa comparativa), a cidades são bonitinhas mas totalmente sem vida com personagens NPC totalmente esquecíveis (DQ tem as donas de casa gorda e magra, os cachorros, o icônico bruta-montes, e etc), o personagens principais chegam do nada e se vão do nada, ou seja, poderia ser qualquer outro ali no lugar (DQ é conhecido pela ambiguidade de não ter historia tendo história por conta da contextualização dos personagens ao longo do jogo, e olha que no 1 só tinhamos UM personagem!!!), os monstros não tem carisma algum e são totalmente imemoráveis (DQ tem é conhecido pelo rol de monstrinhos simpáticos e marcantes), fora isto, a historia não é ruim mas é simplesmente sem graça e um pouco forçada sem muito subtexto que a torne interessante, fora os furos, e pra finalizar, a musica é muito baunilha, em outras palavras, tem seus momentos mas no geral é inofensiva, joguei 95% ouvindo o G-Sides e o Dead Petz. A jogabilidade com as profissões é realmente legal, joguei com Ladrão, Monge, M. Vermelho e M. Branco e passei sem problemas algum. Aliás, o jogo no geral é bem fácil, inclusive o ultimo chefe. Levei 20:30 pra chegar no vilão e acabei com ele em que? 5 minutos? 7? Não lembro.

Ainda comparando com Dragon Quest, vejo ambos primeiros jogos como o bom e velho arroz com feijão e uma farofinha por cima, ou seja, não é bom nem ruim mas as vezes é só o que a gente quer, a diferença esta na farofa: a do Dragon Quest é cheia de bacon e temperada, a desse primeiro FF é pura sem nada pra realçar o sabor. Só isso.
Não entendo a fama e aclamação do primeiro jogo, mas enfim, coisas da vida.

Minha nota é 3.5, e isso não quer dizer que o jogo seja ruim, só que fica evidente uma boa premissa de jogabilidade e experiencia desperdiçada por falta de esmero nos detalhes. E detalhes fazem toda a diferença se o grosso é tão baunilha.

Já em relação ao 2... tem nem o que dizer, tiver de largar depois de quase 3 horas de jogo... Tudo que eu disse sobre o 1 aprimoraram para pior no 2. O sistema de batalha é UM LIXO com essa bosta de evoluir o hp de forma masoquista e todo o resto. Tem história? Tecnicamente sim, mas na pratica não. Dessa vez acertaram em dar vida aos protagonistas, infelizmente eles não tem muito carisma e isso é culpa da história que não impulsiona eles com situações que os tornem expressivos e marcantes. Pena. As músicas continuam sem muita identidade mas no geral me pareceu minimamente mais gostosinha (digo isso da versão GBA pois eu escuto toda trilha da série mas somente nas versões orquestadas/sinfônicas e no geral eu acho bem legais mesmo que dificilmente figurem entre minhas favoritas).

Dessa segunda iteração nem tem muito o que comentar. Comparando com DQ 2 então a coisa fica mais feia ainda já que ao invés dessa involução de FF 1 para 2 tivemos uma evolução significativa de DQ 1 para o 2.

Ai eu fico me perguntando: por que raios a bomba do 2 recebeu várias versões e ports enquanto o 3, um jogo aterradoramente melhor que os anteriores, recebeu oportunidade de ser rejogado apenas 17 anos depois la no DS? O 1 mesmo sendo super sem graça e, particularmente chato, até entendo e acho legal terem portado/remakeado tantas vezes, MAS O SEGUNDO NÃO PORRA!!!
Decisões da Square né... Fazer o quê.

Final Fantasy II, nota 1 pelo esforço.

Pro pacote em si minha nota é 3. O choro é livre. Ninguém, nem fãs de rpg no geral além dos FFzeiros vão curtir esses jogos de verdade, e olha que essas são as melhores versões deles até hoje. Um não é ruim, só é fraco, já o outro, a própria bomba de chernobyl na caçamba de lixo!

E xô fazer um adendo sobre o 3 aqui: aqui sim sinto que Final Fantasy pode passar a ser considerada uma série realmente legal e interessante, e acima de tudo, uma série BOA de verdade. Tô jogando a versão DS, obviamente a melhor versão (se tiver port PSP essa também deve ser a melhor, e com plus de provavelmente ter maior resolução e alguma outra bobagem técnica). Falo mais sobre ele quando terminar e fazer a análise.

Minha saga com FF só vou pular o 2 mesmo por ser impossível jogar essa bomba. Sobre os 3 de NES, não há dúvidas da superioridade do 3.

Não acho que vendas seja indicio de qualidade, contudo, em produtos concorrentes as vezes acho que existe esse embate, e se DQ e FF um dia já foram oponentes, fica claro o motivo de mesmo FF tendo sido sucesso o porque de DQ ter vendido expressivamente mais.

Acho que é isto.

File:FF1DoSTheEnd.png

Tabelinha de FF e comparativa com DQ:
FF1 >>> FF2
DQ2 >>> DQ1
DQ1 >>> FF1

Paz pra quem fica ????

Resultado de imagem para final fantasy dawn of souls title select

por que essa merda ta toda bugada?
não to conseguindo editar o texto pra ficar com a mesma fonte/tamanho... triste 🙁

ah, e pfv, comentem... eu não quero ter jogado 20 horas disso pra não gerar nenhum debate saudavel @[email protected]

affs... o texto ta me incomodando visualmente!!!!!!!
alguém me ajuda a editar ele pra ficar tudo igual ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Nossa o texto ficou uma bagunça XD.

Nunca consegui terminar o Final Fantasy II, e olha que tenho o cartucho desde muito tempo atras. O um eu joguei no NES e quando joguei no GBA, uns 5 anos atras eu fiquei sem entender porque eu tinha gostado tanto do jogo quando joguei no NES. Talvez por eu ter jogado antes do Dragon Quest e sempre preferi Dragon Quest. Eu fiquei de jogar o Final Fantasy 3 (NES) novamente, mas nunca consigo encontrar tempo.

Um que eu nunca joguei, foi o IV para o DS.

apesar de ter sido muito fã dessa franquia, não tem nem o que defender, o titulo já diz tudo sobre quase todos os jogos da mesma.
principalmente esses dois primeiros, é uma vergonha que uma franquia tão grandiosa tenha dois primeiros jogos que beiram ao "injogavel", remake de FF7 eu dispenso, esses dois jogos sim que mereciam um trabalho completo, do zero mesmo refazendo tudo que fosse possível.

e sobre o problema no site, meu problema foi até mais grave, a poucos minutos escrevi uma até extensa analise do primeiro DQ, mas bugou na hora de publicar :/ desmotivou bastante, talvez mais tarde pela noite, quando tiver mais tempo eu tente escrever novamente.

Citação de Yagami Sama em 20 de Fevereiro de 2018, 15:20

Nossa o texto ficou uma bagunça XD.

Nunca consegui terminar o Final Fantasy II, e olha que tenho o cartucho desde muito tempo atras. O um eu joguei no NES e quando joguei no GBA, uns 5 anos atras eu fiquei sem entender porque eu tinha gostado tanto do jogo quando joguei no NES. Talvez por eu ter jogado antes do Dragon Quest e sempre preferi Dragon Quest. Eu fiquei de jogar o Final Fantasy 3 (NES) novamente, mas nunca consigo encontrar tempo.

Um que eu nunca joguei, foi o IV para o DS.

e não é menino? tenho dó de vocês porque vai ser pior ainda pra ler já que só escrevi e publiquei sem fazer nenhuma revisão, então está cheio de "acho" ao lado de "acho" 🙁

sofro que tu és mais um pra seleta lista de pessoas com cérebro que curtem mais DQ que FF. De todos os 3 que lançam por console, geralmente só um é realmente 10/10. Já DQ normalmente é apenas 1 por console, por isso os jogos costumam ser bem mais polidos e esmerados. Eu acho que, fazendo a equivalencia pelos números, apenas o FF6 supera o rival DQ6 (com um pouco de folga, confesso).
creio que FF foi lembrado porque tem cara mais pop, tem um feeling mais atrevido e jovial sem parece inocente demais pra ser confundido com produto infantil (pra mim DQ é infantil e FF juvenil)

Eu ja joguei todos FF com exceção do 11 e do 14 por serem online e do 13 e do 15 porque não sou obrigado a achar jogo mediano bom (ficou confuso?). Bom, na real eu zerei quase nada. Então decidi fazer essa viagem. O 4 eu detesto, nunca joguei outra versão que não a de SNES, mas ele é justamente o próximo na lista e vai ser a DS Version. Quero chegar logo na parte boa, ou seja, o 5 e o 6, e vai ser as de GBA :3

Aliás, essa inconsistencia me incomoda tanto na publicação de FF.
Qual sentido de lançar o 4 2x pra consoles que linkão entre si? Pra que refazer o 3 3D mas relançar o 5 e o 6? Não parece que tem cuidado em dar uma continuidade logica pros lançamentos. Tô acostumado com a precisão de DQ e isso me irrita MUITO em FF. Depois de 2 jogos retro vou jogar 2 atualizados em 3D e depois novamente VOLTAR pro retro em títulos posteriores, pra então partir pra 3 jogos sem nenhum relançamento interessante e extremamente parecidos entre si e depois pra 2 continuações que também não possuem nenhum remake ou port que realcem as qualidades e individualidades delas. É muito descaso com a franquia bicho. Queria tanto remake 3D fofinho pro 3DS do 5 e do 6, que a série fosse melhor tratada, tivesse continuidade e respeito sem ser farofada desesperadamente e porcamente pra todo e qualquer console... Você já viu as versões pra PC? Eu não acredito naquelas aberrações até hoje!!!
Já DQ, você sabe que vai ter remake e inédito e ambos seguirão uma linha evolutiva, só comparar os remakes do GBC pra cá por exemplo. Aliás, Pokémon também me acostumou assim pois todos os jogos são muito bem tratados e valorizados nesse sentido.

Citação de Shadow Moon em 20 de Fevereiro de 2018, 15:27

apesar de ter sido muito fã dessa franquia, não tem nem o que defender, o titulo já diz tudo sobre quase todos os jogos da mesma.
principalmente esses dois primeiros, é uma vergonha que uma franquia tão grandiosa tenha dois primeiros jogos que beiram ao "injogavel", remake de FF7 eu dispenso, esses dois jogos sim que mereciam um trabalho completo, do zero mesmo refazendo tudo que fosse possível.

e sobre o problema no site, meu problema foi até mais grave, a poucos minutos escrevi uma até extensa analise do primeiro DQ, mas bugou na hora de publicar :/ desmotivou bastante, talvez mais tarde pela noite, quando tiver mais tempo eu tente escrever novamente.

morto com as verdades sendo expostas! FF é muito superestimado bicho, não me conformo.
Mas tem algo muito admiravel que eu vejo na série: ela ousada demais e se arrisca sem medo. Não é o tipo de coisa que eu gostaria pra DQ, mas é o tipo de coisa que funciona e válido pro publico da franquia FF, e essa inconstancia de ideias sendo retrabalhadas lançamento após lançamento e com sucesso comercial, olha, mostra a força dessa identidade particular. Juro por Deus que se qualquer jogo lançado pela Square não tivesse o nome da série e ela fosse um tico menos pretenciosa nas histórias então com certeza seria uma das minhas franquias favoritas.
Em outras palavras: eu não vejo como ruim os 2 primeiros serem ruins, acho que só realça quão importante é o conceito de evolução da série (mesmo que as vezes evolua prum cancêr feito o 13) e quão surpreendente ele pode ser. Existem franquias que se constroem com o tempo, me parece algo normal. Apesar de que os primeiros jogos de franquias consagradas costumam ser fodas de bom, assim FF realmente se destaca tendo os 2 primeiros justamente entre os piores da série toda.

eu queria muito remake do 7 mas infelizmente ele veio sem ter remake 3D do 5 e do 6... ou seja, me parece um remake forçado e sem sentido pra fanboy dizer que é fã da franquia e FF7 é o melhor jogo do mundo...

pois é migo, sdds estabilidade do U BR @[email protected]

Final Fantasy eu só joguei os que saíram para consoles Nintendo e o mesmo para o Dragon Quest; Só vim jogar o Dragon Quest VII, quando portaram para o 3DS e digo o mesmo do VIII e isto me lembra que ainda não terminei nenhum dos 2.

Final Fantasy 6, foi o ápice da série, pelo menos para mim, e também considero uma blasfêmia não terem feito um remake do jogo para o 3DS;Estes dois jogos eram duas grandes expectativas que eu tinha e não ter tais jogos no 3DS, me decepcionou muito.

O Final Fantasy VII é um jogo interessante, pois quando anunciaram o remake há muito tempo atras, eu vi pessoas comemorando, exaltando que o melhor jogos de todos os tempos seria refeito,sendo que estes indivíduos nunca nem jogaram o original de PS1 o mesmo para o Shenmue 3, mas podemos discutir isso em outra oportunidade.

Outro ponto interessante que mencionou foi sobre o fato de Square-Enix ousar com a franquia Final Fantasy, eu penso que isto seja o grande motivo de a série fazer sucesso onde hoje dia e confesso que sempre que anunciam um novo jogo da série eu fico me perguntando qual será a temática da mesma.

E devo lhe parabenizar pela iniciativa, eu penso ser super valido e interessante jogar jogos antigos, principalmente se puder joga-los em sequencia. Ver a evolução de toda uma série e como ela se adapta com a evolução da tecnologia é bem legal, eu particularmente gosto muito. Embora a ultima vez que eu fiz isso, com a série Fire Emblem, eu fiquei meio triste, pois os dois últimos jogos da série para o 3DS (Fates and Birthright) eu não consegui jogar, pois falta algo nesses jogos que os outros tinham e a arte do jogo que eu muito apreciava, já não é mais a mesma.

Em minhas ultimas férias eu comecei a jogar todos os jogos da série Zelda desde o primeiro, pois eu me decepcionei muito com o Breath of the Wild e precisava jogar algo da série que eu realmente apreciava, e infelizmente só consegui terminar o 1 e o 2 de NES e mal comecei o A Link to the past.

Acabei saindo do tópico, mas continue jogando e compartilhando suas opiniões.

Desculpe por não ver antes, mas fui investigar e foi o ctrl+c ctrl+v que você fez que trouxe a formatação.

Caso você tenha algum problema do tipo faça o seguinte.

cole seu texto e clique em limpar formatação. a formatação do seu texto incluía uma obrigatoriedade de está de X tamanho e por isso o erro.

Caso tenham alguma duvida postem na seção erros ou duvidas.

Huahahua que tosqueira, tu não consegue gostar das duas franquias numa boa não? Fica com inveja que FF faz bastante sucesso fora do japão pra que? Também acho que muitos jogos do Dragon Quest são superiores mas nem por isso preciso desmerecer final fantasy, os dois foram um dos primeiros jogos de rpg lançados e mais facilitado para o publico em geral, lançando base pra tudo que viria depois, além de sequer existirem grandes jogos na época pra dar base pra eles do que funciona ou não num rpg de consoles.

Bem diferente dos ultimas da vida que eram pra nerds praticamente só, ele e dragon quest foram os difundidores de rpg pras massas.

Tu parece que é adolescente postando mano, tenta crescer pra postar sem xingar tanto, igual quando que ficou doidão pq o DQXI ia colocar a tree de evoluir personagem igual a do FFX que só beneficiaria o DQ pois você saberia no que investir no lugar de investir numa skill e não saber o que irá aprender nunca.

FF tem um sistema visualmente mais interessante de luta que são os personagens laterais aparecendo, creio que foi isso que mais fez sucesso pra franquia no ocidente que é mais voltado a gráficos, dos Dragon Quest que eu joguei posteriormente, 4,5,6,7 em relação aos final fantasy, os gráficos dos cenários eram melhores também.

Já o FF2 eu acostumei só, ele na pratica tem um sistema de evolução realista, onde você ganha mais resistencia tomando golpes e sobrevivendo, ou atacando mais com uma arma pra ficar mais forte, é um sistema ruim sim, mas é mais realistico você evoluir se tornando especilista em algo usando a mesma habilidade, do que só atacar com espada e por pontos em boomerang no dragon quest. Eu geralmente prefiro jogos que focam em se tornarem mais atraentes no gameplay do que em realismo que é justo o que o DQXI se propos com o sphere grid, ou o DQ8 com os bonecos aparecendo na tela.

O máximo que pode ter acontecido pra tu ficar com raivinha do ff2 é ter ido pro norte onde tem muito bixo forte no lugar de seguir a historia indo pra direita, o jogo foi infeliz nesse design, colocando bixos muito fortes só pra impedir seu avanço, mas naquele tempo faziam coisas amadoras mesmo.

E sobre dragon quest ser mais polido, não tem nada a ver, ele só lançou um pro playstation e no final da vida por causa da eminencia da falencia da enix que foi comprada pela square, DQ7 e o FF7 estavam sendo desenvolvidos em epocas parecidas porém DQ7 é muito inferior graficamente ao FF7 sendo lançado anos depois; Antes dele DQ quest lançava tanto quanto FF. Agora que a franquia tem se restabelecido de novo, mas em geral todo custo de desenvolver um jogo está caro, por isso até com FF tu ve lançarem menos jogos, e ainda vão focar em jogos que deem mais retorno e com menos investimento, e um RPG sempre é um jogo com muito investimento. Logo tem que focar nos FFs que tem retorno no mundo todo, diferente do Dragon Quest que tem apelo praticamente mais no Japão.

De Dragon quest eu joguei o 4, 5, 6, 9 (no DS) e tô jogando o 8 do 3ds (odiando, o pior até agora).

De Final fantasy, joguei o 4 do DS até o fim (gostei bastante), e estou jogando o 6 do SNES.

Não pretendo jogar os jogos 1-3 de ambas as séries.

No geral, pra mim as séries ficam empatadas. Mas acho FF mais complexo.

Final Fantasy pra mim só aguento do 4 ao 9.

ressuscitaram meu tópico... aqui tá mesmo as moscar hien...
insisto na ideia de que deixando os post recentes na pagina do forum em geral, mais parecido como antigamente, os tópicos seriam mais badalados...

vou ignorar o who

Citação de Mestre_Construtor em 17 de Maio de 2018, 13:47

De Dragon quest eu joguei o 4, 5, 6, 9 (no DS) e tô jogando o 8 do 3ds (odiando, o pior até agora).

De Final fantasy, joguei o 4 do DS até o fim (gostei bastante), e estou jogando o 6 do SNES.

Não pretendo jogar os jogos 1-3 de ambas as séries.

No geral, pra mim as séries ficam empatadas. Mas acho FF mais complexo.

não há dúvidas. FF é infinitamente mais complexo do que DQ. DQ não é raso, mas uma pessoa adulta e uma criança podem jogar, se divertir e ter a mesma experiencia da mesma maneira por ter um feeling mais limpo e tranquilo como um conto de fadas, algo mais universal em relação a idade. O que eu mais amo em DQ é justamente a simplicidade. FF é tão presunçoso que me cansa.

De FF não está perdendo nada. Já de DQ está perdendo MUITO não jogando os 3 primeiros. FFVI é maravilhoso, vale MUUUUUITO a pena. O único FF para mim, para o mundo e para as pessoas sensatas, que vence o DQ numerado relativo a ele.

Hahuahuah. Por que não está gostando do 8? Tô curioso. Não está entre meus favoritos, mas acho ele um dos melhores independente do meu gosto. Só acho exaustivo demais, mas isso fica para outro tópico.

Citação de Aristarkh em 17 de Maio de 2018, 22:41

Final Fantasy pra mim só aguento do 4 ao 9.

Não gosta do 12? @[email protected]

Final Fantasy 12 é simplesmente o pior pra mim, empatadinho com o 13 huahuahauah
Foram os dois jogos que me fizeram não querer mais gastar grana na série.

Hahuahuah. Por que não está gostando do 8? Tô curioso. Não está entre meus favoritos, mas acho ele um dos melhores independente do meu gosto. Só acho exaustivo demais, mas isso fica para outro tópico.

Exatamente, achei ele meio exaustivo. Acho que a mudança de perspectiva que era de cima pra baixo e pra atual deixou o jogo mais "lento". Tipo, não tenho paciência de ficar caçando mini medals enquanto que nos outros jogos eu fuçava todo barril a cada cidade que eu entrava.

Mas "odiar" é exagero. Tava meio frustrado com o jogo quando comentei pq não tava sabendo o que fazer. Acabei de derrotar o Dhoulmagus. Agora tá ficando interessante. Só não consigo achar a Jéssica

Oloko  só agora tô vendo esse post haha  eu já disse várias vezes que era arqui-inimigo dessa série  porém me apaixonei por ela em 2015 e desde então a tenho como segunda melhor, o I e o II eu joguei os Remakes do PSP e amei, o Imperador pra mim é um dos melhores vilões. Não sei quais vocês jogaram, mas eu indico os cinco primeiros dessa minha lista dos melhores, jogando esses não precisa de mais nada para ter jogado toda a nata dessa série antologica :

VII

X

VI

IV

IX

VIII

XV

V

XII

II

I

III