A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Nintendo e Universal Studios: essa parceria vai dar o que falar!

1

Muitos que acompanham as notícias aqui no Switch Brasil devem se lembrar da parceria entre a Nintendo e a Universal Parks & Resort anunciada em 2015 – caramba, parece que foi ontem e já se vão mais de dois anos – cujo objetivo é trazer para os parques da Universal atrações inspiradas nos personagens, jogos e mundos do universo Nintendo. Os parques temáticos da Universal Studios localizados em Orlando, na Califórnia e em Osaka no Japão deverão receber novidades a partir dessa colaboração entre as duas empresas. Na unidade japonesa as obras para a construção da área dedicada à Nintendo foram iniciadas em junho de 2017 e a previsão é que tudo fique pronto pouco antes dos jogos olímpicos de Tóquio, ou seja, em meados de 2020. Chamada de Super Nintendo World, a área deverá contar com representações dos castelos da Peach e do Bowser, além disso está confirmada também uma atração relacionada com Mario Kart, que tudo indica envolverá realidade virtual.

Devo confessar que quando soube da notícia e pouco tempo depois, assistindo ao vídeo acima, senti dificuldade em imaginar como poderia ser tudo isso na prática. Claro que tal dificuldade vinha do fato de que eu nunca havia estado em um desses parques temáticos. No entanto, recentemente estive nos parques da Disney e Universal Studios ambos na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Em vários momentos dessa viagem me veio à cabeça a tal notícia da parceria entre a Nintendo e a Universal Parks & Resort. Lá pude entender a capacidade que eles têm de tornar real o universo de fantasia que povoa nossa imaginação a partir de personagens e histórias que conhecemos em filmes e animações.

Em Orlando a Universal possui dois parques temáticos, Islands of Adventure e Universal Studios Florida, além de um parque aquático, o Volcano Bay, inaugurado no ano passado. Falando dos parques da Universal, além das famosas montanhas-russas radicais, há atrações, na grande maioria simuladores, baseados em filmes como Transformers, Minions, Homem-Aranha, Jurassic Park, King Kong, A Múmia, e por aí vai. Quase sempre essas atrações misturam movimentos físicos reais com projeções 3D e são de um realismo impressionante. Desde bem antes de entrarmos na atração propriamente dita já começamos a entrar no clima com toda a ambientação e cenários que compõem o lugar. De longe, o que achei mais impressionante nesses parques da Universal foram as áreas dedicadas ao universo de Harry Potter.

Castelo de Hogwarts

Cada um dos dois parques possui áreas relacionadas com esse tema e elas estão interligadas por um trem, o Expresso de Hogwarts. Podemos pegar o trem na Estação Hogsmeade, no Islands of Adventure ou em King´s Cross, localizado na Universal Studios. No Islands of Adventure fica o Castelo de Hogwarts e na Universal Studios fica o Beco Diagonal. Tudo nessas áreas é de cair o queixo, apenas para citar um exemplo, ao embarcarmos na plataforma 9 ¾, graças a um truque com espelhos, vemos as pessoas atravessarem a parede, da mesma forma que ocorre no filme.

Beco Diagonal

A Universal já deixou claro que a Super Nintendo World será feita seguindo o mesmo modelo adotado na construção dessas áreas dedicadas ao tema Harry Potter. Difícil conter a empolgação ao imaginar algo semelhante sendo criado a partir do universo Nintendo.  No parque de Orlando já é dado como certo de que a nova área deverá ocupar o local onde fica atualmente a Kid´s Zone. É um espaço enorme e nela deverão ganhar vida uma atração envolvendo Mario Kart com óculos de realidade virtual, uma montanha-russa com o tema de Donkey Kong, e uma atração com Yoshi, que deverá ser um passeio por toda a área, voltada mais para um público infantil. Haverá também um restaurante temático com aproximadamente 380 lugares e claro, lojas vendendo todo tipo de produtos relacionados com a Nintendo.

Notícias divulgadas pelo canal de televisão WFTV (Channel 9) de Orlando dão conta de que as obras para a construção dessa nova área começarão em breve e a expectativa é que a inauguração ocorra em 2021.

Ao longo dos próximos anos seguramente vamos ouvir muitas novidades sobre esse tema e certamente será algo que irá atrair muitos visitantes para esses parques e contribuir para tornar ainda mais populares todos os personagens que tanto gostamos. O potencial é gigantesco e olha que nada oficial foi dito ainda sobre alguma atração explorar franquias como Pokémon ou Zelda.

Registro aqui um agradecimento especial ao Lelo Galdino, que sugeriu escrever sobre o tema em uma conversa que tivemos ainda quando eu estava em viagem.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Nintendo e Universal Studios: essa parceria vai dar o que falar!"

Ser notificado por
Think
Amiibo
Desde que fui a Orlando pela primeira vez em 2013, fiquei imaginando como seria um parque desses com temas da Nintendo. Hj sabendo que isso será uma realidade em poucos anos, não dá pra segurar a animação!!! O que os caras fazem nesses parques é algo dificil de imaginar sem ter ido lá. A imersão e como eles fazem tudo aquilo parecer realidade é simplesmente incrível!!! Como citado, a área de Harry Potter é como se você estivesse de fato naquele universo. Até apresentação de coral de sapos tem lá. Agora imagina isso com os temas da Nintendo??? A ambientação,… Ler mais »