A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Pokemon Brilliant Diamond na Nuuvem

Pokemon Shining Pearl na Nuuvem

[Atualizado] Nintendo Switch – Datamining em Firmware 12 traz vestígios de nova Dock, uso da DisplayPort para 4K e áudio via Bluetooth

Atualização: Após inspecionar melhor a situação, trouxemos alguns esclarecimentos para tornar a informações mais claras e corrigir alguns pontos.

O protocolo DisplayPort ja é utilizado no Switch atual pois este faz parte do protocolo USB-C. A Dock possui um chip responsável por converter este sinal DisplayPort em HDMI. Quando a palavra “DisplayPort” é mencionada, não significa que o novo Switch usará o conector DisplayPort, mas sim o protocolo DisplayPort. Todo equipamento USB-C ja usa tal protocolo e ele é totalmente compatível com HDMI.

O código 4kdp_preferred_over_usb30_ encontrado não significa que o sistema tomará preferencia pelo protocolo DisplayPort no lugar de outro. Este código é relacionado ao gerenciamento de banda do USB-C. Significa que o sistema desabilitará a porta (ou portas) USB 3.0, tornando-as portas USB 2.0, quando estiver usando vídeo 4K. Isso se deve porque o padrão USB-C usado neste novo sistema provavelmente não terá banda o suficiente para transferir video 4K e portas USB 3.0 ao mesmo tempo.

Segue a matéria original abaixo:

Recentemente, a Nintendo disponibilizou uma nova atualização de firmware para o Nintendo Switch, elevando sua versão para aquilo que chamamos de “atualização cheia”, uma vez que ela saiu de uma “versão quebrada” (11.X.X) para a 12.0.0.

Abaixo, com auxílio de dataminers da cena Homebrew que trabalham vasculhando a programação do sistema como SciresM, OatmealDome, Hexkyz e Simontime, você confere algumas descobertas interessantes referentes ao novo firmware:

4K via DisplayPort

Uma das descobertas no firmware envolve uma configuração interna — _4kdp_preferred_over_usb30_ — que serve de instrução para que o hardware dê preferência para a DisplayPort em caso de output via 4K (transmissão de vídeo nessa resolução) quando acoplado à Dock (inédita, restrita ao novo modelo do sistema sob codinome “Aula” e não compatível com o modelo atual).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dock com Suporte ao Upgrade de Firmware

Outra descoberta interessante se refere à uma possível nova Dock, uma vez que a instrução — _is_crda_fw_update_supported_ — realiza uma verificação entre o Switch e o periférico para avaliar a possibilidade de uma atualização de firmware (é sabido que não há hardware na Dock atual com suporte para atualização de firmware).

Observação: A sigla “CrdA” na instrução citada tem como significado “Cradle (Dock)” e “Aula“, que é o codinome adotado para o potencial novo modelo do híbrido.

Áudio via Bluetooth

A última e mais recente descoberta também é interessante, envolvendo a possibilidade da Nintendo habilitar o envio de áudio do Nintendo Switch através do Bluetooth. O firmware mais recente trouxe suporte à inclusão de driver para essa finalidade, contudo não há qualquer garantia de que a função seja utilizada — independente de ser no modelo atual ou a potencial versão mais potente que se tem comentado nos últimos tempos.

Essa é uma das funções mais solicitadas pelos consumidores, e não haveria qualquer motivo para que a Nintendo adicionasse tal suporte se não planejasse utilizá-lo no futuro.

Por hora, fiquemos atentos para possíveis novidades sobre essas descobertas no futuro.

Fonte SwitchBrew
Comentários