A casa de notícias para os fãs da Nintendo

O melhor lugar na era 16 bits para Shoot ‘em Ups

5

É fato que a quarta geração de vídeo games foi impressionante e formou a base de muitas características. Os jogos desenvolvidos para Arcade eram superiores em termos técnicos, mas tinham uma certa desenvoltura baseada na possibilidade de lhe divertir em doses rápidas, que fizessem com que você deixasse suas fichas na maquina e seu dinheiro com o dono do estabelecimento.

Ocorre que com a chegada NES muita coisa mudou na indústria, novas experiências começaram a surgir, ainda que pouco relevante no ocidente o PC Engine (TurboGrafx 16) fez um tremendo sucesso no Japão e se consagrou como o primeiro console genuinamente 16 bits (ainda que haja divergências sobre isso). Com a chegada do PC Engine houve uma revolução e antes mesmo da SEGA lançar seu Megadrive para bater de frente com a Nintendo, o console da NEC em parceria com a Hudson emplacava sucessos, notoriamente reconhecido pela extrema qualidade e quantidade dos seus jogos de Shoot ‘em Ups. Se consagrando como o segundo console mais vendido do Japão e pasmem, vencendo o Megadrive, em terras Nipônicas os fãs japoneses aproveitaram, e nós ocidentais através do virtual console do WII conhecemos pouco da excelente biblioteca do console. Ocorre que em várias discussões pela longínqua internet o PC Engine é sempre citado como o grande representante desse Gênero.

Em outras discussões os fãs da SEGA se gabam pela biblioteca do Megadrive e seus grandes jogos no gênero que impressionavam por serem conversões diretas dos Arcades. Não culpo nenhuma das duas tribos, tive a oportunidade de vasculhar a biblioteca do PC Engine e do Megadrive e posso confirmar que temos excelentes títulos em ambos os consoles. E como não podia ser diferente a Nintendo não ia ficar de fora dessa briga.

O melhor dessa época é que cada console tinha uma boa quantidade de jogos exclusivos, não resta duvidas que o gosto pessoal e a nostalgia vai deveras influenciar na decisão de cada pessoa. Por óbvio você não abriu esse artigo para ler um texto em cima do muro, agora vamos avaliar e decidir quem é o grande campeão dessa competição.

Pra isso decidi pegar os 5 principais representantes de cada console, não exatamente os jogos que eu acho melhor ou aqueles que joguei quando jovem, apenas os que demonstram o console. Também fiz questão de pegar jogos que usavam acessórios ou recursos extras, uma vez que toda munição deve ser dada a cada adversário nessa disputa. Vamos começar com quem chegou primeiro, PC Engine, esse garoto me deu muito trabalho para escolher somente 5 jogos uma vez que facilmente eu consegui mais de 10, mas tenho que seguir as regras que eu mesmo criei.

*A ordem dos jogos não representa um TOP

PC Engine

1. Ginga Fukei Densetsu Sapphire , Decidi começar pelo mais impressionante da lista, esse que só saiu no Japão é marcado pelos sprites Pré-renderizados e efeitos que simulam 3D, é um pecado que tenha ficado somente no oriente. A titulo de informação ele saiu na coletânea PC engine best collection para PSP.

2. Gate of Thunder, nesse tivemos mais sorte uma vez que foi lançado no virtual console do WII, é bem divertido, com um excelente visual e jogabilidade.

3. Rayxanber III, de longe um belo exemplar da era 16 bits com seu nível de detalhes, provavelmente gastaram muita memória e artistas estavam inspirados para fazer o terceiro jogo da franquia que fechou com chave de ouro e mais uma vez ficou preso no oriente.

4. Psychic Storm, acreditem ou não eu comprei esse jogo numa banca de usados achando que era de PS1, era original e ficou muitos anos comigo até eu finalmente poder joga-lo e descobrir que se tratava de uma grande obra cheia de cenas entre as fases.

5. Magical Chase, nesse caso o coração bate forte, principalmente pela ótima trilha sonora, divertidíssimo e cheio de inimigos curiosos, fica a dica de jogar no nível mais difícil uma vez que só nele você vai ver todas as fases. Houve um port para o Windows 95 e magicamente foi lá que conheci o jogo, também há uma versão para game boy color, mas essa estou devendo.

Menção honrosa: Lords of Thunder, esse é um sucessor espiritual de Gate of Thunder com uma grande polêmica, porque foi portado posteriormente em uma versão para o SEGA CD com qualidade duvidosa, a versão original é incrível e deixou o port no chinelo.

Fica claro que o PC engine é um forte candidato a campeão, deixando o Megadrive e SNES chupando dedo, mas eu acho que eles também vão mostrar suas garras porque não querem perder essa disputa.

O NES detonava no mundo todo e a SEGA que já era uma das grandes nos Arcades decidiu forçar a disputa em alto nível com o console que prometia o Arcade em casa, por isso os fãs mais fervorosos, popularmente conhecidos como “Viúvas da CEGA” ficarão em fúria e não vão deixar barato uma vez que eles defendem com unhas e dentes que o Megadrive é o rei dos Shoot ‘em Ups.

MegaDrive

1. Silpheed, o megadrive é famoso por conseguir virar uma megazord cheio de acessórios que turbinavam seu potencial, mas a verdade é que pouquíssimos títulos utilizavam esse potencial para a jogabilidade, esse é o caso do fenomenal Silpheed para Sega CD que depois de anos ganhou uma super continuação no Xbox 360. Utilizaram todo o potencial do console para as coisas certas e criaram um deleite visual para delírio da torcida preta e vermelha.

2. Soul Star, aqui o Sega CD foi aproveitado novamente em alto estilo, soube utilizar o espaço extra do CD para colocar uma grande variedade de conteúdo.

3. Thunder force 4, preciso nem dizer que é um dos melhores jogos do Megadrive, depois do Thunder force 2 me dar dor de cabeça com as fases vistas de cima, o Thunder force 3 arrasar com tudo querendo lhe destruir a quarta edição da serie chega arrasando e mostrando que tem qualidade

4. Gaiares, outra joia da biblioteca do console, amo a trilha desse jogo, Um final incrível lhe espera com ceninhas e tudo, eles se deram ao trabalho de animar a boca das personagens, sensacional, eu já falei que até os créditos são legais.

5. Gley Lancer, um ótimo exemplar de tudo que queremos e precisamos, adoro a fase que o sol aparece ao entardecer, o efeito é lindíssimo e quando anoitece as coisas ficam tensas.

Menção honrosa: Darius 2, não preciso nem falar de uma das maiores series de jogos de nave que existem. Uma das poucas que resisti até hoje, é uma grande experiência e adição a biblioteca do console.

O Mega drive se sobressai pela grande quantidade de bons títulos e com certeza pode enfrentar de igual para igual o PCengine. mas não posso ser omisso em falar que o console da SEGA tem mais jogos lançados no gênero assumindo uma vantagem quantitativa.

Super Nintendo

Agora temos o terceiro participante dessa grande disputa, chegando um pouco depois de seus companheiros o SNES derrubou a concorrência e se consagrou campeão de vendas, mas vendas não dizem nada, o que importa é a guerra. Se o Super Nintendo que ter direito a se chamar assim ele vai ter que provar que veio com tudo, curiosamente devido aos jogos com efeitos impressionantes de Mode 7 e RPGs variados o console se consagrou em vários gêneros, mas os Shoot ‘em Ups não são muito usados como argumentos nessas disputas.

1. R-Type 3, como em time que está ganhando também se mexe, depois de lançar R-type para Master System e o R-type 2 ficar no Arcade, a sequencia sai como grande exclusivo do SNES e não é só isso, lançaram o Super R-type também para o SNES, emplacado 2 jogos de uma das maiores franquias para rechear a biblioteca do console. Não precisa nem dizer que isso causou uma comoção e quase a terceira guerra mundial.

2. Gradius 3, mais outro grande clássico lançado com exclusividade no console da Nintendo, fazendo com que ele ficasse com as duas maiores franquias de jogos de nave da época pra ele, mas para ser justo Gradius 1 e 2 foram lançados para PC Engine. Nessa o Megadrive levou uma surra.

3. Axelay, aqui é a onde a coisa pega, em termos técnicos acredito que estamos falando do jogo mais impressionante da geração 16 bits. Eu sei que você vai falar dos jogos do SEGA CD e do quinto jogo dessa lista, mas se vc duvida disso é porque não jogou ainda, visualmente os produtores fizeram o inacreditável, fora que a musica da primeira fase é ótima e inesquecível.

4. Aero Fighters (Sonic Wings), curiosamente dessa lista esse é o jogo mais popular de todos citados, mais popular que todos os jogos de todas as listas, algumas pessoas podem até duvidar disso, mas Sonic Wings ou Aero Fighters como você preferir era jogado por 10 de cada 10 pessoas, entra fácil na lista dos mais jogados em locadoras e Arcade.

5. Star fox, acharam que ele não ia aparecer, impossível não pensar em Star Fox, musica, arte, visuais, efeitos sonoros, criatividade, na época todos só falavam que isso ia além da capacidade de qualquer coisa já vista, sabem de uma coisa… realmente impressionava.

Menção honrosa: Space Megaforce, conhecido no Japão como Super Aleste que é a continuação de uma serie que passou por vários consoles e fez a sua melhor parada no SNES, tá bem, eu sei que MUSHA é ótimo e é um grande jogo do Megadrive, todavia Space Megaforce supera de longe seus antecessores.

A decisão

Se vcs acham que vou acabar esse texto com a velha frase para você escolher o melhor e quem ganhou fomos todos nos… nem pensar. A não ser que você fosse rico e está ai esnobando por ter os 3 consoles, os outros mortais tinham que ter muita sorte para ter um console e depois disso vestir a camisa, se armar e lutar até a morte em defesa da honra inabalável da sua escolha, afinal, se escolhemos é por que é bom.

Terceiro lugar

Vamos direto ao ponto, o terceiro lugar é um console excelente que a maioria nunca viu fora das revistas, PC Engine, falei, mas eu sei que você quer argumentos. O ponto principal é que o console tem excelentes jogos e você só vai desprezar a biblioteca se for desatento, o que ocorre aqui é quantidade x qualidade x repetitividade, tem alguns jogos do PC Engine que são muitos parecidos e os jogos que se destacam e são únicos estão em menor quantidade aos consoles rivais. Não fique triste PC Engine, você conseguiu arrasar, mas não foi suficiente para superar os seus rivais.

A disputa épica

Agora que sabemos quem leva medalha de bronze nessa bagunça, podemos finalmente exaltar o primeiro lugar e deixar o segundo lugar e seus apoiadores reclamando nos comentários. Primeiramente eu gostaria de falar do Megadrive, depois de analisar com bastante cuidado e sutileza, acredito que o console tem uma quantidade maior de jogos do gênero, isso garante que ele sai na frente da corrida, uma vez que mais jogos significa que ele pode mais.

Sem sombra de duvida o SEGA CD da uma ajuda extraordinária nessa discussão, emplacando dois jogos sensacionais e trilha sonora com qualidade de CD, além de visuais incríveis. Nem venham dizer que estou roubando pro lado do mega, é um acessório, mas faz parte do console, no PC Engine fiz a mesma coisa e misturei com jogos de CD. A qualidade dos jogos e das trilhas sonoras impressiona, todavia, um ponto negativo deve ser apontado, tirando os jogos de CD, sempre que alguém fala no Megadrive é um senhor do interior comendo farinha, isso quando não é um robô com dor de barriga. Se tratando de samples de voz o Megadrive geralmente faz um trabalho porco. A quantidade de jogos disponíveis no Megadrive também traz uma boa variedade, isso deve ser reconhecido.

Se tratando do Super Nintendo, temos menos jogos, mas sem sombra de duvida os jogos mais impressionantes visualmente ficam aqui, também os samples de voz geralmente têm uma qualidade razoável e a qualidade sonora impressiona mesmo que nenhum jogo utilize CD.

A grande vantagem do SNES foi que de uma vez só teve as duas principais franquias de jogos de nave no console e ainda recebeu um dos jogos mais populares da época Aero Fighters, também ganhou Darius Twin e U.N. Squadron. Se tratando de grandes nomes não há como discutir que o SNES leva essa fácil.

Mesmo não tendo virado um Megazord o SNES apelou para seu chip secreto para lançar o que seria um dos jogos mais revolucionários da época. Utilizando o artifício de colocar mais poder de processamento dentro do cartucho recebemos o incrível Star Fox e mesmo que você não entenda, o impacto desse lançamento foi gigante.

Conclusão

Agora deixa de falatório e vamos decidir de fato… E o console que mais me impressionou nessa viagem que refiz pelo universo 16 bits foi o SUPER NINTENDO.

Sei que você vai reclamar que estou puxando sardinha para o SNES e eu estou, você esperava o que?

Depois de rejogar cerca de 20 jogos de cada biblioteca numa maratona de 4 meses percebi que os donos do console da Nintendo se deram bem nessa de grandes franquias, isso fez diferença, é impressionante como tinha jogos bem-acabados nessa época. Me diverti muito com o Megadrive e PC Engine e eles vão ficar aqui por muito tempo aqui, afinal, ambos são megazordes cheios de acessórios e todo mundo gosta de um superconsole piramidal na sua sala.

Reconheço que o time cinza e roxo da força é superior, enquanto estava jogando Axelay várias pessoas que passavam no escritório me perguntaram que jogo era aquele para comprar, quando eu dizia que era do SNES, eles levaram um susto, sim, eu jogava no intervalo do almoço, cada um faz o que quiser com o resto da sua hora.

O nosso ranking fica decidido por forças universais

1 – Super Nintendo

2 – Megadrive

3 – PCengine

 

Ainda que você discorde de alguma coisa, pelo menos agora você tem uma ótima lista para se concentrar nos próximos meses, lembre-se, tudo que eu disse aqui é correto e não pode ser contestado, uma vez que, se algo está na internet é porque é verdade.

5
Deixe um comentário

5 Tópicos
0 Respostas aos tópicos
1 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Tópico quente
5 Autores de comentários
FrankDeathtralpEduMestre_Construtordenis_timao Autores de comentários recentes
  Se inscrever  
Ser notificado por
Frank
Amiibo
Frank

Gosto mais do PC Engine que o Mega Som Horrível Drive.

Deathtralp
Amiibo
Deathtralp

Maravilhoso Artigo, estava achando q não iria ler tudo mas , cada vez q lia um parágrafo, me empolgava para ler mais. Muito bom!!!!

Edu
Amiibo
Edu

EXCELENTE artigo!!! Inclusive vou salvar pois tem uns jogos que não conhecia e vou experimentar mais tarde.

Particularmente acho o PC-Engine melhor que o Mega-Drive em Shoot ‘em Ups. É o gênero de jogo mais forte do PC-Engine, sem dúvidas. Outro jogos interessantes são “Salamander”, “Super Star Soldier”, “Blazing Lazers” e a franquia “Raiden”

Mestre_Construtor
Amiibo
Mestre_Construtor

Muito bom o artigo. Bem completo. Fiquei curioso com esse axelay

denis_timao
Amiibo

Ótimo texto Lama, infelizmente não tive Mega Drive e muito menos PC Engine na infância, mas adorava o gênero, meu destaque com certeza vai pra Sonic Wings. ❤️