A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Old Time Games – Top Gear (SNES)

Top Gear é um jogo amado pelos brasileiros, afinal a maioria das pessoas que já teve ou ainda tem um Super Nintendo por aqui, provavelmente já jogou por muitas e muitas horas o título de corrida que é inesquecível pela sua trilha sonora marcante. Apesar de termos Top Gear 2 e Top Gear 3000 ainda no Super Nintendo, nos focaremos no primeiro título da série.

Top Gear não foi um jogo de grande sucesso em grande parte do mundo, porém no Brasil o game explodiu de tal forma e ganhou uma massa tão grande de fãs que nem o próprio compositor das músicas de Top Gear consegue explicar. Em entrevista à alguns Youtubers brasileiros Barry Leitch diz que a música foi composta em pouquíssimo tempo e que apenas 2 das músicas do game foram feitas, já as outras foram retiradas de outros jogos, como Lotus Turbo Challenge. Veja:

(via canal ConhecendoeDesvendando)

A Video Games Live, famosa pelas sinfonias dos jogos e que faz tours pelo mundo o ano inteiro, preparou um bônus exclusivo para as apresentações no Brasil, com a música tema de Top Gear. Em entrevista, o organizador do evento da Video Games Live Tommy Talarico diz que a música é pedida aos montes no Brasil e que nos EUA, as pessoas nem conhecem o game, veja:

(via canal ZeroQuatroMidia)

Top Gear foi um dos primeiros games de corrida que chegou ao SNES com bons gráficos para a época, nada de excepcional é verdade, mas consegue fazer seu papel. O que se destaca no game são as fases noturnas que dão um brilho a mais para os jogadores que até então não tinham visto nada parecido, um carro ter farol aceso num videogame na época era de explodir a cabeça de qualquer um.

Só que devemos lembrar que Top Gear não está nem perto de ser um game fácil, já que na dificuldade amador é bem difícil. Cada campeonato são divididos em 4 corridas e se você não se classificar entre os 3 primeiros colocados, é necessário rejogar o campeonato. Só que durante a corrida, quanto mais rápido seu carro está mais difícil é manter o controle, principalmente nas curvas, onde não é raro bater nas placas ou arvores. Seus oponentes também não cooperam e te fecham em toda tentativa de ultrapassagem, mesmo no amador. Ainda devemos ficar atentos ao combustível, pois cada carro tem um consumo diferente e deve ir ao pit stop em momentos diferentes da corrida. Na dificuldade Championship é tudo isso ainda mais complicado, quase duplicando os obstáculos na pista como pedras e aumentando a IA dos oponentes.

Contamos com 32 pistas diferentes em diversos países. Estados Unidos, Japão e Alemanha estão entre eles. Particularmente, tenho a impressão de que o motivo de Top Gear fazer sucesso no Brasil (além da música, é claro), é o fato de contarmos com 2 pistas no Brasil. Nos anos 90 era raro algum jogo se passar no nosso país e praticamente qualquer jogo que tivesse algum estágio no Brasil acabava fazendo sucesso, vide Street Fighter II e o próprio Top Gear. Como já dito antes, a música é o ponto mais marcante do game, vários covers de brasileiros são encontrados pelo Youtube e para falar a verdade, só a Intro Theme de Top Gear faz qualquer um que jogou o game quando criança arrepiar e quando a tema da primeira corrida que é de fato o mais marcante, faz qualquer um suar pelos olhos.

Uma curiosidade bem legal sobre Top Gear é com os carros, que são inspirados em veículos reais. Mas como nem a produtora ou distribuidora tinham licenças oficias, os desenvolvedores precisaram mudar uma coisinha ali ou outra aqui, mesmo assim a semelhança é bem evidente.

(imagem retirada do site TechTudo)

Top Gear está longe de ser perfeito e a franquia foi ao fundo do poço após Top Gear 3000. Mas, pelo menos no Brasil tem um lugar reservado no coração de qualquer um que tenha jogado o game quando pequeno. E foi assim por 20 anos…

A Aquiris Game Studio é um estúdio brasileiro do Sul do país fundado em 2007 e ficou bem conhecida no cenário internacional após parceria com a Cartoon Network com o game CN Superstar Soccer e principalmente Ballistic, um FPS free-to-play com mais de 6 milhões de jogadores. Até que em 2015, a Aquiris lança Horizon Chase, um game de corrida que tem vários elementos de vários jogos da era 16 bits como OutRun e o próprio Top Gear, trazendo uma nostalgia tão grande que é difícil segurar a alegria ao jogar o game. Na verdade é incrível a sensação de finalmente termos um “Top Gear 4”, mais incrível ainda é o trabalho da Aquiris em cada detalhe, que por menor que seja, faz com que Horizon Chase brilhe mais. A trilha sonora de Horizon Chase conta com Barry Leitch (compositor original do primeiro Top Gear) que trabalhou junto ao estúdio para o lançamento do game, e de acordo com o próprio Barry Leitch, a trilha sonora de Horizon Chase é o que ele queria que a de Top Gear fosse.

Vale lembrar que Horizon Chase deve chegar em breve ao Nintendo Switch.

Top Gear é o melhor exemplo para provar que quando um jogo vende pouco, não quer dizer que o jogo seja ruim, muito menos que não seja marcante. Top Gear marcou gerações de brasileiros e que com Horizon Chase pode fazer esse número de fãs aumentar não só no Brasil como no resto do mundo.

Fiquem agora com o principal motivo deste artigo que simboliza toda uma era de jogadores do Brasil:

Comentários