A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Saiba mais sobre o Eurovisão e veja suas referências ao universo Nintendo!

Durante os últimos meses, vem crescendo ao redor do Velho Continente a expectativa para o Festival Eurovisão da Canção (ou ESC, na sigla em inglês). O torneio, realizado desde 1956, foi interrompido apenas no último ano, devido à pandemia de COVID-19.

Para quem não sabe, o Festival em questão é uma celebração global da música. Todos os anos, os países enviam seus favoritos nas seletivas nacionais. Apesar do festival ser majoritariamente europeu, representantes de vários locais no mundo participam. Nessa edição, temos Tusse, congolês defendendo as cores da Suécia, Jeangu Macrooy, nascido no Suriname, mas dando voz à Holanda, Manizha, tadjique cantando pela Rússia, e muitos outros mais.

A disputa ocorre em três atos. Entram direto na final o Big 5, formado por Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e França, junto com o país sede (nesse ano, a Holanda). Os demais são divididos em duas semifinais, onde se qualificam os dez melhores de cada chave. Os 20 finalistas se juntam aos 6 já pré-classificados e fazem o show decisivo. O júri de cada país escolhe os seus 10 melhores (com o primeiro colocado ganhando o famosodouze points’, ou doze pontos), e junto com o voto popular de cada país, ganha o que tiver a melhor votação. As músicas sempre devem ser originais, não podem conter referências políticas ou obscenas. Elas podem ser cantadas na língua natal ou em inglês, e nunca podem passar de 3 minutos.

O Eurovisão de Brighton em 1974 revelou o maior sucesso do Festival até hoje: O ABBA, com seu eterno hit ‘Waterloo’. Na foto, a apresentação na final daquele ano

Nessa edição, 38 participantes da Europa e a convidada Austrália disputam o troféu desse ano. E com o tempo, fomos conhecendo melhor os representantes de cada nação. Cada gosto é único, assim que todo mundo vai acabar encontrando seu favorito. Ao longo do tempo, já vimos várias referências veladas a Big N ao longo da história do concurso, mas vamos focar melhor nesse ano de 2021.

É inevitável falar dessa edição atual sem mencionar um país: a Islândia. O grupo enviado para o ESC – a Gagnamanið – são um dos participantes mais dedicados com a cultura retrô. Seu líder, o músico Daði Freyr, é um entusiasta reconhecido da Big N. Há alguns dias atrás, ele alegou numa coletiva no Reddit que possui o Nintendo Switch, e ama passar seu tempo jogando Rocket League no híbrido. Ele também contou ter uma relação com Pokémon Blue, Breath of the Wild e Mario Odyssey.

Durante a hospedagem em Roterdã, ele também trouxe um Wii (exato, um Wii!), e postou um story em sua conta no Instagram com toda a Gagnamanið jogando uma partidinha de Mario Kart! O grupo da terra dos vulcões é conhecido por lá desde 2017, quando enviaram sua primeira entrada no Songvakeppnin, qualificatória nacional do ESC para a Islândia. À época, perderam, mas retornaram em 2020, com o hit ‘Think About Things’, um dos favoritos até o cancelamento do evento. Sem a nova qualificatória, eles foram reeleitos, e enviaram a canção atual, ’10 Years’. Uma curiosidade nos Gerenciadores de Data do Daði (o nome traduzido do grupo) é o fascínio pela cultura geek dos anos 1980 e 1990. Nas suas músicas, (muitos) sintetizadores, iluminação neon, e algumas referências aos tokuatsus (as famosas séries japonesas com monstros gigantes) são recorrentes.

Qualquer semelhança com Power Rangers é mera referência

Saindo de Reykjavik e chegando em Riga, na Letônia, temos uma outra curiosidade muito interessante. Na música de Samanta Tina, a letra do próprio refrão menciona exatamente “the blood moon is rising!”. Isso te lembrou algo? Seria essa uma referência muito velada a Breath of the Wild? Fica o questionamento no ar. Agora da parte da Noruega, pode garantir que a ideia foi muito bem transmitida – em todos os sentidos. Há alguns dias, Tix (o representante do país nórdico) caiu em um romance profundo com Efendi, enviada do Azerbaijão. O amor faz coisas loucas, não é mesmo? O astro norueguês declarou seu amor pela cantora azeri com nada mais nada menos que uma paródia da abertura do anime de Pokémon!

E por fim, mas definitivamente não menos importante. No aquecimento para o festival durante o último mês, a conta principal do Festival fez várias perguntinhas aos participantes dessa edição. E curiosamente, alguns dos representantes acabaram comentando nada mais nada menos que seus personagens favoritos em Mario Kart (e um pedido para Smash Bros também)! Dá uma olhada em quem cada um escolheu:

Daqui a pouquinho (bem pouquinho mesmo!) começa o Festival Eurovisão da Canção de 2021. A primeira semifinal rola ao vivo no YouTube hoje ainda. Na quinta feira, dia 20, acontece o segundo show, e no sábado, dia 22, rola enfim a grande decisão, todos os eventos acontecem às 16h, no horário de Brasília . Confere lá, vocês tem alguma música que gostaram mais logo de cara? Comenta aqui embaixo!

E bem, como dizem em toda apresentação, ‘Good evening Europe, good morning Australia (and good afternoon, Brazil)!’

Comentários