A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Sakurai comenta sobre o que pensa da relação dos fãs com Melee

2

O jornal The Washington Post abordou o diretor da franquia Smash Bros. Masahiro Sakurai durante o período da E3 2018, em junho. Sakurai comentou sobre alguns pontos interessantes do competitivo na franquia e outras coisas.

Um dos tópicos abordados pelo diretor foi seu pensamento sobre a relação dos fãs com Smash Bros. Melee. Sakuai acredita que muitos jogadores deixaram o título de lado “por ser muito técnico, por eles não conseguirem continuar nele”.

Confira as palavras de Sakurai abaixo:

Eu acho que muitos jogadores amam o Melee. Mas ao mesmo tempo, acho que muitos jogadores, por outro lado, deixaram Melee por ser muito técnico, porque eles não conseguiram lidar com isso. E eu sei que há jogadores que ficaram com tendinite por jogar, mexendo demais com o controle… isso é realmente muito difícil para o jogador e eu sinto que um jogo deve focar no que a audiência é.

Sakurai também foi perguntado se poderia atender à cena competitiva aumentando o tempo e a complexidade, ou apelando para uma audiência mais casual com acessibilidade. Ele disse em resposta:

Quando você fala sobre audiência, não penso muito sobre audiência em si. Eu sinto que como um jogo, no final do dia, é sobre jogar o jogo. Mas se nós focarmos demais nos jogadores de nível top – ou a audiência – então o jogo se inclinará um pouco demais para o lado técnico.

Continuando, Sakurai comenta o motivo da Nintendo não se inclinar para o competitivo de uma forma mais agressiva como as demais companhias:

Eu penso que a filosofia deles não se alinha com a da Nintendo quando alguns desses jogadores estão jogando pela premiação em dinheiro. Chega a um ponto em que eles estão jogando por dinheiro, e eu sinto que esse tipo de direção não coincide com a visão da Nintendo do que os jogos devem ser.

Por último, mas não menos importante, Sakurai compartilhou alguns pensamentos sobre como Smash se abre como um jogo para uma audiência vasta quando comparado ao gameplay mais intrigante de Street Fighter:

Não é dizendo que Street Fighter está caindo [por ser mais voltado para o gameplay competitivo], mas pessoalmente, eu acho que qualquer jogo com combinações de comando são difíceis. O lado do criador está tentando promover pessoas que fazem aquilo. Isso não bate um jogo em que você pressiona um botão para criar um movimento especial. Eu penso que é muito fácil de ser pego por muitas pessoas.

Fonte The Washington Post
Através da Nintendo Everything

Deixe um comentário

2 Comentários em "Sakurai comenta sobre o que pensa da relação dos fãs com Melee"

Ser notificado por
Aristarkh
Amiibo

Eu acho Street Fighter bem acessível, mesmo tendo combinações de comando (que todo mundo faz desde criança) e tendo cena competitiva forte.

Sakurai tem dor de cotovelo do pessoal gostar mais do jogo que quase o matou pra terminar do que os outros que ele entope de personagens e teve mais tempo de produção.

Xenoblade
Amiibo

Discordo do Sakurai. O fato de um jogo ter combinações de comandos não significa que será inacessível e não aprazível para o jogador não profissional.

Passei a infância jogando Street Fighter II e jamais sequer cogitei pensar que era chato o fato do jogo exigir um comando difícil pra executar o “pilão”.

O discurso dele é apenas reflexo da política da empresa, ou seja, de que mesmo as suas franquias tipicamente consideradas mais “hardcore” precisam também ser acessíveis ao jogador casual.