A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Você conhece Bit. Trip?

3

Este artigo foi recuperado da antiga Wii-Brasil e atualizado antes de voltar ao ar.

Runner 3 chegou ao Nintendo Switch no dia 22 de Maio de 2018. Algumas pessoas ainda não conhecem a origem da série Runner, sendo esta uma derivada da série Bit. Trip. Nesse artigo veremos qual a verdadeira origem do CommanderVideo, protagonista da série.

Antes de começar, vamos primeiro conhecer a produtora da série. A Gaijin Games foi fundada em 2007 e posteriormente passou a se chamar Choice Provisions. Era uma empresa pequena, mas que conseguiu um acordo de distribuição para iPhone/iPod Touch e WiiWare com a Aksys Games e deu início a produção do primeiro jogo da série.

Bem, Bit. Trip é uma série que merece respeito, pois seus primeiros jogos foram lançados no WiiWare, que não era a melhor opção para lançar uma franquia, já que o serviço exigia que o tamanho de arquivo do jogo fosse muito pequeno (cerca de apenas 40mb) e o retorno financeiro só viria depois de uma certa quantidade de cópias digitais vendidas. Então crescer a partir disso não foi fácil.

Os jogos da série Bit. Trip são, em seu conceito, muito parecidos: Tratam-se de jogos rítmicos e envolvem fazer o movimento certo na hora certa. A música flui com o jogo, assim como o jogo flui com a música. O que difere um jogo do outro é sua jogabilidade, enquanto um tem muita semelhança com o clássico PONG, o outro já é um Rail Shooter. Mesmo com jogabilidades tão diferentes, todos os jogos tem uma trilha sonora de altíssima qualidade, um carisma marcante e uma dificuldade elevada que desafiam qualquer gamer old school.

Ao todo foram lançados 6 jogos da série Bit. Trip (Todos no WiiWare, porém coletâneas foram lançadas para Wii, 3DS e outros), e dividem-se em:

-Bit. Trip Beat (2009):

-Bit. Trip Core (2009):

-Bit. Trip Void (2009):

-Bit. Trip Runner (2010):

-Bit. Trip Fate (2010):

-Bit. Trip Flux (2011):

(Vale ressaltar que cada jogo possui um estilo único mas, no entanto, respeitam o conceito principal da série.)

Após o lançamento dos 6 jogos, a Choice Provisions (ainda com o nome de Gaijin Games) anunciou que Bit. Trip Flux era o fim da série e que era improvável uma continuação.

O jogo de maior sucesso da série até então havia sido Bit. Trip Runner, que era também o melhor jogo do CommanderVideo e lembrava muito Pitfall (principalmente nas Retro Challenges). Consistia em um Runner convencional, mas que se chamava atenção pela trilha sonora e uma jogabilidade precisa com vários movimentos de personagem. Até que no fim de 2012, foi anunciado um Spin off da série:

-Bit. Trip presents… Runner 2: Future Legend of Rhythm Alien: O primeiro Spin-off da série que ainda leva o Bit. Trip no nome é basicamente um Runner melhorado, porém com gráficos totalmente em HD, sendo o melhor indie avaliado no Wii U em 2013. O jogo é narrado por Charles Martinet, famoso dublador do Mario, e possui jogabilidade muito fluida, bons gráficos (incluindo suas versões portáteis) e aprofunda um pouco mais no protagonista CommanderVideo. A história é simples, mas ainda boa, narrando que CommanderVideo caiu em outra dimensão e agora precisa percorrer um longo caminho para casa.

O jogo foi um grande sucesso em todos os sistemas lançados. Agradou tanto que em fevereiro de 2017 Runner3 foi anunciado, sem Bit. Trip no nome. A série já não depende mais do seu passado para continuar seu sucesso. O jogo prometeu várias inovações dentro da série Runner e com uma trilha sonora ainda melhor e mais variada.

Enfim, Bit. Trip é uma série que cresceu a partir de um serviço muito limitado, exemplo do que um bom trabalho pode fazer. A série pode não ser tão conhecida, mas ainda assim está entre os melhores indies lançados. Todos os jogos possuem uma jogabilidade diferente, muito embora todos dependam de uma boa trilha sonora para fluir. No entanto, a série Runner foi a única que deslanchou e é de longe o maior sucesso da Choice Provision, que cresceu muito nos últimos anos e agora chega a distribuir jogos de desenvolvedoras menores. É uma série que vale a pena pelo menos conhecer, não se trata de apenas mais um indie qualquer

Autor original: Guilherme Bocci

Deixe um comentário

3 Comentários em "Você conhece Bit. Trip?"

Ser notificado por
Ricardo Syozi
Amiibo

Belo texto, amigo!
Excelente série!!

Moonie
Amiibo

Amava Bit.Trip, joguei quase todos no Wii, e viciei na série Runner, logo depois zerei o Runner 2 no Wii U e estou no aguardo do Runner 3 no Switch ( um por geração de console xD ) só é uma pena que eles só invistam em Runner agora, os outros também eram interessante.

mauroalves
Amiibo

WiiU e Switch são da mesma geração.