A casa de notícias para os fãs da Nintendo

Youtuber pode ter encontrado “solução definitiva” para problema de drift nos Joy-Con

A Nintendo desde o lançamento do Nintendo Switch enfrenta um grande problema de engenharia envolvendo os analógicos presentes nos Joy-Con, em que após algum tempo de uso ele fica “viciado em uma determinada direção” automaticamente apontando para ela mesmo sem ação do jogador — que acabou sendo nomeado como “Drift” (deslize).

Por conta desse problema, a companhia foi alvo de processos judiciais com alegações que incluíam até mesmo a obsolescência programada (onde a companhia é acusada de limitar a vida útil de seus produtos de maneira proposital). Para contornar a situação, a companhia passou a aceitar a troca gratuita dos dispositivos defeituosos — incluindo o Brasil (você confere um guia completo disso no Tweet fixado do @danielreen), mas uma solução ainda mais simples pode ter sido descoberta.

Recentemente o Youtuber VK divulgou um vídeo em que explica não só o funcionamento dos analógicos nos controles, mas como vêm estudado ao longo do tempo formas de sanar esse problema, e concluiu que após algum tempo, uma leve pressão exercida na peça de sustentação do analógico é suficiente para que o problema não retorne. VK afirma que fez a inclusão de um pedaço de papelão com cerca de 1mm de espessura, e em um mês de testes, o drift não reapareceu nos seus controles.

O VK entrou em contato com o Switch Brasil para divulgar uma versão completamente em português do seu vídeo original, em que ele explica o passo a passo de como resolveu seu problema de drift nos Joy-Con.

Assista abaixo.

Comentários